PplWare Mobile

Última hora: Portugal Telecom e brasileira Oi fundem-se

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mota says:

    Pedro, isto em “termos” diretos para os portugueses clientes da pt que efeito poderá ter?

    Eu gosto de pensar que com estas fusões o cliente sai sempre a ganhar. Lol

  2. Manuel says:

    Acesso a outros mercados – lucro – mais investimento – mais emprego – tarifarios mais competitivos – melhor infraestrutura

    • David Guerreiro says:

      Mais competitivos ou a mesma roubalheira de sempre? É que os tarifários mais competitivos em Portugal são os da concorrência e não da PT. Historicamente a PT sempre teve PVP muito elevado.

      • Mota says:

        Ya, aquela dos 15gb’s ilimitados ainda não me entrou cá.

        Isto pode ajudar é os imigrantes, se baixarem os preços.

      • Márcio Medeiros says:

        Aqui no Brasil também. Por estas terras a Oi foi a pioneira na tecnologia GSM na década de 1990 e sinônimo de promoções e boas tarifas. Hoje fica a desejar para concorrência em termos de qualidade de ligação, tarifas caras e péssimo serviço de telefonia e banda larga ADSL e ADSL 2+. Nas áreas onde provê banda-larga ADSL, a OI tem experimentado numerosas de clientes que estão a migrar para GVT (Vivendi) e seu excelente serviço de internet via fibra. Espero que a fusão melhore as duas empresas, mas sou cético quanto a isto.

  3. Fakir says:

    Excelente negócio. Uma tem sérias dificuldades em financiar-se, mas detém conhecimentos tecnológicos(PT) e outra está cheia de capital financeiro, mas vazia de conhecimentos (OI).Portanto, junta-se a fome com a vontade de comer.

    • Felipe Rei says:

      A Oi é a líder de mercado no Brasil, que tem uma população de quase 200 milhões contra 10 milhões de Pt (ou vc ACHA que a “área geográfica com cerca de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes” referida no post diz respeito a Portugal?).
      Então, eu me pergunto: COMO vc chegou a concluir que a Oi não tem conhecimentos tecnológicos?
      A bem da verdade, a brasileira Oi vai muito bem, obrigado, enquanto a europeia TIM (que deveria ter muito mais “conhecimento tecnológico”, segundo seu pensamento) é a pior operadora móvel do mercado, líder em reclamações e está à venda.
      Reflita.

      • Lucas says:

        Felipe, como você explica então as conexões da Oi na região Sul? A Oi foi muito bem enquanto operava só em SP e região, quando comprou a BrT passou a ser uma das piores operadoras do Brasil. Claro que conhecimento eles possuem, mas não existe interesse em investir. Espero que com a unificação com a PT (que já é uma das donas da Vivo) melhore os serviços na região Sul do Brasil.

        • Felipe Rei says:

          Veja meu comentário mais abaixo, em que transcrevo matéria do O Globo de hoje. Na verdade é a Oi que é dona da PT, e não o contrário (tanto que a PT só terá cerca de 38% das ações da nova empresa).
          Aliás, faz sentido, já que a base de clientes da Oi é absurdamente maior, assim como os ativos.
          Sobre a Região Sul, não conheço a realidade, mas me lembro que a coisa já não era boa na época das estatais (como a TELESC), então o problema deve ser histórico.
          Aqui no Rio, a Oi é ótima, e vou te explicar o porquê: havia aqui a TELERJ e a TELERJ Celular.
          A TELERJ (telefonia fixa) foi privatizada e virou Telemar (hoje Oi).
          A TELERJ Celular, privatizada, deu origam ao que hoje é a VIVO.
          A Oi, no nascedouro, não tinha rede móvel, e a construiu do zero. Por isso ela é tão boa aqui no RJ. Quanto aos outros estados (ela só entrou em SP, por exemplo, acho que em 2006), a Oi foi entrando mediante acordos com outras operadoras.
          Em suma: a rede deles aqui no Rio (e acho que no Espírito Santo) é própria. No resto do país, depende da rede de outras. O gargalo não é a Oi.
          Detalhe: eu só sei disso porque minha mulher trabalhou lá.

