Pplware Cartoon: Foi Golo?!
O Campeonato do Mundo FIFA 2014 está a decorrer desde 12 de Junho. As surpresas têm sido muitas, as arbitragens polémicas mas tudo isto faz parte do futebol. Neste campeonato a FIFA decidiu recorrer à tecnologia para auxiliar nas decisões de golo…
O trabalho é do nosso colaborador Wilson Santos.
Uma das novidades deste mundial é a utilização da tecnologia de linha de golo.
Esta tecnologia dá a indicação ao árbitro principal da partida se a bola ultrapassou na totalidade a linha de golo, melhorando assim a qualidade da avaliação destes lances.
Por exemplo, no jogo França-Honduras um dos golos da França foi validado por este meio. Outras modalidades desportivas, como o ténis, já fazem uso das novas tecnologias para avaliar lances há alguns anos.
Porém, no futebol sempre se sentiu uma certa relutância em adoptar estas medidas, tendo como argumento que tiraria o "sal" do espectáculo.
O que pensam acerca da introdução de novas tecnologias na arbitragem do futebol?
Download: Foi Golo?!
Este artigo tem mais de um ano
Acho mais do que bem!
Confio mais na tecnologia do que nas pessoas. Mas neste caso, aliando a tecnologia ao julgamento dessas mesmas pessoas, acho que podemos tirar bom partido. Trazer alguma verdade em certos casos pelo menos.
EXCELENTE. Com o monte de corrupção no nosso pais.
Mais um excelente trabalho Wilson, parabéns :))
Muito obrigado 😀
Muito depende do ponto vista. Irá ser assim que deixará de haver corrupção? Não. Será assim que deixarão de existir polémicas? Não.
O árbitro se quiser arranjar um golo, arranja um penalti, uma falta, etc. No entanto acredito que daqui a uns anos até já isso seja automático ou que o árbitro já só lá esteja para apitar e dar cartões.
Acho uma medida um pouco desnecessária, inclui gastos estrondosos, e é uma situação um pouco rara, que são poucas as vezes que acontecem e que sem elas, visto serem um pouco incomuns, tira a essência do jogo e do que é o futebol.
Por outro lado, olhando ao Fair-Play, olhando à igualdade entre equipas, etc. não deixa de estar correcto, por aqui já não casos polémicos.
Concordo que continuarão a existir polémicas e também corrupção. No entanto, parece-me bem a introdução das tecnologias em prol da verdade desportiva. E acho que não faz sentido falar em gastos estrondosos porque o futebol há muito que é todo ele um gasto estrondoso: salários, estádios, etc.
Acho que se devia adoptar por usar este tipo de tecnologia também nas decisões de fora de jogo.
E mais dia menos dia estão robots a correr atras da bola e adeus espetaculo do futebol
O futebol já não é o que era……já nem parece futebol com tanta tecnologia.
Acho mal…..
Enumera as outras tecnologias sff
Mas os carros nem parecem mais carros oh pá.
Nem os telefones
É a tão falada modernidade, inevitável, mas adaptável.
Terry o seu comentario faz lembrar este video
https://www.youtube.com/watch?v=o5hdvwmX0go
Eu acho mais que justo mas só se devia de usar em casos duvidosos mas sim a tecnologia é para facilitar não compliquem.
Aproveitando esta tecnologia podem atribuir valores aos arbritos comparando os valores atribuidos pelo Homem VS maquina.
No final teriamos um racio e saberiamos quais melhores e os piores da modalidade podendo mesmo ser atribuidos premios ou sanções mediante tais factos.
Nem mais!!
O futebol anda neste “vai não vai” há alguns anos. Até onde será possível ter todos os clubes apetrechados com esta tecnologia?
Por outro lado, golos como o que a Inglaterra marcou à Alemanha em 2010 de certo que ajudariam a miupia da arbitragem.
Uma coisa coisa é certa. Só aprovaria esta inovação tecnologica no futebol. Ver se foi falta, fora de jogo, etc pela tv isso não.
pois, se não lá se iam os favores e os lucros da comunicação social… o futebol é um negócio e como tal não pode ser justo e genuíno, o lucro sempre estará acima da verdade desportiva!
E acabou de ser usada agora quando estava a ler o artigo.
Estranho…
E para além da justiça tecnológica também temos agora a justiça divina: Devia ter sido assinalado o pénalti contra a Itália e a Costa Rica acabou por marcar no minuto a seguir. 🙂
Pena isso não ter acontecido com Portugal :p