Quantcast
PplWare Mobile

Nova lei russa pode pôr em causa o uso da Internet Livre

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Roberto says:

    Chalupa…

  2. JJ says:

    Algumas associações já tiveram de recorrer aos tribunais dos direitos humanos, para que os seus sites possam ser acedidos dentro da Rússia, após tentativa de serem bloqueados.

    Por isso com esta lei, eles vão conseguir mais abrangência no bloqueio de acesso a sites internacionais.

  3. Gerardo says:

    Este ser abjecto devia ter um fim trágico, lento e doloroso. Gentalha desta mete nojo, e há muitos na Rússia, EUA, China, etc…

  4. Mota says:

    ..Ou seja aplica estas medidas para proteger o povo russo do exterior… e do interior? quem os protege? O governo com acesso a todas as bases dados de milhões de cidadãos?

    Algo está errado aqui.

    • Marisa Pinto says:

      Talvez o Putin assuma que não há qualquer ameaça no interior eheh 🙂

    • Pedro says:

      Por ser a Rússia toda a gente espera o pior. E se calhar com razão. O que faltou no artigo foi referir que esta é uma resposta à espionagem por parte da NSA.

      As maiores redes sociais (servidores) estão nos EUA e por isso, eles podem aceder legalmente a toda essa informação sobre qualquer cidadão de outro país. Está até atualmente um caso em tribunal em que os EUA querem obrigar a Microsoft a entregar informação que está em servidores na Irlanda. Mas que eu saiba a Irlanda tem leis e tribunais próprios.

      De certeza que não é o único país a pensar criar uma lei do género. Se um dia destes a Alemanha que tem sido uma das principais vítimas da NSA decidir fazer o mesmo, vamos ver se vão pensar da mesma forma.

      • Toni says:

        Bem falado. Tendo em conta a actual tenção entre os dois países é uma forma de se precaverem. Engraçado que quem criou esta notícia apenas responde a quem a apoia e não responde a quem vê as coisas por outra forma. Ou seja, não tenta perceber as outras opiniões.

  5. Gonçalo Damas says:

    Já foram…

  6. scalare says:

    Titulo um pouco exagerado, Coreia do Norte, China, Irão e possivelmente mais alguns já o fazem, deixa de ser livre lá, agora que cada vês mais a “auto estrada” da net vai tendo “portagens” la isso vai

  7. FOAD says:

    A Internet é o último bastião livre no mundo. A tentativa de controlo por parte de governos, ou organizações é perigoso e deve ser denunciado e combatido.
    É preferível estar atento e levar este tipo de notícias muito a sério. A relação que um Estado tem com a sua Internet, diz muito sobre como se relaciona com o seu povo.

  8. Rafael says:

    E quem disse que os servidores dos EUA onde estão os dados do Facebook, Google, MS, … são “livres”…?

  9. Jorge says:

    “…países como a China, NSA, etc.,”
    NSA é oficialmente um país? xD

    Cumps,

    • Marisa Pinto says:

      Não, mas onde viste que indicámos a NSA como país?
      Indicaram-se, sim, exemplos de censura,

      Cumps 😉

      • Claudio says:

        Paises como:
        a china
        NSA
        etc

        Assim talvez seja mais facil compreenderes que mencionaste NSA como sendo um pais nessa enumeracao. Se nao era suposto ser uma enumeracao entao a frase nao esta correcta gramaticalmente e induz ao erro.

        • Marisa Pinto says:

          O que não está correcta é a tua interpretação. O que se está a enumerar são exmeplos e não países.

          Exemplo de lista de compras:
          “É preciso comprar amaciador, pasta dos dentes, frutas como maçã, peixe, etc.”

          Cumps,

          • Paulo Correia says:

            Por acaso, não querendo ser um grammar nazzi, não está correcto. O correcto seria:

            É preciso comprar vinhos como: Piriquita, Monte Velho, Dove

          • Marisa Pinto says:

            Bem, se quiseres ser um grammar nazi, começa por escrever nazi só com um “z” 😉

            Depois, o que estás a enumerar é compra de vinhos e não compras sem categoria específica. Logo, faz sentido que só coloques tipos de vinhos..
            No exemplo que eu dei, estou a enumerar compras, ou seja, não é uma categoria mas um vasto leque de escolhas, portanto como está, está correcto,

            Cumps!

    • lmx says:

      Concordo que deveria estar ai o País numero um da Censura mundial, e do Abuso dos direitos humanos de todos…a torto e a direito…

      E não deveria ter sido apenas NSA, deveria ter sido mesmo o nome do País, ou o aglomerado de Países…EUA.

