Projecto Skool já em Portugal
Desde há alguns dias está disponível em português a tecnologia skool, uma ferramenta com soluções multimédia e recursos interactivos na Internet, orientados para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento dos alunos e potenciar o trabalho dos professores.
A Câmara Municipal de Castelo Branco e a Intel Corporation vêm desenvolvendo um projecto para a implementação deste projecto em língua portuguesa para a aprendizagem digital na Rede, uma ferramenta educativa de soluções multimédia criada pela Intel Innovation Centre para o seu uso no campo das ciências e da matemática quer por professores quer por aluno.
O projecto skoool é dirigido tanto a docentes como a alunos e suas famílias. O seu manejo simples, a coerência do seu desenvolvimento e a absoluta adaptabilidade do seu desenho, fazem do skoool.pt uma ferramenta educativa privilegiada que, baseada na potencialidade e especial motivação que oferecem as novas tecnologias, é ao mesmo tempo totalmente compatível com qualquer metodologia em uso.
Na sua primeira fase, skoool.pt proporcionará conteúdos e recursos digitais para o 3º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química, estando previsto num futuro próximo completar os conteúdos deste ciclo e a inclusão de conteúdos de outros Ciclos do Ensino Basico.
A estrutura transparente de todos os seus conteúdos, o apoio das narrações em áudio e as simulações audiovisuais, as propostas de auto-avaliação e de reforço de conteúdos, associados a um interface funcional, simples, cognitivamente significativo, explicam a razão pela qual diariamente milhões de utilizadores de todo o mundo acedem ao skoool, e fazem dele uma ferramenta de apoio.
Intel lançou pela primeira vez a tecnologia skoool em 2002, na Irlanda, para depois ser apresentado em 2004 no Reino Unido e posteriormente na Turquia e na Suécia. Tailândia, Arábia Saudita e África do Sul acolheram o lançamento desta tecnologia no ano passado e Espanha fê-lo durante 2007, no âmbito de um projecto conjunto com Portugal. A tecnologia skoool recebeu o prémio para o melhor Conteúdo Electrónico e Criatividade da Cimeira Mundial das Nações Unidas para a Sociedade da Informação, atribuído em 2003, bem como outros galardões na Irlanda e no Reino Unido.
A Câmara Municipal de Castelo Branco participa activamente no desenvolvimento do portal skoool.pt em língua portuguesa, como parte da sua actividade pública de fomento cultural e educativo; colabora no financiamento do Projecto e contribui, com a sua experiência, integrando a colaboração da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Castelo Branco no assessoramento relativo à adequação pedagógica dos conteúdos, estabelecendo também parcerias com os Centro de Formação de Professores e Centro de Competências locais para a formação e acompanhamento dos Professores envolvidos no Projecto.
Este projecto foi possível graças ao co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito da Iniciativa Comunitária Interreg IIIA Espanha-Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Correcção: não é skool, é skoool
Para kem quiser visitar, tem algumas coisas interessantes. Fica o link: http://www.skoool.pt
A câmara, vai mais longe e apoia mesmo as escolas na parte de infraestruturas, na rede Wi-Fi de cada escola e nos Computadores Portáteis para os alunos afectos ao projecto
Há outras câmaras que preferem apoiar os clubes de futebol com a construção de estádios ou a instalação de relvados artificiais no valor de 300.000 euros. São opções! Cada um tem o que merece e os albicastrenses devem merecer essse investimento na educação.
Parece-me muito interessante.