Com recurso à tecnologia, hoje em dia existem ferramentas para quase tudo. Depois do lançamento da Plataforma sigä, o Instituto de Informática, I.P., lançou agora um novo simulador de pensões, que está enquadrado na estratégia de modernização da “Segurança Social Consigo”, e integra o Simplex 2017+.
Saiba já quanto irá receber quando se aposentar.
A Segurança Social disponibiliza a partir de hoje um novo Simulador de Pensões, que lhe dá informação sobre o valor estimado da sua pensão quando chegar à idade de reforma. Esta plataforma pode também ajudá-lo a decidir sobre o momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis.
Tem disponíveis duas opções de simulação:
- simulação automática, disponível para a Pensão de Velhice do regime geral, pode conhecer o valor estimado da sua pensão, obtido com base nos salários registados na Segurança Social. Com esta simulação fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão. Caso pretenda, pode ainda escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tem penalização ou bonificação na nova data;
- simulação à medida, disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral. Nesta opção pode indicar a data que pretende, alterar a taxa de crescimento das remunerações ou a taxa de inflação.
Para além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.
Como aceder ao Simulador?
O acesso ao simulador é feito a partir deste endereço. Em seguida, procedam à respetiva autenticação na Segurança Social Direta. Caso pretendam também se podem autenticar usando a Chave Móvel ou as com as credenciais do serviço Autenticação.Gov.pt.
Em seguida, acedam ao menu Pensões e depois escolham a opção Simulador de pensões
Depois deste passo tem então as duas opções de simulação: com base nos seus salários) ou então Simulação à medida (com base em dados que inserir ou alterar). Nesta segunda opção pode escolher o tipo de simulação.
Veja como tudo funciona
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, até as 10h de hoje já foram realizadas cerca de dez mil simulações. O ministro do Trabalho revelou também que até ao final do ano, a Caixa Geral de Aposentações irá também ter uma plataforma deste tipo.