Pplware

Que dados vai o Facebook recolher com o Home?

O Facebook Home foi lançado na passada semana num evento especial e dedicado a este nova forma de interacção social que passou a estar disponível para os telefones Android.

Mas assim que foi conhecido e desvendadas todas as sua características e funcionalidades ficou a ideia de que esta poderia ser mais uma forma de o Facebook recolher ainda mais informação sobre os seus utilizadores e sobre as suas preferências.

O Facebook, face a essas dúvidas todas, apressou-se a vir a público revelar quais os dados que vai recolher com este novo serviço/software.

Com as capacidades de interação com o Android que o Home vai ter tornou-se quase óbvio que o Facebook poderia aceder a muito mais informação do que actualmente acede com a sua aplicação.

Esta nova interface social irá permitir que o vosso telefone seja o cento de todas as vossas acções nesta rede. Podem aceder directamente a um vasto fluxo de informação assim que ligam o vosso telefone e a qualquer momento, em qualquer aplicação, vão poder receber notificações e iniciar a conversação com os vossos amigos, sem terem de sair dessas aplicações.

As questões de privacidade, e isto porque o Home tem acesso às aplicações que estão a usar no vosso telefone, surgiram de imediato. Tendo acesso a tanta informação sobre a vossa actividade, aplicações e outros dados, quais seriam as que o Facebook recolheria e processaria para seu proveito?

Pela informação que o Facebook publicou não vão ser recolhidos mais dados do que os que actualmente são recolhidos. Naturalmente que, e porque agora têm acesso às aplicações lançadas dentro do Home, esta informação é recolhida, mas apenas por 90 dias, e apenas para poderem providenciar o serviço e melhorá-lo.

No caso dos telefones que tenham o Home pré instalado, e porque estes dispositivos vão ter a capacidade de apresentar notificações do sistema, também esta informação é recolhida, mas não as notificações em si. O prazo de retenção da informação é o mesmo.

Q: What information does Home collect?

A: Like other parts of Facebook, Home collects information when you interact with the service, such as liking or commenting on a post or sending a message. Home also may collect other information about how you use it. For example, Facebook maintains a list of the apps that you have in the Home app launcher. We store this information in identifiable form for 90 days and use it to provide the service and improve how it works.

For devices that come with Home preinstalled, Home can display system notifications, meaning that it will show notifications from apps on your phone. Since these notifications appear in Home, Facebook collects information about the notification (such as which app is generating them) but not the content of the notification itself. We remove identifying information from this data after 90 days.

O Facebook anunciou ainda que a informação sobre a localização dos utilizadores será tratada da mesma forma que é tratada a que as anteriores aplicações do Facebook a usa, podendo esta função ser desactivada a qualquer altura.

Curioso foi também perceber que o Home poderá ser configurado de forma isolada nos seus diferentes componentes, sendo alguns deles activáveis ou não, consoante o gosto do utilizador. O próprio Home pode ser desactivado ou removido a qualquer altura.

Uma vez que o Home se integra de forma quase completa com o Android e com o vosso telefone existia a dúvida sobre se o Facebook iria recolher informação sobre essas aplicações e sobre os dados por elas gerados.

A resposta a essa questão foi também apresentada pelo Facebook. Apesar de ter acesso a essa informação não irá recolhê-la. As aplicações que já interagiam com o Facebook vão continuar a fazê-lo da mesma forma que o faziam antes.

Apenas será recolhida a informação sobre a forma como os utilizadores interagem com o Home e não com as aplicações que lançarem dentro dele.

Q: Does Home collect information about what I do in non-Facebook applications?

A: No. Home will only see how you interact with Home itself. For example, Facebook could see that you launched a map application using the app launcher, but Facebook would not receive information about what directions you searched for or any other activity within the app itself. Of course, some apps already are Facebook-enabled so that you can share your activity within the app back to Facebook. This kind of integration existed long before we launched Home, and apps that have it will tell you if it is available.

Estão assim esclarecidos os mais cépticos e declarada a intenção do Facebook com o seu novo Home. Os dados são os mesmos que eram antes recolhidos.

Apenas mudou a forma como acedemos ao Facebook. Deixam de ser aplicações isoladas no Android para passar a ser o centro do telefone e da nossa vida social nesta rede.

O Home chegará no dia 12 e nessa altura todos vão poder ver o que realmente o Facebook apresentou e a forma como ele mudará a utilização dos telefones, colocando o Facebook no seu centro e em que tudo gira em torno dele.


Homepage: FAQ on Home and Privacy
Homepage: Faceboook Home

Exit mobile version