Cada vez mais os problemas de segurança têm um impacto maior, não apenas no roubo de dados, mas também na interrupção de serviços e de produções. Deixaram de ser uma questão dirigida aos utilizadores e são agora já visadas às empresas, às suas instalações e até às suas linhas de produção.
Foi precisamente isto que aconteceu este fim de semana, nas fábricas de um dos maiores produtores de processadores e chips. Várias fábricas da TMSC foram afetadas por um vírus e a empresa teve de interromper várias linhas de produção e até fechar algumas fábricas.
O problema da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. começou no final de sexta-feira, quando uma simples instalação de um software associado a uma nova ferramenta para as suas fábricas trouxe um dos maiores problemas que a empresa já conheceu.
Como aconteceu o pior problema de sempre da TSMC
O vírus presente neste software ganhou vida quando a máquina onde estava instalado foi ligada à rede da empresa. Em pouco tempo estava espalhado por várias fábricas e a fazer estragos de grande dimensão, obrigando algumas a serem fechadas e a ter a produção parada.
Um problema que afetará as receitas da TSMC
Tanto os dados da empresa como a informação confidencial não foram comprometidos. As necessárias medidas de segurança foram aplicadas e problema está controlado, mas a empresa espera que tenha um impacto económico significativo.
A TSMC espera que esse incidente cause atrasos na entrega e custos adicionais. Estimamos que o impacto na receita do terceiro trimestre seja de cerca de três por cento e o impacto na margem bruta seja de um ponto percentual. A Companhia está confiante que os envios atrasados no terceiro trimestre serão recuperados no quarto trimestre de 2018, e mantém a sua previsão de alta de receita de um dígito para 2018 em dólares dos EUA, dada em 19 de julho de 2018.
A maioria dos clientes da TSMC foram notificados sobre este problema, e a empresa está a trabalhar de perto com os clientes num novo cronograma para entrega das encomendas. Os detalhes serão comunicados a cada cliente individualmente nos próximos dias
Cerca de 80% dos sistemas afetados estão já novamente operacionais, mas espera-se que existam ainda problemas a serem resolvidos, estimando-se que hoje os problemas estejam totalmente resolvidos.
O impacto deste problema na produção da Apple
Por ser um dos maiores fornecedores de partes para o iPhone, ficou de imediato no ar a ideia de que este problema poderia afetar a produção dos futuros processadores dos smartphones da Apple.
A TSMC acabou por não confirmar ou rejeitar que este problema afetou a produção do iPhone. No entanto, e face às declarações da empresa, espera-se que tenham existido pequenas pausas na produção, o que se deverá revelar em problemas na entrega dos processadores da Apple.
Este problema é apenas mais um que mostra as vulnerabilidades que os sistemas têm e a facilidade com que um simples vírus consegue colocar em pausa várias fábricas com produções essenciais.