O Xiaomi Mi MIX 2S, prestes a chegar para análise ao Pplware, foi lançado pela marca chinesa como uma aposta clara naquilo que de melhor tem a tecnologia móvel atualmente. Design elegante e um ecrã 18:9 quase sem margens, a aposta na realidade virtual e realidade aumentada, carregamento rápido e desbloqueio através de reconhecimento facial, são apenas alguns dos seus atributos.
Agora, a sua produção poderá estar comprometida por violação de patentes.
A Yulong Computer Telecommunication Scientific, uma divisão da fabricante de smartphones chinesa Coolpad, acusa três unidades da Xiaomi, a Xiaomi Telecom Technology Co Ltd, Xiaomi Technology Co Ltd e Xiaomi Factory Co Ltd de utilização de propriedade intelectual da empresa sem autorização. No seguimento do processo, a Yulong exige que a Xiaomi pare imediatamente a produção de vários modelos de smartphones, nomeadamente do seu mais recente topo de gama o Mi MIX 2S.
A violação de patentes
A acusação alega que a Xiaomi usou ilegalmente o design utilizado no slot para os cartões SIM, patenteado pela Coolpad, e outras tecnologias relacionadas com a interface de utilizador que alguns smartphones Xiaomi integram. De notar que esta já não é a primeira vez que a Coolpad entra com uma ação contra a Xiaomi.
A Coolpad está a enfrentar uma situação financeira difícil, com uma queda dos lucros avultada, que coincide com a sua saída da alçada da LeEco.
Em comunicado, a Xiaomi informou que já solicitou às autoridades de patentes que invalidassem os direitos de patentes que são objeto do processo aberto em Shenzhen. Afirmou ainda que está disposta a cooperar totalmente na investigação ao lado das autoridades.
Sobre o Xiaomi Mi MIX 2S
O Mi MIX 2S está disponível em três versões distintas, duas de 6 GB de RAM, sendo que uma terá 64 GB e a outra 128 GB de armazenamento interno, e ainda uma outra versão que irá chegar com 8 GB + 256 GB de armazenamento interno. O processador que o equipa é o Snapdragon 845 com uma GPU Adreno 630. A versão da MIUI que o equipa é já a MIUI 9.5, desenhada sobre o Android 8, sendo o primeiro Xiaomi a suportar o ARCore da Google, dedicado às aplicações de realidade aumentada.
O ecrã deste novo Xiaomi ocupa 81,9% do painel frontal, tendo 5,99 polegadas e uma resolução 1080 x 2160 píxeis, com uma proporção de 18:9. Este ecrã tem proteção Gorilla Glass 4.
A fotografia sempre foi um ponto fraco da Xiaomi, mas com o lançamento do Xiaomi Mi Note 3 esse paradigma veio alterar-se e o Mi MIX 2S parece querer continuar a história de sucesso ao nível fotográfico.
Vem equipado com uma câmara dupla de 12 MP + 12 MP, com uma lente grande angular e outra telefoto, que permite fazer o efeito de fundo desfocado e ainda zoom ótico 2X. Inclui estabilizador ótico de imagem de 4 eixos e grava a 2160p a 30fps. A câmara frontal parece ter sido descurada, sendo que se mantém nos 5 MP com abertura f/2.0, tal como o seu antecessor.
Adicionalmente, o Mi MIX 2S inclui uma bateria de 3400 mAh com tecnologia de carregamento rápido e com suporte de carregamento sem fios. Tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0 e é dual-SIM LTE com suporte da banda 20.