No universo da tecnologia o conceito de tempo passa literalmente a correr. Tudo acontece com urgência, a cada dia que passa surgem novidades, melhorias na tecnologia já existente, surgem marcas conhecidas em áreas nunca antes exploradas, surgem novas marcas… Mas há também o outro lado. O das marcas que desaparecem. Se não desaparecem, pelo menos abandonam uma qualquer área de actuação ou mudam os seus objectivos.
É o que pode acontecer à Samsung, brevemente. Dentro de 5 anos, há quem preveja que a marca abandone o negócio dos smartphones.
A Samsung é uma das mais importantes empresas do mundo da tecnologia em geral. A sua qualidade é inegável e parece estar, em algumas áreas, sempre um passo à frente da concorrência. É o que está actualmente a ocorrer no mercado dos smartphones. Mas poderá ser este passo à frente que fará com que, dentro de pouco tempo, a empresa sul-coreana não consiga acompanhar as exigências do mercado. Esta é a conclusão de Ben Bajarin, analista da área, que considera que a Samsung está a enfrentar o “Dilema da Inovação” (“The Innovator’s Dilemma“, em Inglês).
O Dilema da Inovação
Segundo o analista, a Samsung começa por enfrentar um dos dilemas descritos por Clayton M. Christensen na sua obra The Innovator’s Dilemma quando utiliza o Android como sistema operativo base dos seus smartphones, ao mesmo ritmo que a concorrência coloca equipamentos suficientemente bons em relação aos seus mas a um preço mais competitivo.
Até agora, nos modelos de topo, a Samsgung foi capaz de inovar de forma consistente para que a concorrência não a pudesse combater, contudo, estamos a chegar a uma altura em que os consumidores ficam satisfeitos com a qualidade de outros smartphones que têm entrado no mercado a um preço mais acessível. Veja-se o caso de sucesso da OnePlus ou da Xiaomi, por exemplo.
Segundo o analista, estamos numa fase em que o “ser bom o suficiente” chega para os consumidores. As tecnologias que a Samsung integra nos seus equipamentos, e que são inovações de louvar, não são argumentos suficientes para justificar o preço praticado.
Se no mundo do Android o consumidor fica satisfeito com equipamentos mais baratos, então a Samsung tem que enfrentar directamente a Apple e o seu iPhone, que ao que tudo indica está a captar a atenção de cada vez mais utilizadores Android, já que existe um verdadeiro factor de distinção face à restante oferta.
Este dilema já foi vivido anteriormente pela Nokia ou pela BlackBerry, duas das marcas que mais inovaram no mundo dos telemóveis, mas não foram capazes de se adaptar ao novo mercado e às novas exigências.
Este cenário traçado pelo analista não prevê, obviamente, o fim da marca, até porque, tal como começámos por escrever, a Samsung é uma das mais importantes empresas do mundo da tecnologia em geral.
Fonte: Tech.pinions