Tal como informamos a 13 de Novembro de 2016, a Tesla vai acabar com as borlas ao nível da energia. O objectivo é obviamente reduzir custos, mantendo a confiança total dos seus clientes.
Recentemente a empresa apresentou mais detalhes sobre esta posição e até apresentou preços para a utilização dos supercarregadores.
A Tesla tem em marcha um novo programa de disponibilização de energia para os seus clientes. Na prática todos os Tesla Model S e Model X que tenham sido comprados até 15 de Janeiro de 2017 vão poder continuar a usufruir de energia grátis nos 735 postos de carga, disponíveis à escala mundial, e que possuem 4,625 “Superchargers“. Na Europa existem 261 postos com supercarregadores.
Mas porque vai a Tesla cobrar pela utilização dos supercarregadores?
De acordo com a empresa, o pagamento para a utilização dos supercarregadores tem com objectivo duas situações:
- Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento
- Conseguir dinheiro que permita ajudar na expansão da rede de supercarregadores
E quais os preços praticados?
Apesar de não existirem ainda preços específicos para Portugal, até porque também não existem ainda supercarregadores em funcionamento, a Tesla deu dois exemplos bastante interessantes e que nos permitem ter uma ideia dos preços praticados. Segunda a fabricante de carros:
- Utilizar um supercarregador numa viagem de Los Angeles a Nova Iorque (4 490 Km) custará cerca de 120 dólares (~113 €)
- Para viagens curtas, como por exemplo, entre Los Angels e São Francisco (616 Km), o preço é de apenas 15 dólares (~14 €)
Tendo em conta os valores apresentados, facilmente concluímos que continua a existir uma clara vantagem na utilização de carros eléctricos comparativamente à utilização de carros que funcionem com combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina, gasóleo ou gás.
Via HardOCP