Pplware

Rússia: Pré-instalação de software russo em todos os telemóveis e PCs

A Rússia tem nova legislação! A partir de agora passa a ser obrigatório a pré-instalação de software ou apps nacionais em todos os telemóveis, tablets, computadores ou outros equipamentos eletrónicos.

A lei entrou em vigor esta quinta-feira, mas, como é normal, não reúne o apoio de todos.


Apps pertencem a gigantes tecnológicos da Rússia…

A partir da passada quinta-feira, todos os equipamentos digitais têm de ter software russo pré-instalado. A legislação abrange também equipamentos que tenham sido importados. As infrações vão ser punidas por multas que vão começar a ser aplicadas a partir do próximo mês de julho.

De referir que a lei foi promulgada em 2019 pelo presidente Vladimir Putin e era para ter sido aplicada em julho de 2020. O objetivo passa por esta “limitação” ser um meio de promoção das empresas tecnológicas russas face a toda a concorrência estrangeira. No entanto, há quem considere que esta é uma forma de controlar os meios de comunicação e dispositivos.

As ferramentas que têm de ser obrigatoriamente pré-instaladas pertencem a dois gigantes conhecidos da internet russos: Yandex e Mail.ru que fornecem “as redes sociais russas”, Odnoklassniki e VKontakte.

Na Rússia, esta controversa legislação é apelidada como “Lei anti-Apple”, numa referência ao fabricante norte-americano que, até ao momento, se tem recusado a pré-instalar outras aplicações que não sejam as da própria empresa.

De relembra que as autoridades russas têm limitado bastante as redes sociais estrangeiras e até interditado o aceso a portais ligados à oposição. Além disso, o funcionamento de serviços de internet que dão voz à oposição e que se recusam a cooperar com o regime têm vindo a ser prejudicados, revela a Lusa.

Exit mobile version