Samsung encerra a sua maior loja em Londres
Este não foi um ano particularmente fácil para a Samsung. Apesar do sucesso com o lançamento de alguns dos seus modelos, a verdade é que as vendas dos Galaxy S5 ficaram aquém do esperado, assistiu-se a um lançamento exacerbado de smartphones, 56 mais precisamente.
A entrada de novos actores no mercado dos smartphones ditou, sem qualquer dúvida, a queda de vendas da Samsung. Agora, num dos maiores centros comerciais da Europa, a sul-coreana vê-se obrigada a fechar uma das suas lojas de venda de smartphones de gama alta.
As Samsung Experience Stores são as lojas que a empresa criou para mostrar tudo o que tem e produz de melhor, algo muito ao estilo as lojas da Apple. Contudo, o sucesso vislumbrado para este tipo de lojas não está a cumprir com as expectativas.
Não restam dúvidas que o império da Samsung se está a desmoronar aos poucos, e que uma nova fase da empresa se está a aproximar, com mudanças nos cargos de topo ou na estratégia de lançamento de novos produtos.
Mas as evidências vão-se agravando quando assistimos ao encerramento de uma das lojas europeias mais bem localizada, num dos maiores centros comerciais da Europa, o Westfield Stratford City.
O encerramento da loja é justificado pela quebra nas vendas dos smartphones da marca na Europa, que tem vindo a ser inundada de oferta de topo a preços mais atractivos.
And it's all over for the flagship #Samsung Experienced store in @westfieldstrat #signofthetimes pic.twitter.com/P03eNivsab
— Najeeb Khan (@najeebster) 23 dezembro 2014
Uma imagem partilhada no Twitter revela a "desconstrução" da loja, numa publicação feita durante a noite de ontem, e ao ligar para a linha de apoio ao cliente da loja é transmitida uma mensagem automática que refere que a loja "fechou para sempre".
Fonte: The Verge
Este artigo tem mais de um ano
A Samsung Mobile esta a seguir o mesmo caminho que a Nokia Mobile seguiu… produtos “sempre iguais”, muito modelos – modelos “repetitivos”.
Gradualmente o segmento dos equipamentos moveis volta a estabilidade que tinha a uns 5/6 anos atrás. Tirando o facto das melhorias técnicas normais da evolução da tecnologia, os telemoveis/smartphones, da Samsung e dos outros players do segmente, não tem trazido nada de novo. Isso faz com que o entusiasmos diminua, tornando-se equipamentos banais.
Estamos a voltar ao ponto em que se ficará a espera que alguma empresa faça algo que seja um relançamento do segmento, como foi o iPhone.
Neste momento apenas vejo o Windows Phone, como tendo a maior margem de progressão face a concorrência, acabando por ter a possibilidade de ter alguma vantagem, num futuro próximo dentro do segmento. Isto porque foi o produto que chegou mais tarde ao mercado e ainda esta numa clara fase de crescimento, podendo abranger vários aspectos mais livremente, enquanto a concorrência encontra-se num estado de maturação.
—
Já agora por falar em lojas de marcas… será que as lojas em Portugal da NOKIA vão passar a ser lojas MICROSOFT?
BB parece ir por ai ….
se a microsoft n lancar rapido o lumia 1030 com 64bits snapdragon810 e o windows phone 10 bem pode ficar quieta pois perde o negocio dos tlms. 2015 vai ser um ano crucial para o WP, ou morre ou ameaca acabar com o android
Isso é um pouco arriscado assumir… essa de ano crucial, já foi falado para 2013 e para 2015.
Mas o Windows 10, poderá dar uma reviravolta positiva ao negocio.
Neste momento o unico que me leva a aguardar é o ubuntu.
Os smartphones desde o topo até ao mais baixo sofrem do problema autonomia e muito bonito mas numa necessidade de trabalho intensivo se não for possivel andar sempre com o cabo ligado fica-se sem telefone rapidamente e lá vamos ter de pegar no telemovel velhinho.
Para mim o iphone com 6 perdeu em qualidade e é engraçado como uma pessoa que usa muito apple assim que pegou no 6 a 1º expressão foi comparado com os anteriores perdeu muito.
O android não traz nada de novo,apesar de achar que a Huawei esta a progredir muito bem na qualidade e aspecto o OnePlus tambem pode matar algumas marcas o Windows Phone os telemoveis não cativam logo pelo aspecto exterior.
