O caso das baterias dos iPhones ainda está a dar que falar. Depois de a Apple ter criado um programa, que permitia qualquer iPhone 6 e posteriores receber uma bateria nova por apenas 29 dólares, a empresa apontou alguns comportamentos abusivos e gerou descontentamento nos seus clientes.
Os clientes referem que a Apple está a “arranjar desculpas” para não substituir a bateria sem cobrar muito mais pelo reparo.
Apple cobra “extras” por substituir bateria do iPhone?
Em dezembro do ano passado, a Apple admitiu que introduziu no iOS uma funcionalidade que desacelerava os iPhones mais antigos, a fim de preservar a vida útil da bateria e evitar acidentes. Mas essa informação não foi transmitida aos utilizadores até que alguém notou a diferença de desempenho e provou que um iPhone antigo era mais rápido se tivesse uma bateria nova.
O caso tomou proporções globais, a empresa continua com processos em tribunal, mas em resposta, a Apple pediu desculpas e iniciou um programa de substituição das baterias pelo preço de 29 dólares.
Conforme é dado a conhecer, parece que a Apple não está a honrar esta promessa de substituição da bateria com um custo de 29 dólares para todos os proprietários do iPhone elegíveis.
Como funciona a validação dos dispositivos aptos ao programa?
A Apple referiu que todos os smartphones da empresa estavam eleitos a receber estas baterias com um preço menor. Assim que os utilizadores entregam os dispositivos, a empresa primeira avalia o iPhone quanto a outros danos.
Se for encontrado algum problema que “prejudique a substituição da bateria”, então deve ser reparado primeiro. Mas os utilizadores estão a alegar que mesmo uma pequena rachadura, uma marca na borda do aparelho, um microfone avariado ou auscultador estão a ser apontados como avarias que prejudicam na hora da substituição da bateria.
Como resultado disso, os 29 dólares que era esperado gastar podem-se transformar em centenas de dólares, pois, a Apple decide que o seu ecrã / caixa / peças devem ser substituídas antes da bateria. Isso acaba com a “boa ação” da empresa em querer oferecer aos seus utilizadores e clientes uma substituição de bateria barata, especialmente porque esses tais iPhones estão a funcionar corretamente, apesar de os danos que apresentam.
A procura por outras reparações tem sido destacada por vários meios de comunicação americanos, os assuntos do consumo são um alvo fácil para gerar curiosidade e a Apple volta a não esclarecer e a não estar ao lado do consumidor numa altura estratégica.
A empresa de Cupertino foi questionada sobre este assunto. O departamento de suporte ao cliente apontou para uma cláusula de termos e condições de garantia, mas não existe tal cláusula na garantia. Em vez disso, o site de reparações da Apple inclui a seguinte declaração: “Se o seu iPhone tiver algum dano que prejudique a substituição da bateria, como o ecrã partido, esse problema precisará ser resolvido antes da substituição da bateria.”
Existem assim vários alertas para que o equipamento, depois de entregue, seja avaliado antes de ser intervencionado, isto para que o utilizador não seja brindado com uma surpresa amarga para o bolso.