        • Pedro A. says:

          A PT já não é dona da Vivo, a participação foi vendida à telefónica à uns 2/3 anos.

      • Júnior says:

        Como você pode dizer que a Oi vai bem?
        A Oi presta um serviço porco em todo o Brasil ,só tem o mínimo de infraestrutura em capitais. Digo isso por experiência própria.

      • Prodígio says:

        A Oi é líder de mercado? Atrás da Vivo, da TIM e da Claro?

        Onde é que foi buscar essa informação? Num jornal dos anos 90?

        Não venha para aqui aldrabar.

      • Mario Junior says:

        Tu só pode estar de sacanagem cara.

        Ou então, só estar contando com a pequena área que a OI no Rio, em que ela utiliza Fibra Óptica, pois no resto do Brasil é um lixo do segmento de telefonia, internet, e etc.

    • Vítor M. says:

      Expressem-se sempre a pensar que, independentemente de portugueses ou brasileiro, estão pessoas, culturas e povos que sempre se ligaram.

      Agora, com esta fusão, tudo poderá melhorar em termos gerais para ambas as culturas.

      RESPECT!

      • Mota says:

        Eu acho que aqui o que eles querem saber menos é das culturas ò Vitor 😀

        Mas confesso que desconhecia a atual situação da OI, veremos.. Enquanto cliente PT que sou não posso reclamar com nada mas de facto esta noticia preocupa-me.

  4. Rui says:

    Boas notícias para os accionistas e para Zeinal Bava, más notícias para a PT, Portugal e os portugueses!

    Não comungo das opiniões que descrevem, pelo contrário vai haver menos emprego. Não conheço nenhuma fusão no fundo em que o resultado final não seja o despedimento de milhares de trabalhadores.

    Estão a esquecer-se que a PT como empresa desaparece, a sede passa para o Brasil e ninguém garante que não aconteça o mesmo que na Cimpor (os brasileiros ficaram com os activos, ou seja, as fábricas e mandaram o endividamento, ou seja, a conta para a Cimpor, resultado, a Cimpor está atolada em dívidas e não admirava nada que fechasse portas).

    Ao contrário do que dizem, a OI está descapitalizada (os accionistas da oi retiraram muitos dividendos e esqueceram-se de investir nas insfraestruturas). Não tenham dúvidas que a PT é muito melhor gerida que a OI, mas…. é mais pequena. A PT vai estar em declínio, não tenham dúvidas. Boas notícias para a fusão Zon/Optimus, que assim deixa de ter o seu concorrente concentrado em Portugal (a cabeça, ou sede, passa para o Brasil), aqui vai ficar uma mera subsidiária com 1 data center…..

    • Alberto says:

      Exactamente,

      Não há fusão sem reestruturação, assimilação de departamentos, etc… obviamente que vai haver é despedimentos em grande escala, ao contrário do que estavam aqui a apregoar.

      Eu presenciei e vivi 2 situações em duas multinacionais e o resultado é sempre o mesmo. A estratégia de fusão passa obviamente por despedir gente.

      Quanto à oferta e redução de preços não há 1 único serviço da Pt que conheça que seja barato ou competitivo. E os que apregoam baixar é apenas porque a concorrência oferece melhor e mais barato, mesmo assim…

  5. Rafael says:

    E a continuar a fugir com os lucros para a Holanda…

  6. Pedro Cavaleiro says:

    Isto vai melhorar a minha internet? Que pago 4Mb e tenho 1.5Mb super instáveis? Claro que não há mais de 5 anos que reclamo esta porcaria só fica pior.
    Apenas sou cliente da PT pk a net móvel independentemente da rede são muito lentas

    • Manuel says:

      Mais capital – mais investimento – mais infraestrutura – mais fibra á porta da sua casa.

      Cumps

      • Nelson says:

        fibra a porta, o tanas!

        anda agora aí uma empresa, a dst a instalar serviço de fibra pelas zonas rurais. a PT, jazuz, anda-se a agarrar aos seus clientes ADSL precário como uma lapa.

