Pplware

Portugal e Marrocos poderão ser “ligados” por cabo eléctrico

De acordo com algumas informações, Portugal produz energia eléctrica em excesso, em especial renovável.

Nesse sentido, está a ser estudada a viabilidade de instalar um cabo eléctrico submarino entre Portugal e Marrocos com o objectivo de exportar a energia em excesso a preços mais elevados.

De acordo com a agência Lusa, o Ministro da Economia, Caldeira Cabral, acredita que há viabilidade da interligação eléctrica entre Portugal e Marrocos.

A integração do mercado energético é do interesse nacional, é algo que o país tenta reforçar há muito. Sempre se pensou que seria por França, mas Marrocos é uma oportunidade muito interessante.

Quando há excesso de produção de energia estamos a perder valor ou, como tem estado a acontecer, a escoar para Espanha a muito baixo preço. Havendo um mercado para escoar que tem apetite de comprar, ela será vendida a mais alto valor reduzindo o défice tarifário e reduzindo depois os custos para os portugueses.

Ministro da Economia, Caldeira Cabral

Caldeira Cabral revelou ainda que a “autoestrada da energia” entre Portugal e Marrocos, deverá receber luz verde após os estudos que vão avançar de imediato. Os resultados deverão ser conhecidos no final do ano.

Esta oportunidade é muito importante para Portugal. Não nos podemos resignar à ideia que vivemos numa península…o avanço com Marrocos é um exemplo de cooperação que deve ser visto pelos países da Europa que têm tido menos empenho” no investimento de interligações.

Caldeira Cabral

Portugal esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável

Depois de vários investimentos na área da energia, Portugal tem curiosamente um excesso de produção de energia eléctrica, mais especificamente na energia renovável. Marrocos regista um consumo elevado de energia, importando cerca de 95% da energia consumida, e tem um plano de investimento considerado “ambicioso” na área das energias renováveis até 2030.

Exit mobile version