Pplware

Sabe em que Macs vai poder instalar o novo OSX Yosemite?

O lançamento do OSX Yosemite, no início desta semana, veio confirmar muito do que se dizia sobre esta novidade da Apple. Houveram vários rumores sobre o que a nova versão do OSX traria e, principalmente, quais seriam as mudanças estéticas que a Apple iria aplicar.

A verdade é que as mudanças são muitas e grande parte está longe da estética, centrando-se nas funcionalidades e em novas opções para os utilizadores.

O OSX Yosemite só chega no início do Outono, mas a pergunta anda já no ar! “Pode o meu Mac correr a nova versão do OSX?

As novidades que a Apple preparou para o OSX 10.10 são já conhecidas por todos e mostram um sistema operativo mais aproximado o iOS em vários sentidos.

Para além da integração das funcionalidades entre ambos os sistemas operativos, e que vão permitir uma experiência cada vez mais aproximada, existe ainda uma aproximação na imagem que ambos passam a partilhar.

Esta vontade da Apple de aproximar os seus dois sistemas operativos não é nova e já se falava nela muito antes destes novos sistemas serem apresentados.

Algo que não foi falado na apresentação feita na WWDC, e que é procedimento normal, foram os requisitos mínimos de hardware e de recursos necessários para a instalação e utilização do OSX Yosemite.

Mas como este sistema está já a ser disponibilizado para muitos testarem, surgiu depressa a informação que muitos procuram saber, para se prepararem para a chegada do Yosemite.

Na verdade o que foi revelado foi que os requisitos necessários para correr esta nova versão do OSX são em tudo idênticos ao que é exigido para ter o OSX Mavericks a correr.

São apenas pedidas máquinas que tenham 2 GB de RAM e, no mínimo, 8 GB de espaço livre em disco. Para além disso é pedido que as máquinas tenham instalado o OSX 10.6.8, para que possam aceder à App Store para descarregar e instalar a nova versão.

Estes requisitos significam que qualquer máquina que esteja a correr a versão 10.8 ou 10.9 do OSX é elegível para instalar e correr o OSX Yosemite.

Em termos de máquinas que são suportadas, também se mantêm os requisitos que foram exigidos aquando do lançamento das versões anteriores.

Eis a lista completa dos computadores Mac que vão poder instalar e usar o OSX Yosemite:

É no entanto necessário ter presente que, tal como a Apple alertou na apresentação feita na WWDC, algumas das funcionalidades apresentadas para o OSX Yosemite não vão estar disponíveis nas máquinas mais antigas.

Depois de terem deixado de fora o iPhone 4 na lista de equipamentos que suportam o iOS8, a Apple deixou mais descansados os utilizadores dos seus computadores ao mostrar que o OSX 10.10 correrá em qualquer máquina que já antes suportava as versões anteriores.


Homepage: OSX Yosemite

Exit mobile version