Projectos interessantes usando o Raspberry Pi (Parte I)
Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet são muitos os projectos que assentam neste popular mini PC, e que disponibilizam toda a documentação/instruções, para que cada um de nós consiga fazer algo idêntico.
Depois de vos termos apresentado o projecto do português Eduardo Luís que consiste em usar um PI para digitalizar e enviar e-mails – ver aqui, hoje vamos conhecer o projecto Wet Pi e LittleBox.
Antes de passar à apresentação dos projectos, gostaria apenas de lançar o desafio a toda a nossa comunidade. Quem já implementou projectos no PI que considere interessantes partilhem connosco, para nós divulgarmos aqui no Pplware. Não se esqueçam que o Pplware dá muita visibilidade e quem sabe o vosso projecto não correrá mundo.
Projecto Wet Pi: water cooling no PI
Durante as minhas muitas pesquisas na Internet sobre o PI, descobri um projecto muito interessante que dá pelo nome de Wet Pi. A ideia é arrefecer o PI recorrendo a técnicas de water cooling. O projecto foi desenvolvido por James Couzens, que conseguiu, com sucesso, implementar um sistema de arrefecimento a água no mini PC. Segundo o mentor, quem pretender implementar um sistema idêntico terá de criar peças próprias …mas deixa todas as instruções estão disponíveis aqui
Projecto LittleBox: O PI transformado em PC
O projecto LittleBox tem como principal objectivo transformar o PI num autêntico PC….para isso, basta apenas dar-me corpo já que o “coração/cerebro” será o próprio PI.
O que faz parte do LittleBox?
- Raspberry Pi Powered All-In-One Desktop PC
- LCD de 14” Widescreen LED Back-light – touch screen resistivo
- Sistema de som integrado
- HUB USB
- Conversor de alimentação embutido
Todas as informações sobre este projecto podem ser encontradas aqui
Estes são apenas dois dos muitos projectos fantásticos que podemos encontrar na Internet e que têm como base o popular Raspberry PI. O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes. Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
Não se esqueçam de partilhar os vossos projectos!
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha lido sobre o LittleBox e achei um projeto bastante engraçado. Para quem gosta do Raspberry Pi, tem espaço para mais um monitor (na minha secretária seria difícil), tempo livre para um pouco de “bricolage” e, muito importante, dinheiro para gastar, este é um investimento interessante. Na minha opinião é demasiado caro para o que oferece.
tava a ponderar comprar um RasPi… mas no fim o “barato” já ia muito caro (peças todas)
O RPi é barato, mas é bom que se tenha monitor ou televisao com HDMI, rato e teclado. Se for necessário comprar tudo sai mais caro como qq PC.
Há aquele que explica como tornar o Raspberry Pi num receptor/emissor de AirPlay
http://lifehacker.com/5978594/turn-a-raspberry-pi-into-an-airplay-receiver-for-streaming-music-in-your-living-room
Sem gozos, conhecem algum projecto com o rasp, que crie um espantalho electrónico para afugentar a passarada, reproduzindo sons diversos, mexer artefactos ou coisa parecida, quando detectem movimento ou som?
Pode parecer inadequado para este site, mas faz falta para implementar neste país…
Isso dá para ser feito com qualquer microcontrolador, basta uma simples PIC ou ATMega e alguns sensores para fazer algo do género…
Era interessante se o pplware “mostra-se” passo a passo como “construir” uma casa “inteligente”. Meaning… automotização… Fica a dica 😉
A ideia é interessante, mas não sei até que ponto o pessoal da pplware tem formação na área da automação. Isso é mais para o pessoa da eletrónica e automação. Isto sou eu a falar…
A automatização das habitações chama-se “domótica”
http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/67/43/
Eu sei disso. A minha área de formação passa também pela eletrónica.
Dentro da automação temos variantes como a automação industrial e a domótica.
Aos interessados pela automação caseira – domótica, aconselho verem o FHEM. é um software que pode correr num qualquer dispositivo com apache+php+perl que oferece já algumas ferramentas de administração e monitorização dos sensores e actuadores.
O único senão é mesmo o preço dos actuadores.
Já agora, a Automação industrial chama-se Inmotica, e já existem em Portugal bastantes projectos interessantes, em ModBUS e até mesmo em KNX/EIB
Eles têm conhecimento e formação, mas não é por mandares o “barro á parede” que ele cola… tenta pôr uma duvida que tenhas que estou certo que eles te ajudam.
Onde posso arranjar um raspberry pi mais barato possivel? Tendo em conta os portes tambem.
Encontrei outro dia um forum que falava em usar o raspberry pi como “camara” de vigilância… alguém sabe onde está isso? Já que vocês têm como ligar por wireless ao raspberry, e como ligar um disco externo no raspberry… gostava de ver como se faz para ao detectar movimento começar a filmar 😀
Existe um blog no seu início com algumas dicas: http://raspberrypipt.wordpress.com
Pimp my Pi! 🙂