O teu caso, deve ser um caso isolado, é que os números indicam que o Windows Phone está a piorar.
http://redmondmag.com/articles/2014/12/02/windows-phone-market-declined.aspx?m=1
A descida do WP é normal, fase ao que aconteceu ao mercado dos smartphones este ano. Assim como a cota do iOS não se alterou. Porque este ano surgiram muitos equipamentos Android e de qualidade, a um preço baixo.
O ponto é que o WP descer nota-se muito mais do que os outros sistemas, visto que tem uma baixa penetração no mercado.
Durante todo o 2014, bateram os recordes anteriores de 2013 (ou de sempre).
2015 começa já bem, com o iPhone 6 a ter uma procura imensa face ao já recordista 5S.
Achas mesmo que comprava telemóveis de 700€, agora vai fazer upgrade para um de 200€?
O que quis dizer é que visto o WP estar numa fase “verde”, pode mais facilmente mudar de direcção e ajustar-se a uma eventual mudança do mercado, face os produtos da concorrência que já estão “maduros”, que para se ajustarem envolve maiores mudanças.
Em muitos paises o Windows Phone ja ultrapassou o IOS
Então vai precisar de mais “países”, ou de países novos, que estão a perder mercado.
Samsung muita parra e pouca uva, até nisso consegue imitar a Apple.
por acaso continuo a achar os melhores ecras sao da samsung, no entanto comprei um lg g3 por 400euros e so posso dizer maravilhas. android 5.01 update a chegar.
A nível de ecrãs a Samsung é bastante boa, sem duvida!
os melhores ecras sao os da sony, tal como nas tv´s, a samsung é muito agressivo e colorido, a sony natural e mais perto do natura….não fossem estas duas marcas as maiores e melhores produtoras de ecras para tv.
Só que a Apple não fecha lojas, aliás, abre cada vez mais.
Até porque ao contrário da samsung, as lojas da Apple têm utilidade para os clientes, não é só para dizer “eu também tenho”…
Moro em Londres e há creio que 4 lojas da Apple, cada uma maior e mais bonita que a outra.
A minha namorada teve problema com o iphone, foi lá e foi logo resolvido. Em Portugal temos zero lojas… Enfim.
ahahahah ….
a samsung a tornar se na antiga nokia, e bem feita…tlms a 600,700euros feitos de plastico e com lag e inadmissivel. Se o galaxy note 4 fosse 500 e o s5 fosse 400 venderiam o dobro na minha opiniao
A samsung tenta imitar a apple mas n tem a fluidez do iphone nos seus terminais, n tem a mesma qualidade de construcao. Solucao: lancem 4-5 modelos por ano com suporte 24meses garantido, aluminio/magnesio nos top de gama e tirem os sensores inuteis e redesenhem o touchwiz e voltam ao topo.
A brincar a brincar é exactamente isso que precisam de fazer.
É o que dá o mero pensamento em marketing! Deveriam ter estruturado as lojas para serem um investimento sustentável e não mera montra de produtos da marca ou uma qualquer tentativa para não se sentir inferior à Apple!
Isso é um facto. A Samsung é muito mais do que telemóveis, a ideia de ter uma loja dedicada, quase exclusivamente ao segmente móvel, não tinha muita lógica.
Lol, é bem feita, só tenho pena dos trabalhadores da loja que agora vão para o desemprego e a culpa nem é deles.
E o boom já está a passar, já toda a gente tem smartphones e tablets..
Eu ando a poupar para um surface3 pois é o equipamento portátil mais apetecido no momento.
Os canais de retalho encarecem muito os produtos, eles que olhem para o exemplo da OnePlus, sem utilizar canais de retalho, poupam e podem canalizar essa poupança no custo ao cliente.
sim mas de referir que com o oneplus one a marca só consegiu 58milhoes de lucro, isso é muito pouco para a sustentabilidade da empresa e para o desenvolvimento de novos produtos basta o proximo não dar certo e a empresa extingue-se.
so 58 milhoes com um telemovel e barato. Achas pouco?
O grave problema da samsung em toda a linha de produtos: péssima assistência. Resultado os clientes só compram uma vez.
Lá está…
Overpriced para o valor que a samsung lhes põe (um ecrã bom).
E para que é que é preciso lojas se a assistência deles é uma porcaria?
“O encerramento da loja é justificado pela quebra nas vendas dos smartphones da marca na Europa”
Se fosse só na europa estavam eles bem. Mas é natural, a samsung não conseguiu acompanhar a evolução dos mercados, isto de venderem pouco por muito só podia dar nisto.
De facto, para passar do Macbook Air para um surface é preciso ver muitos videos e ler muitas instruções para não ficar perdido. Boa sorte a quem o fizer. Feliz Natal.
Boa sorte para comentares a notícia correta da próxima vez!