Pplware

Rússia: cientistas presos por minerar Bitcoin em supercomputador

Um dos pilares do Blockchain e das divisas digitais é a mineração. A mineração é crucial para a manutenção e estabilidade de todo o ecossistema, sendo que os mineiros recebem criptomoedas como recompensa pela sua contribuição.

Recentemente, na Rússia, foram detidos vários cientistas nucleares acusados de terem usado o supercomputador presente na Central Federal Nuclear de Sarov para mineração de criptomoedas.


A cidade de Sarov é conhecida por ser altamente restrita, local de génese da primeira bomba nuclear da ex-URSS e onde atualmente está localizado um dos supercomputadores mais poderosos da Rússia. Este supercomputador, estreado em 2011, tem um poder gráfico de 1 petaflop/s e é usado no desenvolvimento das investigações elaboradas na Central. Na altura em que foi concebido enquadrava-se como o 12º computador mais poderoso do mundo.

Tendo em conta este poderio, o supercomputador russo é um equipamento deveras interessante para mineração de criptomoedas. Com certeza foi com esta determinação que os cientistas russos tentaram conectar o supercomputador à Internet e proceder, posteriormente, à mineração de divisas digitais.

Todavia, o supercomputador tem um mecanismo de alerta quando é conectado à rede, devido a procedimentos de segurança e de forma a evitar invasões. Deste modo, os Serviços Federais de Segurança foram alertados, o que acabou na detenção dos cientistas envolvidos.

A Central já veio a público comentar o caso, pela porta-voz Tatiana Zalesskaya, e confirmou que houve uso de equipamentos do estabelecimento para proveito privado, nomeadamente mineração de criptomoedas.

There has been an unsanctioned attempt to use computer facilities for private purposes including so-called mining.

Além disso, os cientistas serão julgados pelos atos e incorrem em penas de prisão efetivas.

The bungling miners have been detained by the competent authorities. As far as I know, a criminal case has been opened regarding them

A Rússia tem sido um país particularmente atento à realidade das criptomoedas e à sua utilização. A sua própria moeda virtual, a CryptoRuble, deverá ser lançada em meados de 2019 e alguns bancos russos realizaram grandes investimentos para o desenvolvimento de soluções baseadas na tecnologia inovadora e revolucionária do Blockchain.

Para além destes investimentos, as autoridades russas estão a equacionar uma possível lei que tributará as receitas comerciais provenientes de criptomoedas.

Via

Exit mobile version