  10. Asdrubal says:

    Quem sai aos seus não degenera!

    claro que a Rússia como nação ditatorial comunista com quase 1 século, não se ia desligar dessa cultura de um momento para o outro.

    Assim como Portugal, dezenas e dezenas de anos de ditadura e séculos de corrupção, não se ia redimir de um momento para o outro.

  11. Franklem says:

    O Brasil vai no mesmo caminho!!!

    • delaorden says:

      Não creio Franklem. O PT, partido do governo comandado pelo mascarado Lula, tenta mas sempre encontra resistências, inclusive no Congresso (legislativo). Felizmente as previsões para as eleições de Outubro apontam para uma possível derrota, o que não quer dizer que o próximo governo será uma maravilha no que se refere à liberdade de expressão.
      Por outro lado seria muito ingênuo da parte de qualquer um, pensar que a Internet é realmente livre. Tudo o que postamos e fazemos é registrado e se necessário verificado ou investigado, seja por orgãos governamentais ou privados (google, por exemplo). Vejo a cada dia maior interferência e vontade dos governos de TODOS os países em regular a Internet. A única saída que vejo é a criação ou o nascimento de uma “nova” Internet, tipo uma Internet underground, que burlasse o controle de qualquer tipo de governo ou empresa etc…

  12. Rui says:

    O Putin, antigo chefe das secretas Russas (ex-KGB, actual FSB), está a diminuír a liberdade de expressão através da internet? Não é possível! Um ex-líder das secretas sabe lá como é que isso se faz ou qual o poder que tem a internet? (sarcasmo) 🙂

    • lmx says:

      O Putin não sabe mas os EUA sabem fazê-lo bem…

      pergunta a um Americano, se os EUA andam ou não a matar pelo mundo fora e vais ver o que eles te respondem…eles nem sabem…não passa nas noticias lá, é proibido…

      A RT América tem denunciado muita coisa e já estão a ser perseguidos na América pelos políticos…

      Digo isto porque falo com Americanos todos os dias…

      • EXP001 says:

        PPPpccchhiiuuuuu nao digas isso tambem. Nao interessa.
        Que mania tens de estar sempre a por a boca no trombone

      • Rui says:

        Epá, acordaste agora às 21h para responderes a todos?

        Achas mesmo que só os americanos fazem ataques selectivos no exterior? Porque acaso sabes qual o objectivo dos serviços secretos? Já Salazar usava os serviços secretos aqui ao lado em Espanha para assassinar o General Humberto Delgado….

        Tu tens rotulado nessa cabeça que os americanos são os bandidos deste mundo, eu tenho a ideia oposta, os Russos não têem um pingo de carárcter….. E esperem para quando a China for a maior potência económica do mundo (que aliás desconfio que já é neste momento)……

        E quer a China, quer a Rússia são conhecidos pela liberdade de expressão……
        Pergunta aos Húngaros quando foram massacrados pelos blindados Russos ou os chineses em Tienamen…..

        • lmx says:

          sim Salazar trocou…a morte de Humberto Delgado por Olivença, mas foi uma troca ilegal em todos os sentidos…e é por isso que Olivença deveria voltar a ser Portuguesa.

          Eu não tenho nada rotulado, eu observo e depois tiro conclusões, e vejo um aglomerado de países(EUA) a fazer guerra pelo mundo fora a matar, indiscriminadamente…sabias que os EUA fazem inclusivé raptos em outros Países??Pois é e o presidente desses paises nem T*mates tem para se impor…é uma podridão total..

          E vens tu dizer que a Russia é a má da fita, quando até sabem aquilo que falas ao telemóvel e conhecem mais da tua vida quase que tu próprio??

          Sabias que os EUA até assasinaram o Sadam Husein, porque ele deixou de usar dolar na troca de petroleo e passou a user euros??
          É do conhecimento publico…a celebre desculpa das armas de destruição massissa??já telembras??

          Bem…se continuas a pensar assim, olha força…

        • Rui says:

          LMX? Já reparaste que quase todos os conflitos do mundo, têem armas americanas e/ou europeias de um lado e do outro Russas e/ou Chinesas? Porque será? Estás a dizer-me que os Russos é que são os salvadores? Vê o trabalho que coloquei em cima, na RTP Informação, com entrevistas a apoiantes de Putin e a opositores…

          Já agora vai pesquisar sobre o que é a: “Comissão de Instrução” criada por Putin e qual a diferença para a PIDE!

