Pplware

Rússia quer banir iPhones e iPads a partir de 2015

A notícia já era esperada, dadas as movimentações das autoridades no que toca à utilização de servidores fora do país.

Agora é uma certeza! A Rússia irá banir do país muitos serviços e produtos, entre os quais estão o iPad e o iPhone.

Segundo um relatório apresentado ontem, a Rússia irá banir do país vários serviços que recorrem a servidores alojados fora do território. Esta medida começa já a partir do primeiro dia de 2015, como dá a conhecer a Ubergizmo.

Em causa estão os serviços iCloud que usam os servidores da Apple alojados nos Estados Unidos. Ao abrigo da nova lei da Rússia, que demos a conhecer aqui, o objectivo das autoridades é que todos os dados da população russa na Internet, estejam alojados em servidores russos, o que pode pôr em causa o uso da Internet livre e o acesso a determinados serviços como os das redes sociais. Esta lei irá obviamente banir do país serviços como o Facebook e Twitter.

A solução ou uma das soluções, será cada uma das empresas visadas colocar no território russo os seus próprios servidores. A Apple dessa forma, assim como qualquer outra marca, já poderiam operara em terras de Putin. Resta saber se esta acção seria coincidente com as normas de privacidade a que os serviços estão obrigados e que tem sido nos últimos tempos uma dor de cabeça.

Exit mobile version