As vendas do iPhone 5C nunca foram as esperadas pela Apple. Este equipamento, dedicado a um público mais jovem e vendido com cores mais apelativas, sempre teve de se bater contra o iPhone 5S e aqui claramente perdeu.
Agora, e para terminar o seu ciclo de vendas, a Apple estará a preparar-se para interromper a sua produção a meio do próximo ano.
A notícia sobre o fim da produção do iPhone 5C foi apresentada pelo jornal Industrial and Commercial Times, de Taiwan, e dá conta da intenção da Apple terminar a produção deste equipamento.
Para além do iPhone 5C a Apple e os seus produtores de equipamento vão também terminar a produção do iPhone 4S.
As razões apontadas para o fim da produção do iPhone 5C são várias, mas centram-se sempre em dois pontos chave e que limitam para já estes equipamentos.
Em primeiro lugar a Apple precisa de aumentar a produção do iPhone 6 Plus, para conseguir aumentar as vendas deste e conseguir satisfazer os pedidos dos utilizadores.
As vendas do iPhone 6 Plus têm estado abaixo do esperado e a Apple precisa de as aumentar. Para isso vai com certeza lançar campanhas de marketing, que precisam de ser suportadas com aumentos de produção.
Por outro lado o iPhone 5C, e o 4S também, são os únicos equipamentos em venda que não têm presente o Touch ID, algo que a Apple quer tornar “obrigatório” nos seus equipamentos, para poder também fazer crescer o serviço Apple Pay.
A relação dos consumidores com o iPhone 5C nunca foi pacifica. Lançado para ocupar um nicho de mercado muito específico e que a Apple na altura não cobria, acabou por ser ofuscado pelo iPhone 5S, que com uma linhas mais maduras e com funcionalidades adicionais acabou por cativar os consumidores.
Depois de ter sofrido uma alteração na produção no início deste ano, altura em que passou a ser apenas disponibilizado na versão de 8GB, o iPhone 5C passou a ser, a par com o iPhone 4S, o equipamento de entrada de gama dos iPhones.
Com esta mudança a Apple fica presente no mercado com o iPhone 5S, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, garantindo assim uma oferta alargada e com características distintas para cada um dos modelos.