Naturalmente que as redes sociais estão direta ou indiretamente ligadas aos conflitos que vão surgindo pelo mundo. A atual guerra em Israel já fez soar os alarmes em relação à enorme desinformação existente na rede social X, mas agora a CEO já garantiu que foram removidas centenas de contas da plataforma afiliadas ao Hamas desde o início do ataque.
Infelizmente estamos a viver mais uma situação de guerra que está a marcar as notícias diárias exibidas através da comunicação social. O conflito entre Israel e o Hamas ganhou proporções ainda mais violentas nos últimos dias e ainda haverá muitas vítimas até que a situação acalme. E sabemos que as plataformas sociais têm um papel importante que pode ser bom ou muito mau na orientação dos utilizadores para determinada visão do problema.
Rede social X já removeu centenas de contas afiliadas ao Hamas, diz CEO
Segundo as informações avançadas pela Reuters, a rede social X já removeu centenas de contas afiliadas ao Hamas e ainda adotou medidas para remover ou rotular dezenas de milhares de conteúdos desde o ataque do grupo islamista a Israel. A notícia foi avançada nesta quinta-feira (12) pela CEO da plataforma social, Linda Yaccarino.
Esta medida surgiu como uma resposta ao ultimato de 24 horas que o Comissário Europeu para o Mercado Interno e Serviços, Thierry Breton, fez a Elon Musk, onde avisou o executivo de que a plataforma está a ser utilizada para difundir conteúdos ilegais. Assim, Breton solicitou que Musk combatesse a propagação da desinformação na rede social desde o ataque do Hamas para cumprir com as novas regras de conteúdo online da UE.
A resposta de Yacarrino foi partilhada na sua conta da X.
Everyday we’re reminded of our global responsibility to protect the public conversation by ensuring everyone has access to real-time information and safeguarding the platform for all our users. In response to the recent terrorist attack on Israel by Hamas, we’ve redistributed… https://t.co/VR2rsK0J9K
— Linda Yaccarino (@lindayaX) October 12, 2023
Na carta a Breton, a CEO diz que “desejamos reiterar que acolhemos com satisfação um maior envolvimento seu e da sua equipa, incluindo uma reunião, para abordar quaisquer questões específicas e esperamos receber mais detalhes aos quais possamos responder“. É ainda indicado que a rede social X respondeu a mais de 80 pedidos de remoção recebidos na UE dentro do prazo exigido e não recebeu quaisquer avisos da Europol sobre conteúdo ilegal na plataforma.