Pplware

Samsung ultrapassa Apple e Chrome assume o lugar do IE

…Segundo a StatCounter

As guerras entre as marcas e os seus produtos são lendárias na Internet. Todos sabemos e conhecemos o que se tem passado com a Apple e a Samsung ou entre o Chrome e os browsers concorrentes.

O facto de ser o número um da sua área permite às marcas terem uma presença mais forte no mercado e ser mais apelativas para os seus consumidores.

Foi agora lançado pela StatCounter um resumo do que o último ano trouxe à Internet em várias frentes. As que mais se salientam são a posição dominante do Chrome e a ultrapassagem da Samsung no tráfego Web nos dispositivos móveis.

A StatCounter é uma empresa que se dedica a análise estatística de sites Web, dando aos seus utilizadores uma visão em tempo real do tráfego que está a chegar aos seus sites.

Uma vez que tem acesso a todos esses dados, consegue gerar mapas de utilização da Internet em vários eixos e com várias métricas.

Foi agora lançado pela StatCounter um resumo dos últimos 365 dias, que contemplam dados de Julho de 2012 a Junho de 2013, e onde são mostrados os crescimentos e as quebras em determinados campos. Deram-lhe o nome de StatCounter Internet Wars Report – Winners and Losers e está disponível para todos consultarem.

Os mais relevantes mostram que o Chrome ultrapassou de vez o Internet Explorer e que os utilizadores de equipamentos móveis Samsung geram neste momento mais tráfego web que os restantes, tendo inclusive ultrapassado a Apple.

Vejam abaixo estes dois tópicos serem decompostos e vejam também os gráficos da StatCounter referentes aos dados de Portugal, dos Estados Unidos e globais.

Browsers

A guerra dos browsers não é nova e a Google tem feito um excelente trabalho na colocação do seu browser no topo da lista de preferências. Tem de batalhar contra o Internet Explorer que tem a sua posição cimentada desde há muitos anos.

Mas este domínio tem estado a ser, lentamente, combatido e o browser da Microsoft viu a sua posição cimeira ser roubada para o Chrome.

Já em Maio do ano passado o Chrome tinha conseguido ultrapassar o IE como sendo o browser mais usado, mas esperava-se que esta situação não evolui-se para os números agora apresentados.

Faltava apenas que o mercado Norte Americano fosse conquistado para que a posição do Chrome fosse realmente dominante e isso aconteceu no mês passado.

Os mercados globais, bem como o Português, estão já rendidos ao Chrome desde há mais de um ano.

anterior próxima

PTUSAWorld

Tráfego Mobile

A batalha entre a Samsung e a Apple decorre há já vários anos com os seus equipamentos a servirem de métricas nas mais variadas situações.

Por norma o valor usado para as comparações assenta no número de dispositivos vendidos, mas a StatCounter resolveu trazer para a comparação uma métrica que domina melhor que ninguém e que mostra a real utilização destes equipamentos nos seus ambientes normais. Falamos do tráfego Web gerado e dos acessos a sites na Internet.

Em Portugal e nos Estados Unidos é ainda a Apple que domina no campo do acesso à Internet dos seus equipamentos, mas a verdade é que a nível global a Samsung ultrapassou a Apple, ainda que numa diferença muito pequena.

É também curioso ver o declínio que a Nokia teve ao longo do último ano, passando de uma posição de domínio completo para o terceiro lugar na lista de equipamentos.

A passagem deu-se em Fevereiro com a troca de posição com a Apple e depressa se seguiu a Samsung. A posição agora conseguida pela Samsung terá de ser confirmada nos próximos meses, com o amadurecimentos destes números ou a sua queda.

anterior próxima

PTUSAWorld

No mesmo relatório surgem outros números interessantes e que podem revelar comportamentos que vão contra a lógica do que temos visto.

O Windows 7, apesar da chegada do Windows 8 e de toda a publicidade associada, viu a nível global o tráfego que gera ser aumentado. O crescimento do Windows 8 tem estado a ser sustentado e espera-se que em breve ultrapasse o do OS X, que se manteve estável.

A utilização do Google como motor de pesquisa de conteúdos na Internet é inquestionável, mas o Bing tem conquistado algum terreno face ao seu concorrente, principalmente nos mercados Norte Americanos e no Reino Unido.

As redes sociais estão também presentes neste estudo e mostram que o Facebook continua de pedra de cal na liderança, com um salto significativo dado pelo Twitter.

Se pretenderem podem ler a totalidade deste estudo publicado pela StatCounter no seu site. Acedam ao StatCounter Internet Wars Report – Winners and Losers e vejam tudo o que foi apresentado.


Homepage: StatCounter

Exit mobile version