        PT é sempre de evitar, pelo menos para clientes residenciais. pior empresa não pode ser, então a assistência pós venda… devia ser levada à lei

    • Dogzilla says:

      Todos os tarifários em linhas de cobre são até um determinado valor, no teu caso é até 4Mb. É óbvio que não pode ser instalada uma velocidade superior caso a linha não suporte, senão nem serviço tinhas, de todo.

      Segundo o valor que referes, a classe técnica instalada deverá ser de 2Mb. Caso esse valor esteja a ser visto no router, aconselho vivamente uma chamada para o 16209 porque a linha está configurada com valores superiores ao que permite e é por esse motivo que a linha está instável.

      As linhas de cobre estão a entrar em desuso por isso duvido que hajam melhorias nesse aspecto, mesmo tendo em conta esta fusão.

  7. Lagunna says:

    Se não acontecer o mesmo que aconteceu à TAP!?

    Bem hajam!

  8. PMalhante says:

    espremendo o termo “fusão” isto significa exactamente o quê? Que a nossa PT foi comprada pela brasileira OI? Da qual já detinha percentagem? E o Zeinal, antecipando este evento, já tinha ido para a presidencia da OI preparando este acontecimento?
    Posso estar a ser um pouco demagógico mas parece-me que vamos ficar sem a “nossa” empresa de comunicações … estamos em saldos! Vai tudo EDP, PT, …

    • Rui says:

      A fusão é a OPA dos pobres, porque pode nem sequer envolver nenhum dinheiro. Numa OPA, uma empresa compra a outra, numa fusão é exactamente a um casamento, juntam os trapinhos, bens, dívidas….. tudo!

      • JJ says:

        Numa OPA, acontece o mesmo! A empresa ao comprar, compra tudo, incluindo as dividas! Nesse aspecto é igual.

        Uma fusão, é realmente a junção das duas empresas, tendo em conta que a outra empresa já pertencia a outra.

        A Oi já pertencia a PT (a PT era quem tinha mais acções da Oi). A PT não iria comprar algo que já era sua…

        Isso é semelhante ao que aconteceu a ZON e Lusomundo, eram duas empresas diferentes, mas eram as duas da ZON, fundiram-se e a Lusomundo, passou a chamar-se ZON Lusomundo.

        • Rui says:

          Numa OPA é diferente, uma empresa compra a outra (normalmente a empresa adquirida desaparece). Numa fusão, avaliam ambas as empresas e juntam tudo, neste caso os accionistas da PT ficam com 38% da futura empresa e os accionistas da OI ficam com os restantes 62%.

          Estás confundido, a OI não pertencia à PT, nem a PT à OI, existia sim participações cruzadas entre ambas, mas sem controlo de gestão. A PT tem cerca de 25% da OI (várias participações) e a OI tem 10% da PT. No caso da fusão estas participações cruzadas funcionam como acções próprias da futura empresa.

          • JJ says:

            Exacto. Por isso disse que a PT tem mais acções da Oi do que qualquer outro accionista individualmente. É o accionista que detém o maior numero de acções.

            Logicamente não quer dizer que manda na empresa, por lá esta, tem apenas uns 30% da empresa. Mas já tem muito peso nas decisões.

      • JJ says:

        PS.: Isto é uma estratégia para tornar difícil de acontecer o que aconteceu com a VIVO. Dificultando eventuais OPAs.

        Por exemplo quando a Sonae tentou fazer uma OPA a PT, só pretendia a empresa TMN. A CMVM é que não validou o negocio.

        Com isso a PT fundou a TMN (que era uma empresa sua) ao grupo PT. Assim, a TMN não é uma empresa sozinha e não pode ser comprada individualmente, pois a empresa mãe é a PT, TMN passou a ser uma marca/empresa da PT e não uma empresa individual.

    • JJ says:

      A PT era o maior accionista da “Oi”, obteve essa posição na altura em que a Vivo foi comprada pela Telefónica.

