Pplware

Samsung quer voltar a lançar telefones com Windows Phone

A vasta oferta de equipamentos Android da Samsung tem levado a alguns dissabores nesta empresa. São tantos os equipamentos propostos que os seus lucros acabaram por cair, por esta empresa não se conseguir adaptar ao que a concorrência actualmente oferece.

Mas as mudanças na Samsung podem estar a começar a tomar forma. A gigante Coreana começa agora a olhar para o Windows Phone com outros olhos e pondera voltar a este sistema operativo em breve.

A intenção da Samsung de voltar ao mercado com os seus smartphones baseados em Windows Phone vem mostrar que o mercado Android começa a ficar saturado e que a necessidade de novas soluções passou a ser uma realidade para esta empresa.

Com uma presença muito reduzida no ecossistema Windows Phone, que se limita ao ATIV S, começa agora a ser ponderado o regresso a esta plataforma, mas mediante algumas condições muito específicas e que podem de alguma forma atrasar ou até inviabilizar este processo.

Para poder voltar, e isto segundo as intenções da Samsung, terá de haver um acordo entre esta empresa e a Microsoft no que toca à utilização de patentes.

A ideia da Samsung para retornar ao universo Windows Phone é mesmo que passe a usufruir de um estatuto especial junto da Microsoft, desistindo esta dos processos e das royalties que recebe, por utilização indevida das suas patentes no mundo Android.

Provavelmente, e a somar a este desejo da Samsung em relação às patentes, deverão ser também resolvidos todos os processos pendentes em tribunal e que colocam frente a frente estas duas empresas.

A maioria destes processos são também relacionados com acordos de patentes e de pagamentos pela sua utilização.

A vontade de abandonar, de forma parcial, o Android e toda a concorrência directa que tem neste sistema operativo levaram já a Samsung a querer alargar o espectro da sua oferta, começando a apostar no Tizen, se bem que o seu interesse é ainda fora do mundo dos smartphones.

Como alternativa para conseguir ter uma oferta atractiva só resta a opção Windows Phone, mas mesmo essa tem o problema de estar dominada pelos equipamentos Lumia e pela própria Microsoft.

A única forma que resta à Samsung é mesmo a procura de um acordo com a Microsoft, que a torne um parceiro igual e com acesso às mesma oportunidades que existem.

Caso consiga chegar a um acordo com a Microsoft, a Samsung deve conseguir colocar novos equipamentos no mercado já no terceiro trimestre deste ano, mas para isso tem mesmo de conseguir convencer a Microsoft a abrir mão de parte das suas receitas.

Exit mobile version