Pplware

Piratas informáticos: Instituto de Defesa Nacional atacado

Os ataques informáticos a organismos do Estado são frequentes e nem as notícias que revelam que a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) está a fazer o seu trabalho são dissuasoras.

Agora, o Ministério da Defesa confirma que computadores do Instituto da Defesa Nacional foram atacados por piratas informáticos no final do mês passado e início deste mês.

Segundo uma fonte governamental, em declarações à Lusa, no final de fevereiro e início de março, os computadores, pelo menos dois, do Instituto da Defesa Nacional foram atacados por piratas informáticos.

Aparentemente, o ataque foi resolvido sem que tenham existido quaisquer consequências ou perdas, sendo este considerado o primeiro ataque informático de 2017 ao Ministério da Defesa Nacional. Já há um ano, este organismo já havia sido atacado, também sem consequências a registar.

O Instituto da Defesa Nacional é tutelado pelo Ministério da Defesa Nacional, com sede em Lisboa, e tem como função a investigação, formação e divulgação das questões associadas à defesa nacional e segurança internacional.

Recorde-se que ontem foi detido o mais jovem hacker por participação em ataques informáticos a sites do Estado e de empresas de grandes dimensões, estado acusado dos crimes de sabotagem informática e acesso ilegítimo a dados, segundo a PJ. Especula-se ainda que o jovem tinha ligações ao grupo Anonymous.

Exit mobile version