Pplware

Linhas de produção das fábricas da TSMC pararam por culpa de um vírus

Cada vez mais os problemas de segurança têm um impacto maior, não apenas no roubo de dados, mas também na interrupção de serviços e de produções. Deixaram de ser uma questão dirigida aos utilizadores e são agora já visadas às empresas, às suas instalações e até às suas linhas de produção.

Foi precisamente isto que aconteceu este fim de semana, nas fábricas de um dos maiores produtores de processadores e chips. Várias fábricas da TMSC foram afetadas por um vírus e a empresa teve de interromper várias linhas de produção e até fechar algumas fábricas.


O problema da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. começou no final de sexta-feira, quando uma simples instalação de um software associado a uma nova ferramenta para as suas fábricas trouxe um dos maiores problemas que a empresa já conheceu.

Como aconteceu o pior problema de sempre da TSMC

O vírus presente neste software ganhou vida quando a máquina onde estava instalado foi ligada à rede da empresa. Em pouco tempo estava espalhado por várias fábricas e a fazer estragos de grande dimensão, obrigando algumas a serem fechadas e a ter a produção parada.

Um problema que afetará as receitas da TSMC

Tanto os dados da empresa como a informação confidencial não foram comprometidos. As necessárias medidas de segurança foram aplicadas e problema está controlado, mas a empresa espera que tenha um impacto económico significativo.

A TSMC espera que esse incidente cause atrasos na entrega e custos adicionais. Estimamos que o impacto na receita do terceiro trimestre seja de cerca de três por cento e o impacto na margem bruta seja de um ponto percentual. A Companhia está confiante que os envios atrasados no terceiro trimestre serão recuperados no quarto trimestre de 2018, e mantém a sua previsão de alta de receita de um dígito para 2018 em dólares dos EUA, dada em 19 de julho de 2018.

A maioria dos clientes da TSMC foram notificados sobre este problema, e a empresa está a trabalhar de perto com os clientes num novo cronograma para entrega das encomendas. Os detalhes serão comunicados a cada cliente individualmente nos próximos dias

Cerca de 80% dos sistemas afetados estão já novamente operacionais, mas espera-se que existam ainda problemas a serem resolvidos, estimando-se que hoje os problemas estejam totalmente resolvidos.

O impacto deste problema na produção da Apple

Por ser um dos maiores fornecedores de partes para o iPhone, ficou de imediato no ar a ideia de que este problema poderia afetar a produção dos futuros processadores dos smartphones da Apple.

A TSMC acabou por não confirmar ou rejeitar que este problema afetou a produção do iPhone. No entanto, e face às declarações da empresa, espera-se que tenham existido pequenas pausas na produção, o que se deverá revelar em problemas na entrega dos processadores da Apple.

Este problema é apenas mais um que mostra as vulnerabilidades que os sistemas têm e a facilidade com que um simples vírus consegue colocar em pausa várias fábricas com produções essenciais.

Exit mobile version