Richard Stallman é o principal rosto do purismo e intransigência relativamente ao software livre. Fundador da Free Software Foundation e a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU (mais tarde GNU/Linux), Stallman não perde a oportunidade para expor a sua opinião relativamente ao software “não livre”/patentes e afins e recentemente até classificou o Windows, OSX, iOS e Android de malware.
Richard Matthew Stallman é um activista e fundador do movimento software livre, do projeto GNU, e da FSF. Conhecido por ser um radical, Stallman é bastante conhecido pela suas rígidas e directas afirmações.
Depois de no passado já ter referido que o Ubuntu tinha Malware e também que a Apple algema os seus utilizadores, Stallman voltou a apontar o dedo aos principais sistemas operativos da actualidade.
Em declarações ao site The Register, que preparou várias questões sobre o Windows, OSX, iOS e Android, Stallman afirmou que o primeiro malware é sempre o próprio sistema operativo fazendo alusão à quantidade de bloatware (software pré-instalado) instalado.
What kinds of programs constitute malware? Operating systems, first of all
Depois da entrevista à revista New Internationalist em 2009, passados seis anosStallman voltar a reforçar a ideia que os sistemas da Apple são malware e que o OS X “prende” simplesmente o utilizador.
Relativamente ao iOS, o activista foi ainda mais duro referindo que o sistema censura aplicações e que até tem backdoors.
Apple systems are malware too: MacOS snoops and shackles; iOS snoops, shackles, censors apps and has a backdoor
No que diz respeito ao Windows, Stallman refere simplesmente que os utilizadores são “sabotados” e que a Microsoft revela as vulnerabilidades do seu sistema à NSA, antes de lançar as respectivas correcções.
A sua opinião relativamente ao Android não é tão crítica, referindo que a plataforma móvel da Google tem malware no software não livre.
Mas as críticas de Stallman não se ficaram apenas pelos sistemas operativos. Stallman considera que as Smart TVs e os carros inteligentes estão a ser desenvolvidos para “espiar” os utilizadores.
Qual a sua opinião sobre as declarações “agressivas” de Richard Stallman?
Via The Register