Pplware

Quanto do iPhone 4 é feito pela Samsung?

A APPLE não fabrica o iPhone, contrata empresas para o fazer! Também não fabrica nem monta os vários componente, apenas recebe o produto final. Este conjunto de componentes é fabricado por várias empresas, parceiras Apple, e todos os componentes são montados pela Foxconn, uma empresa de Taiwan que está sediada em Shenzhen, na China.

Todos estes elementos, conjugados face ao que a Apple determina, seguindo rigorosos projectos desenhados nos laboratórios de Cupertino, chegam ao conhecimento de cada uma das empresas envolvidas muito antes de qualquer informação sair sobre o produto final. Cada fragmento do iPhone tem o seu custo calculado e tudo é dividido pelos fornecedores. A Samsung é a empresa mais importante no fabrico dos componentes necessários para construir um iPhone 4, mas quanto vale a Samsung para a Apple no fabrico de um iPhone 4?


O projecto do iPhone 4 foi “desmantelado”, como poderemos ver no info-gráfico em baixo, suportado em dados recolhidos pela empresa de estudo de mercado iSuppli, mostra quem faz o que se encontra dentro do iPhone 4 e o que vale cada um dos dispositivos.

Particularmente a Samsung tornou-se num importante fornecedor. A empresa coreana fornece alguns dos mais importantes componentes, tais como: a memória flash, responsável pelo armazenamento das aplicações dos dados, da música e, pois claro, do sistema operativo. Além deste compomnente a Samsung fornece ainda a memória de “trabalho” ou a DRAM (Dynamic random-access memory – é um tipo de memória RAM de acesso directo que armazena cada bit de dados num condensador ou capacitor). Por fim, a empresa é responsável por partes importantes no processador que permite que tudo funcione. Fazendo contas a Samsung, só por si, tem a seu cargo 26% do fabrico de cada iPhone.

Quando ouvimos falar que esta atribulada relação actual entre as empresas pode fazer a Apple mudar de fornecedor, estamos, de forma involuntária a dizer que a Apple deixará a mais importante empresa fornecedora do seu iPhone que, por acaso, é neste momento a sua maior rival.

Neste momento a Samsung é um dos maiores fabricantes no mundo de smartphones e tablets, duas áreas que estão a enriquecer exponencialmente a poderosa Apple. Claro que para a Samsung o cenário não é melhor. Hoje a Apple é um dos maiores, se não mesmo o maior, cliente da Samsung, sendo mesmo um dos mais lucrativos negócios da marca sul coreana: actuar como fornecedora de componentes para terceiros que lhe permite ter um fabrico em escala diminuindo o custo dos componentes usados dos equipamentos com a marca Samsung.

A Apple, por sua vez, está contente por deixar o fabrico e a montagem dos seus produtos, libertando assim a estrutura da empresa de Steve Jobs para fazer o que melhor sabem, desenhar produtos de alta qualidade, com uma estética elegante, fáceis de utilizar combinando e optimizando o software com o hardware. Além disso com o conhecimento adquirido de décadas de evolução conseguem desenvolver software e serviços avançados e de alto recorte técnico.

Assim e analisando de forma directa estas parcerias, é estranho compreender as razões pelas quais levaram a Apple a processar e bloquear em vários países a Samsung e os seus produtos. Como vimos recentemente a Apple processou a Samsung por esta ter copiado formas e tecnologias colocando no mercado um smartphones, o Galaxy S que é muito parecido, mesmo ao nível dos componentes com o iPhone e, mais recentemente voltou a levantar acções à Samsung por esta ter feito o mesmo com o Galaxy Tab, um tablet com parecenças ao iPad 2, onde a Apple reclama que a Samsung copiou hardware e design dos produtos da Apple.

A mais recente e vigente medida foi a providência cautelar para impedir a Samsung de vender o Galaxy Tab na Europa e Austrália, mesmo assim, as relações comerciais entre as empresas continuam.


A segunda parte do gráfico mostra que, para além das parcelas referentes a componentes e manufacturação, a grande parte dos $560 que custa o iPhone vão directamente para a Apple, embora a verba gasta em desenvolvimento aplicacional, R&D, marketing, packaging, envio, … seja ainda pouco claro.

Mas a Apple é hoje a empresa que mais lucros obtém com o mercados dos dispositivos móveis, e as suas margens ainda são impressionantes, mesmo quando os custos de fabrico de um dispositivo como o iPhone é levado em linha de conta. A Apple também se tornou no maior fornecedor mundial de smartphones no segundo trimestre deste ano (ver gráfico), com a Samsung em segundo lugar. E a 09 de Agosto, no dia da decisão do tribunal sobre a acção da Apple contra a Samsung, a empresa de Cupertino ultrapassou no mercado bolsista a poderosa companhia petrolífera Exxon Mobil para se tornar a maior empresa do mundo por capitalização de mercado.

Em bom abono da verdade, a Apple não fabrica o iPhone mas fabrica muito dinheiro com ele. [via]

Questão: Quem sairá mais prejudicado com a cisão, será a Apple ou a Samsung?

 

Exit mobile version