As empresas de tecnologia desenvolvem dispositivos que necessitam de certos ambientes. A Microsoft, em Redmond, desenvolveu a sala mais silenciosa do mundo. Ao ponto de ninguém até hoje conseguir lá passar mais de 45 minutos.
A câmara de silêncio custou 1,5 milhões de dólares e serve para a empresa americana testar um pouco de tudo. Desde auscultadores aos cliques do rato. O que perturba a quem lá entra?
Sala de silêncio que perturba
As grandes empresas de tecnologia desenvolvem equipamentos para investigação. Desta forma, companhias como a Microsoft gastam milhões em certos cenários para testar equipamentos.
A Microsoft gastou 1,5 milhões de dólares a desenvolver e construir o lugar mais silencioso da Terra, dento do seu campus de Redmond. Segundo consta, a pequena sala está alojada dentro de seis camadas de betão pousadas em molas de amortecimento à prova de vibração.
Além disso, as paredes, chão e teto são cobertos em fatias gigantes de espuma de fibra de vidro para eliminar o eco. Como resultado, o sítio é tão tranquilo que é considerado o lugar no mundo mais silencioso.
Para que serve esta câmara anecoica?
A sala de gravação é usada para variados fins. Como, por exemplo, para a afinar os auscultadores, ou mesmo fazer com que os cliques do rato soem perfeitos. No entanto, a empresa descobriu que esta sala é muito silenciosa para a maioria das pessoas. Até hoje ninguém conseguiu passar mais de 45 minutos dentro dela.
Conhecida como uma câmara anecoica, este espaço mede apenas 6,36 m em cada direção. Foi projetada para ser o mais silencioso possível, para permitir que os engenheiros ajustem os dispositivos de áudio e som em perfeitas condições.
Sala que confunde os sentidos das pessoas
A câmara flutua em 68 molas amortecedoras de vibração e é montada na sua própria laje de fundação separada para a cortar do resto do prédio. Dentro da câmara, o piso é feito dos mesmos cabos de aço usados para parar jatos de combate quando eles pousam nos porta-aviões. Estes estão dispostos como uma rede acima das cunhas de espuma.
Como resultado de tanta tecnologia, a Microsoft tentou um recorde mundial ao conseguir que a sala tenha -20,3 decibéis.
Algumas pessoas chegam a um minuto e querem sair imediatamente. As pessoas não aguentam, balançam os seus cérebros, é uma privação sensorial.
Esta câmara bloqueia 120 dB, então se tivéssemos um motor a jato a descolar do lado de fora, mal o ouviríamos.
Referiu Hundraj Gopal, principal engenheiro de fatores humanos da Microsoft, e o homem que liderou a equipa que construiu a câmara anecoica.
Este tipo de sala é importantíssima para perceber os fatores acústicos presentes nos mais variados dispositivos. Calibrando os equipamentos e testando neste ambiente, nenhum som será desconsiderado no modo de utilização corrente. Isto porque tudo é testado até à exaustão.
Ficamos obcecados com estas minúcias que outras empresas ignoram. Temos sete câmaras de som neste edifício e mais de 25 na empresa.
O valor da investigação e desenvolvimento está constantemente presente na qualidade e preços dos equipamentos. Até no mais ínfimo pormenor, como o som, as empresas apostam para serem “as melhores do mundo.