Pplware

Erdogan afirma que as redes sociais são uma ameaça à sociedade

Primeiro Ministro Turco defende que redes como o Twitter são uma ameaça.

A Turquia, nomeadamente Istambul, tem vivido momentos de muita revolta e muitos protestos e manifestações.

A motivação de tais comportamentos é a atitude do PM turco, Recep Erdogan, face à população. Erdogan anunciou que centenas de árvores no parque Gezi seriam destruídas, para que lá fosse construído (mais) um novo edifício, que se pensa ser uma instalação militar.

Para além disso, Erdogan anunciou e proibiu vários comportamentos dos turcos que reagiram de forma efusiva.

Numa guerra que não se vê ter um fim, o PM turco vem agora afirmar que as redes sociais são a grande ameaça para a sociedade.

As manifestações na região turca de Istambul duram já há 8 dias, mas de há uma semana para cá a violência tem vindo a alastrar-se e a tomar contornos muito mais preocupantes. Depois do PM turco ter anunciado a destruição do parque Gezi para a construção de um edifício, a população saiu à rua não só para protestar este decisão, mas também para mostrar o seu desagrado por um PM que se tem revelado muito arrogante e desafiador para com o ‘seu’ povo.

Outra das decisões que motivaram estes protestos foi o facto de Erdogan ter proibido o acto de as pessoas se beijarem em público, depois de um casal ter sido repreendido quando se beijava no metro. Após este incidente, o PM turco emitiu vários comunicados onde pedia que as pessoas “agissem de acordo com as leis morais”. O resultado foi uma manifestação de beijos, onde vários casais turcos mostraram esta atitude de carinho em plena praça pública.

Erdogan tem criticado e até mesmo menosprezado os protestos da população, enviando várias forças policiais para os locais, que tentam (sem sucesso) dispersar as pessoas com gás lacrimógéneo e canhões de água.

Muitos já associam este momento na Turquia com a “Primavera Turca”, aspecto que o PM rejeita, e acusa as redes sociais de serem o principal motor para estes protestos, acusando-as de incentivarem a violência pelo país. Erdogan afirmou mesmo neste domingo: “Agora há uma ameaça chamada Twitter. E os melhores exemplos das mentiras estão ali. Para mim, as redes sociais são a maior ameaça à sociedade”.

O que é certo é que o clima na Turquia não está fácil, e o Pplware não poderia ficar indiferente a estes acontecimentos

Existe um site onde podem acompanhar todas as novidades partilhadas por várias pessoas na Turquia: What is happening in istambul.

Qual a vossa opinião destes protestos? E da posição do PM turco face às redes sociais?

Exit mobile version