          Até eu que sou cristão não praticante fiquei admirado, o Putin transformou um país com 17 a 19% de cristãos ortodoxos, num país de 77% de cristão ortodoxos, por decreto ou imposição, como queiras….

          • lmx says:

            tenho visto a Russia a fornececer armas a outros paises para estes se defenderem de invasores…nunca vi a Russia fornecer armas a um pais, para teste atacar outro.

            Percebo o que dizes e eles não são santos muito longe disso, mas eles estão uns bons furos acima na minha consideração quando os comparo com os EUA por exemplo.

      • Rui says:

        olha, se tiveres Meo com gravação automática, vai ver o programa da RTP Informação que deu entre as 22:54h e as 23:50h (hoje mesmo), sobre o teu querido Putin! Vais gostar de ver quem é a peça. E olha que a reportagem não foi feita por americanos, nem nenhum outro país que fale inglês……

        🙂

        • lmx says:

          eu já conheço esse tipo de programas inviusados, e que ao invés de procurar informação verdadeira, leem e copiam outra em sites …Americanos e afins pois está claro…isso não é informação…isso é propaganda.

  13. Sérgio V. V. says:

    Pois é, chegámos à Era onde toda a gente pode falar com toda a gente e, assim, manter segredos tornou-se muuuuito mais difícil.
    Todos estes fantasmas do passado temem as tecnologias do presente.

  14. delaorden says:

    “…. o maior país do mundo ….” ??? bom, acho que se a partir de 3 mil visitas diárias deverão ter um registro, os sites pornôs russos então devem se preparar.

    • Marisa Pinto says:

      Não sabias que a Rússia é o maior país do mundo? 🙂

      • Vítor M. says:

        Além de que os russos são a maior dor de cabeça para os serviços de segurança de qualquer país… isto dito no maior evento de segurança feito no nosso país ano passado 😉

      • delaorden says:

        MArisa, confesso, sem o menor pudor, pensei que era a China, mas contando a Sibéria a Russia é realmente o maior.

        • lmx says:

          Achina é uma migalha compatativamente com a Russia…

          A Russia é 11 vezes maior que o aglomerado de Países que formam os EUA…

          E os EUA já são granditos…agora imagina uma coisa 11 vezes maior…

          E agora imagina a URSS que era mais de meio planeta terra…

        • wikipedia says:

          Não é só devido à Sibéria, mas também devido à anexação da Crimeia, “roubada” à Ucrânia.

          • lmx says:

            A crimeia sempre foi russa…

            Foi usurpada ou roubada á Russia a 23 anos atrás pelo traidor e bêbado do Kruschev…
            agora o povo da Crimeia fez justiça e repôs a verdade…

          • Rui says:

            E quando a Rússia anexou a Ossétia do Sul e a Abcázia que pertenciam à Geórgia? Foi por serem terras Russas desde pequeninas?

          • Rui says:

            E já agora, pela tua ideia enviezada como a Rússia desrespeita os outros países, a Espanha também pode anexar Portugal, pois era um condado pertencente à coroa Espanhola, antes da nossa independência………….

          • lmx says:

            sabes Rui, Portugal tornou-se indepdendente de Espanha…sabias??

            Sabias que os EUA anexaram o México e outras zonas á força??
            Sabias que parte da Polónia é pertença por direito da Alemanha, e ainda não foi restituída…alias foi porque a Alemanha a tentou recuperar que a França e a Inglaterra começaram a II guerra mundial??

            Sabias que Angola mantém ocupada Cabinda??Sim é lá que os Angolanos roubam o petróleo áquele povo…pois…

            tudo para dizer que algum dia no passado todas terras ja foram de alguém diferente…olha por cá ja passaram mauitos até Arabes…

            No entanto se um povo(que esteja legalmente nas suas terras) quer pertencer a determinado País, nem tu nem ninguém tem o direito de o proibir…

            Por isso sim eles são e querem continuar a ser Russos e não é porque um bêbado os traiu que eles vão deixar de ser Russos…

            A crimeia, é orgulhosamente Russa…sabias que foi lá que foi travada uma batalha que ficou para os Alemães como a mais sangrenta e honrosa para os Russos??
            A alemanha nazi juntamente com a Bulgaria e não sei se a turkia também, tentaram invadir a Russia pela crimeia…correu foi mal…foram todos exterminados…germanicos burlaros, turcos, e o povo da crimeia praticamente todo…ou seja o povo que lá está é na sua genese RUSSO.
            A cidade de Sevastopol é e SEMPRE foi Russa , mesmo durante o periodo de ocupação Ukraniana.