      Ou seja esta fusão, não é propriamente a Oi comprar a PT ou vice versa. Antes é a Oi a passar a ser controlada pela PT, pois é que detém mais accionista.

      Podemos dizer que são empresas diferentes, mas quem controla as duas é a apenas uma, neste caso a PT.

  9. J. F. SOUSA says:

    Quem pensa que fusão é sempre um negócio bom, está redondamente enganado. Em fusões, sempre há desemprego, e também não é garantia de melhora nos serviços prestados. Podem ter certeza de uma coisa: muitos perderão emprego, não haverá um só emprego a mais em razão desta fusão. Ainda para complementar, em termos de tecnologia a Portugal Telecom não está à frente da OI, mas está bem atrás em termos financeiros.

  10. Asdrubal says:

    Como se irá chamar a nova empresa?

  11. Rui says:

    A empresa vai chamar-se CorpCo

    Um nome estranho sem dúvida!

  12. Felipe Rei says:

    Após ler os comentários deste post e perceber certa confusão – teve até gente dizendo que a PT era acionista majoritária da Oi porque a Telefónica comprou a Vivo (o que é um absurdo, porque são empresas diferentes a Oi e a Vivo) – fui pesquisar nos jornais locais e encontrei exatamente o contrário: a Oi é a maior acionista da PT, de acordo com O Globo: http://oglobo.globo.com/economia/portugal-telecom-oi-assinam-acordo-para-fusao-10221929

    • JJ says:

      A PT ao vender a Vivo a Telefónica, incluindo no negocio estavam acções da Oi. A PT aproveitou o encaixe financeiro com a venda da Vivo, para comprar mais acções da Oi.

      Agora, não sei até que ponto pode dizer que a Oi é o maior accionista da PT: http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidores/Grupo/ParticipacoesQualificadas/partqual.htm
      (Nem se encontra na lista dos principais accionista.)
      Já a PT tem mais de 38% da acções da Oi.

      • Felipe Rei says:

        É como eu disse acima: “de acordo com O Globo”.
        Pois o sacana do Jornal mudou o texto. Se vc abrir o link que mandei, agora diz o seguinte: ” uma das principais acionistas da operadora brasileira”.

    • Rui says:

      Filipe, estás enganado. O JJ já explicou e eu também o que aconteceu no passado. A PT e a Telefonica eram donas em 50% cada da VIVO, a Telefonica comprou a VIVO por 7,5 mil milhões de Euros e a PT com metade desse dinheiro comprou aproximadamente 25% do capital da OI (várias operações complexas, uma vez que a própria OI nasceu à relativamente pouco tempo de uma fusão de várias operadoras). No acordo entre ambas as empresas e accionistas, a OI comprou 10% do capital da PT. Mas a OI não é o maior accionista da PT, é um dos maiores, mas à frente tens o BES e a RS Holding, só depois vem a OI com 10%.

  13. Abílio says:

    OI???
    UI!!!

  14. Rui says:

    Noticia não é verdadeira.. Ainda não se fundiram! Como descrito é o primeiro passo.. ou tvz não com o Zeinal Bava a presidir ambas companhias..
    Mas voltando, pode como pode não acontecer..ainda não é uma realidade!

  15. Pedro A. says:

    Isto significa que a futura empresa vai centrar os seus investimentos no Brasil, e vai desinvestir cá em Portugal.
    Estamos bem arranjados estamos…

  16. Scheldon says:

    Não sei quanto a outra empresa, mas a OI Brasil é um lixo completo.

    • Rui says:

      És brasileiro? 🙂

      Também tenho a noção de que a OI passa por muito maus lençõis, por isso foi imposto o Zeinal Bava para gerir a OI. A PT consegue gerar muito mais dividendos aos accionistas e já não consegue crescer mais. A OI tenho a ideia que os accionistas querem é receber dividendos e deixam a empresa sem dinheiro para investir em infraestruturas.

      • Scheldon says:

        Sim, sou brasileiro, tenho muita esperiencia com a OI e congêneres, espero que essa nova gerência ponha as coisas nos trilhos, é a única coisa que falta já que dinheiro para investir a OI tem de sobra.

