Portal da Saúde: Conheça 3 funcionalidades interessantes
Foi em 2016 que foi inaugurado o Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que visa oferecer os melhores serviços aos cidadão. Desde essa data esta plataforma tem vindo a ganhar várias funcionalidades e também a disponibilizar vária informação sobre os utentes.
Conheça algumas das funcionalidades desta plataforma.
Acedendo ao portal do Serviço Nacional de Saúde é-nos apresentado um menu que nos permite facilmente escolher o que pretendemos. Para este artigo vamos explorar três funcionalidades: Episódios de saúde, Medições e Calculadora de Risco da Diabetes.
Episódios de saúde
Depois de se autenticar na plataforma e caso pretendam saber quais os vossos episódios de saúde, basta que acedam a Resumo Saúde e depois escolham a opção Episódios de saúde. Aí dentro é possível ver as nossas idas às urgências e também as receitas que foram passadas pelos médicos.
Medições
Ao nível das medições, o utente pode registar as suas medições de saúde que poderão ser consultas pelo seu médico. Pode registar valores relativos ao índice de massa muscular, glicemia, tensão arterial, colesterol, etc. Os dados são posteriormente apresentados numa tabela ou através de um gráfico.
Calculadora de Risco
No âmbito do programa «Não à Diabetes», a Área do Cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem disponível a calculadora de risco da diabetes. Com o objetivo de massificar a sua utilização na despistagem do risco da doença, atuando de uma forma ainda mais efetiva e preventiva, foram adicionadas novas opções associadas à calculadora
Além destes serviços e funcionalidades existem muitos outros que podem ser interessantes. Para ver todos, acedam ao Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde usando o vosso número de utente ou então usando o cartão de cidadão.
Conhecia estas funcionalidades?
Este artigo tem mais de um ano
O sistema funciona mesmo bem… fui a uma urgência em Setembro e podia ler: “Informação actualizada à 1 minuto” e mostra 1 pessoa com pulseira amarela quando à minha volta estão, nó mínimo, 6 pessoas.
Sim, o sistema não funciona bem e por vezes simplesmente não funciona, o que é pena pois simplificaria bastante algumas coisas como marcação de consultas ou pedido de medicação para doenças crónicas.
Peço desculpa. “Glicémia” não existe (tal como não existe “alcoolémia”. Glicemia e alcoolemia, se fazem favor. Ou então, por uma questão de coerência, passem a dizer (e a escrever) “anémia”, por exemplo.
José, é o próprio portal que indica com acento…e parece que as duas formas estão correctas:
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/5171
Mas obrigado pela info.
Sou só eu que não consigo autenticar-me com o CC?
Para quando o acesso ao portal da saúde. Faz tempo que tento aceder e recebo como resposta que se encontra em manutenção…
Uma vergonha remetem-nos para a internet e depois não há condições de lá chegar por esta via.