O lançamento do OSX Yosemite, no início desta semana, veio confirmar muito do que se dizia sobre esta novidade da Apple. Houveram vários rumores sobre o que a nova versão do OSX traria e, principalmente, quais seriam as mudanças estéticas que a Apple iria aplicar.
A verdade é que as mudanças são muitas e grande parte está longe da estética, centrando-se nas funcionalidades e em novas opções para os utilizadores.
O OSX Yosemite só chega no início do Outono, mas a pergunta anda já no ar! “Pode o meu Mac correr a nova versão do OSX?”
As novidades que a Apple preparou para o OSX 10.10 são já conhecidas por todos e mostram um sistema operativo mais aproximado o iOS em vários sentidos.
Para além da integração das funcionalidades entre ambos os sistemas operativos, e que vão permitir uma experiência cada vez mais aproximada, existe ainda uma aproximação na imagem que ambos passam a partilhar.
Esta vontade da Apple de aproximar os seus dois sistemas operativos não é nova e já se falava nela muito antes destes novos sistemas serem apresentados.
Algo que não foi falado na apresentação feita na WWDC, e que é procedimento normal, foram os requisitos mínimos de hardware e de recursos necessários para a instalação e utilização do OSX Yosemite.
Mas como este sistema está já a ser disponibilizado para muitos testarem, surgiu depressa a informação que muitos procuram saber, para se prepararem para a chegada do Yosemite.
Na verdade o que foi revelado foi que os requisitos necessários para correr esta nova versão do OSX são em tudo idênticos ao que é exigido para ter o OSX Mavericks a correr.
São apenas pedidas máquinas que tenham 2 GB de RAM e, no mínimo, 8 GB de espaço livre em disco. Para além disso é pedido que as máquinas tenham instalado o OSX 10.6.8, para que possam aceder à App Store para descarregar e instalar a nova versão.
Estes requisitos significam que qualquer máquina que esteja a correr a versão 10.8 ou 10.9 do OSX é elegível para instalar e correr o OSX Yosemite.
Em termos de máquinas que são suportadas, também se mantêm os requisitos que foram exigidos aquando do lançamento das versões anteriores.
Eis a lista completa dos computadores Mac que vão poder instalar e usar o OSX Yosemite:
- iMac (Meados de 2007 ou posterior)
- MacBook (13-polegadas Alumínio, Finais de 2008), (13-polegadas, Início de 2009 ou posterior)
- MacBook Pro (13’’ de meados de 2009 ou ou posterior) (15’’ de meados de 2007 ou posterior) (17’’ de meados de 2007 ou posterior)
- MacBook Air (Meados de 2008 ou posterior)
- Mac Mini (Início de 2009 ou posterior)
- Mac Pro (Início de 2008 ou posterior)
- Xserve (Início de 2009 ou posterior)
É no entanto necessário ter presente que, tal como a Apple alertou na apresentação feita na WWDC, algumas das funcionalidades apresentadas para o OSX Yosemite não vão estar disponíveis nas máquinas mais antigas.
Depois de terem deixado de fora o iPhone 4 na lista de equipamentos que suportam o iOS8, a Apple deixou mais descansados os utilizadores dos seus computadores ao mostrar que o OSX 10.10 correrá em qualquer máquina que já antes suportava as versões anteriores.