Pplware

Ransomware obriga-o a jogar um jogo para desbloquear ficheiros

O ransomware é, atualmente, uma das piores pragas que podemos ter nos nossos computadores. Em segundos tudo o que temos nas nossas máquinas fica inacessível e bloqueado.

Uma nova forma de ransomware está agora a atacar, mas com uma ideia completamente diferente. Não pede dinheiro às vítimas, mas obriga-os a jogar um jogo e atingir uma determinada pontuação para que os ficheiros sejam desbloqueados.


O nome deste novo ransomware é Rensenware e foi criado como uma brincadeira, tendo uma forma completamente diferente do habitual de permitir aos utilizadores o acesso aos seus ficheiros. A sua descoberta, bem como o seu modo de operar, foi feita pela MalwareHunterTeam, que a revelou ao mundo

O que é este novo ransomware?

Em vez de exigir o pagamento de dinheiro, muitas vezes em bitcoins, o Rensenware obriga as vítimas a jogar ao jogo TH12 – Undefined Fantastic Object e exige que estes atinjam no mínimo 200 mil pontos no grau de dificuldade Lunatic.

Quem criou o Rensenware?

O criador do Rensenware, conhecido no Twitter por Tvple Eraser, revelou que criou este ransomware apenas por brincadeira, para que pudesse divertir-se com todos os que gostam dos jogos da série Touhou Project.

Para se redimir, e ajudar todos os que foram infectados por engano, Tvple Eraser já disponibilizou uma ferramenta para libertar os ficheiros e alterou também o seu ransomware para que não bloqueie o acesso aos ficheiros.

Para quem não conhece o jogo TH12 – Undefined Fantastic Object, o vídeo acima mostra-o e também o seu grau de dificuldade, revelando o que é necessário fazer para que se tenha de volta o acesso aos ficheiros.

Esta não é a primeira vez que o ransomware é usado de forma educativa e que os seus criadores não tentam obter dinheiro. É também mais uma forma de alertar os utilizadores para os perigos que representa e para o mal que pode fazer.

Leia também:
Exit mobile version