          • lmx says:

            Não Rui a ideia de a Espanha anexar Portugal é a tua ideia!!

            Porque a Crimeia sempre foi Russa, o problema é que foi passada ilegalmente para a ukrania…a Ukrania é que tem que perceber que não pode continuar a roubar algo que não lhe pertence…sim Portugal ja foi de muitos povos antes dos Espanhois…

      • Nuno says:

        Na minha opinião, neste caso o tamanho em área é irrelevante dado que Russia “apenas” tem cerca de 146 milhões de habitantes, em comparação com outros que passam o bilião e como aqui o que está em causa é a tentativa de controlo de um serviço, não vejo que influencia terá, quantos km2 tem determinado pais.

        • Marisa Pinto says:

          Sim, mas é a área que determina ser maior/menor.

          Claro que se falarmos de uma forma subjectiva, há outros países, a nível de poder, habitantes, turismo, riqueza, etc.

        • lmx says:

          “aqui o que está em causa é a tentativa de controlo de um serviço”

          o que está em causa é a segurança da Russia e dos seus cientistas e do seu povo …a Europa deveria fazer o mesmo…

          Se os EUA querem tecnologia que paguem por ela, ou então que se esforcem para aprender e a para a criar…olha por exemplo os roubos de tecnologia que foram feitos a nossa AirBUS pela Boing americana…pois é.

  15. Blasterjack says:

    A paz na Russia finalmente vai chegar eheheh

    • lmx says:

      A Russia nunca foi um País nde fazer guerra , ao contrario dos EUA…

      A Russia cria equipamento militar para defesa da propria pátria, os EUA criam para atacar outros países…essa é uma das grandes diferenças entre Americanos e Russos…ha e vodka está claro 😀

      • aaa says:

        O camarada Gerónimo coutou-lhe a historia errada oh amigo

      • Rui says:

        Já ouviste falar no Afeganistão? Um dos filmes de Stalone (Rambo), é precisamente sobre a ajuda que ele dá aos Afegãos e contra o inimigo invasor Russo. E com a ajuda dos Americanos até derrotaram a Rússia. Outro filme interessante sobre o tema, é sobre o senador americano wilson e sobre a ajuda ao Afeganistão contra a Rússia.
        Já agora, quando Portugal esteve em guerra em Angola, Moçambique e Guiné Bissau, sabes quem ajudava e financiava os opositores de Portugal?
        Meu caro, qualquer guerra no mundo tem americanos e Russos a degladiarem-se em cada lado. Vê a Síria, tivemos a Líbia, Egipto, Iraque, Afeganistão, Coreia, etc, etc

        Tens de mudar de cassete como os teus camaradas do PCP.

        • lmx says:

          “Já agora, quando Portugal esteve em guerra em Angola, Moçambique e Guiné Bissau, sabes quem ajudava e financiava os opositores de Portugal?”

          Não devias ter dito isso…

          Portugal lutou contra Angolanos, Russos , Americanos , Cubanos, etc…

          Quem começou a Guerra em Angola foi a fação Americana, que começou a matar brancos com catanas durante a noite…a situação tornou-se incontrolavel e o salazar meteu agua por que pensou que estava tudo controlado e quando demos por ela…tarde demais…

          Sim a fação Amaricana é que começou a guerra, e foi a fação Russa que a ganhou, sendo que o actual presidente assasinou Agostinho neto o presidente interino que tinha marcado eleições para dai a um ano…
          Isso gerou uma guerra civil que durou 20 anos, e acabou com a morte do unico homem que lutou por uma Angola livre Jonas Savimbi…sim a troco de petroleo e pedras preciosas o actual presidente pediu a localização da guerrilha aos teus amigos EUA…e aseguir fizeram-lhe uma emboscada e assasinaram-no…

          mas o ponto importante…sabias que durante este tempo os EUA tentaram-nos Roubar os Açores…a chamada “pérola do Atlântico”??Pois é…como vês os Russos são uns anjos comparados com os EUA…

        • Rui says:

          Não lmx, quem governa Angola sabes perfeitamente que sempre teve o apoio da Rússia, assim como em Moçambique e também a Guiné Bissau. Basta pesquisares pelas forças armadas dos países e vê onde fabricaram o material bélico que têem.

          Não sei se sabes, mas os americanos não vendem armamento a países e governos que não confiam. E Angola, Moçambique e Guiné Bissau estão na lista negra. Aliás, nem o Brasil consegue ter armamento moderno americano como por exemplo os F-16, F-22 ou F-35. Nós ainda assim, só não temos mais e melhor equipamento porque não nadamos em dinheiro….

