Robô pintor que colabora com humanos é português
Portugal destaca-se no mundo pelo know How dos recursos humanos na área das tecnologias. Num ano e com apenas um orçamento de cerca de 200 mil euros, um grupo de investigadores portugueses do INESC TEC desenvolveu um robô pintor que colabora com humanos.
Saiba mais detalhes sobre este robô Made in Portugal.
Já é possível assistir a humanos e robôs a colaborarem de forma eficaz no revestimento de produtos complexos e de grandes dimensões em Portugal. Os robôs pintores já existiam, mas uma das suas principais limitações estava relacionada com a incapacidade de pintarem produtos de grandes dimensões ou de geometria complexa.
A célula robótica colaborativa desenvolvida no projeto Europeu FLEXCoating conseguiu ultrapassar essa limitação, promovendo a cooperação entre humanos e robôs através de sensores 3D para monitorização do espaço de trabalho, reconhecimento e localização de objetos, programação de trajetórias por demonstração, entre outras tecnologias.
Veja o funcionamento do robô
Com o desenvolvimento desta tecnologia, robô e operador humano pintam ao mesmo tempo, o componente em questão, deixando de haver necessidade de o robô estar isolado numa célula robótica tradicional, protegido por barreiras físicas que não permitiam colaboração na pintura.
Para desenvolver este projeto os investigadores utilizaram uma plataforma de decisão automática desenvolvida no projeto HORSE, financiado pela Comissão Europeia, que seleciona o programa apropriado de revestimento, permitindo ao operador humano monitorizar as diferentes partes do processo, revela o INESC TEC em comunicado.
Este artigo tem mais de um ano
Isto já existe em muitas áreas, incluindo na pintura. Já é muito usual vermos esta tecnologia em fábricas e fabricantes de robótica já produzem esta tecnologia. Chama-se “ human-robot collaboration”.
Bom dia.
isto já não é novidade. Vai para uns 4 anos a Talus Robotics desenvolveu, e actualmente comercializa, este produto para a indústria do coating em parceria com uma empresa portuguesa de coatings, a Flupol, e com o INESC. http://talusrobotics.eu/programming-painting-robots/