  17. arkan says:

    Noticia pessima para os Brasileiros, ainda mais eu que uso Oi, e serviços adsl e fixo, e movel Oi., A oi ja era uma coisa ruim agora com essa união imagino como séra os serviços.

    Pessima noticia, e ja avaliando uma mudança para outra operadora fixa, adsl, e movel.

    Realmente a definição para isso é Oi e pt FUnDE Se, mesmo.

    • Rui says:

      Para os clientes da OI, a notícia é boa, o Zeinal Bava vai meter na linha a OI. Não é preciso fazer muito, basta levar para o Brasil o que a PT faz em Portugal.

      O maior problema é que a OI não tem dinheiro para investir nas redes que opera.

      Os portugueses é que tem de estar preocupados, a qualidade pode caír, desinvestimentos, etc. Mas não tenham dúvidas, a PT é claramente superior a nível tecnológico em relação à OI.
      Podes por exemplo ver o que é a VIVO, o que é hoje pode agradecer à PT e ao dinheiro lá investido (quase levou a PT à falência, por isso a PT vendeu 50% à telefonica….. e esta viu que tinha em mãos uma mina de ouro e comprou os restantes 50%).

      • Scheldon says:

        Na verdade dinheiro para investir não é problema, como toda a empresa de telecomunicação brasileira ela fatura muitos bilhões, porém a mesa diretora prefere colocar a grana no bolço ao invés de investir.

  18. Fakir says:

    Segundo o pessoal do Brasil, a OI padece de problemas estruturais, que seguramente serão superados com o knowledge da PT.Mas a junção, tem como objetivo o mercado PALOP/Brasil e terá sido a salvação da PT, que há pouco tempo se safou de um take-over hostil, proveniente da China.

    • Rui says:

      Sou gestor e acompanho de perto o mundo dos negócios (muitas vezes ao dia) e nunca vi ou li essa história dos chineses lançarem uma opa sobre a PT. É verdade que a PT estava muito vulnerável, não tenho dúvidas que se não houvesse crise, a PT tinha muitos interessados. Para quem não sabe, a PT é uma das mais avançadas empresas de telecomunicações no mundo! Estará nas 3 melhores e mais avançadas do mundo!

      Fakir? Os rumores que ouviste, provavelmente são os mesmos que diziam que os chineses estavam interessados no BCP, fez as acções subir 100% para 0,18€ e depois caíram a pique! Há muitos interessados nestas manobras e com isso ganham muitos milhões de euros. Um dos papagaios que falou no interesse chinês no BCP foi o Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Secalhar ouviste o mesmo a falar desta vez sobre a PT 🙂

  19. Carlos Pinheiro says:

    Explode PT, explode…

  20. Alexsandro says:

    Trabalho para uma empresa de telecomunicações brasileira e sei por experiência própria que o grande problema está em oferecer serviços de qualidade a todos os clientes…Quem mora em grandes capitais de estado até tem sorte mas quem mora em cidades mais pequenas tem muito o que reclamar. Não vou dar detalhes mas o mesmo se passa em Portugal com a PT que não é capaz de cobrir todo o pais com sinal TDT por exemplo.

  21. Thomas says:

    A OI é uma desgraça no brasil, tem perdido assinantes constantemente depois que seu Ex presidente disse que brasileiro nao precisava de mais que 1m de banda.
    Se recusou a obedecer normas da Anatel e tentou boicotar as decisoes publicas do orgao.

    Finalmente a fracassada OI conseguiu um macaco gordo pra se segurar antes de afundar.

  22. Nochoi says:

    E agora começam os despedimentos sem se perceber o motivo, ou melhor, o motivo é a ganância dos administradores que cada vez mais mostram que não percebem disto. Se não fossem as pessoas (muitas vezes pessoas de empresas externas)que têm gosto no que fazem e que lançam ideias para os produtos da PT. Senão não existiria o Meo Go nem Music Box nem nada disso. Mas agora despedem e esperam que o que três pessoas faziam seja apenas feito por uma no mesmo tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.