          • lmx says:

            Rui, eu sei porque é que este sPaíses não teem equipamento Americano…e é porque Não querem…

            Sim como eu disse acima a America começou a guerra contar nós, mas quem a ganhou foi a Russia…

            _Isso de os Países estarem na lista negra é tudo dor de cotovelo dos americanos, por existirem alguns paises que “c+gam” para eles…

            O brasil não quer Armamento americano…então se eles podem ter melhor Russo, vão comprar Americano??
            Nem pensar até porque os EUA como pais opressor que é, vai contra tudo aquilo que os brasileiros querem…

            O brasil ja é a 8 potencia mundial, está no g8, e apesar do abrandamento…muito certamente em 2025-2030 estará em 5 lugar…ou seja começa a ser uma pedra no sapato americano…percebeste porque é que o brasil não quer nada com Americanos, porque não lhes interessa…

            O brasil tem laços muito fortes com a Russia, assim como a Venezuela, e outros paises da América latina, Cuba incluido.

            Podes falar dos Aviões Americanos, mas os melhores..são Russos…para quê comprar Americano??

            Já viste os sistemas de defesa antimissil Russos heheh “starwars like”, pede agora aos Americanos para construirem algo parecido…o sistema que a América estava a projectar e que esperava terminar daqui a 20 anos…ja se percebeu que não funciona :S

    • lmx says:

      A Russia não é os EUA…que andam sempre em Guerra a matar por esse mundo fora…

      acho que está enganado…

      • delaorden says:

        @lmx … amigão, não sei se você é brasileiro, ou mora no Brasil, mas sua realidade a respeito do Brasil está longe da real. Sinto um anti americanismo raivoso nas suas opiniões. Eu tenho vergonha de nossos laços com Venezuela,Cuba e a Rússia, que embora um grande país, não é um exemplo de democracia. Enquanto ao Brasil lá pelo ano 2025 ser uma das 5 maiores economias do mundo, só se o PT estiver bem longe do governo e dos cofres. Valeu !

  16. Maxim says:

    “A Rússia, como bem sabemos, é um país irreverente, radical e, na maioria da vezes, polémico, devido à sua atitude, e em especial a do presidente Vladimir Putin, face a diversos assuntos.” sabem mal então. não sabem, mas pensam que sabem tudo, aí está o maior erro. Este presidente é o que ta a meter ordem naquilo, confiar cegamente na midia sobre assuntos como este é um puro desperdício de ATP.

    • Rui says:

      Meu caro, Hitler meteu ordem na Alemanha, acabou com a crise e criou uma potência temida, mas nós sabemos como acabou!
      Salazar meteu ordem no país (o oposto de agora), mas nós sabemos como acabou!
      Mussolini meteu ordem no país, e todos nós sabemos como descambou!
      Estaline meteu a Rússia em ordem, mas todos sabemos como o fez e quantos milhões de mortos provocou!
      Queres mesmo ir por aí?

    • lmx says:

      +1 para o Maxim..

      De facto o Senhor Putin, é o homem certo no sitio certo a hora certa…

      Compreendo que isso assuste os EUA, pois a Russia da maneira que está a crescer como poder mundial outra vez…por volta de 2020 2025 os EUA já não se safam…mas é a vida…todos os imperios nascem, crecem e desaparecem…é assim com tudo na vida…

      habituem-se…que os tempos da América acabaram graças a Deus, já mataram demasiada gente…

  17. jrocha says:

    Qualquer atitude controladora minuciosamente dos seus cidadãos, por parte de um governo, ou país, seja ele qual fôr: Só se pode entender em Países com regimes ditatorias, que mesmo eleitos pelo povo, não deixam de ser ditadores, tendo em conta as atitudes que tomam, enquanto estão no poder. E uma atitude destas, não visa proteger os seus cidadãos mas controlá-los para saberem quem está do seu lado ou não. Vigiar, e desconfiar dos Países vizinos e outras Potências Estrangeiras, até se entende. Mas controlar desta forma miniciosa os seus próprios cidadãos, é Ditadura. O Hitler, tambem foi eleito pelo povo, e nem por isso deixou de ser um Ditador da pior espécie que algum dia já se viu.

  18. Ronildo says:

    vcs devem saber apenas uma coisa, democracia eh apenas uma coisa, controle, prefiro ser controlado pelo meu povo do que de outro, mas uma coisa controle eu nao quero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.