Perder a carteira é uma “dor de cabeça”, especialmente se a mesma tiver lá dentro todos os nossos cartões. Carta de condução, cartão de cidadão, cartões de crédito e débito são alguns dos exemplos de cartões que perdemos com a carteira e nesse sentido é preciso agir o mais rápido possível.
Se teve a infelicidade de perder a sua carteira, saiba o que deve fazer já.
Apesar de todos os mecanismos atualmente disponíveis, perder a carteira com documentos continua a ser uma “carga de trabalhos”. Relativamente aos cartões é importante que comunique às autoridades e cancele os mesmo para que não seja alvo de qualquer fraude ou até mesmo furto de identidade. Se perdeu a sua carteira deve então seguir os seguintes passos:
#1 – Cancelar Cartões de Crédito e Débito
Uma das primeiras ações que deve realizar é notificar o banco e solicitar o cancelamento dos cartões de crédito e débito, evitando assim cobranças indevidas.
Além do seu banco, pode também ligar para a SIBS através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 e pedir o cancelamento imediato dos cartões.
Após o cancelamento, deixa de ter responsabilidade sobre qualquer tipo de movimentos.
#2 – Informar as Autoridades Policiais
Não se esqueça de fazer uma participação às autoridades competentes, seja à PSP ou GNR, e pedir uma prova da participação. Não sabendo se a carteira foi perdida ou roubada, este passo é muito importante para que posteriormente não lhe possam imputar responsabilidades (especialmente no uso do cartão de crédito).
#3 – Cartão de Cidadão também foi perdido
Se o seu Cartão de Cidadão (CC) também estava dentro da carteira então deve também informar as entidades competentes do sucedido.
No caso do CC deverá proceder à sua renovação que poderá ser feita presencialmente nos Balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado, nos balcões do IRN nas Lojas de Cidadão que disponibilizam o serviço, nos Postos Consulares Portugueses, nos Postos de atendimento ao Cidadão – RIAC – Açores ou nos Serviços de atendimento da Região Autónoma da Madeira.
Caso pretenda também pode pedir a renovação através da Internet (aqui). Como não tem o CC terá de fazer obrigatoriamente a autenticação usando a Chave Móvel Digital.
#4 – Carta de condução perdida
No caso da carta de condução, se esta foi extraviada ou roubada, faça a requisição da emissão de uma 2.ª via online. O pedido da 2.ª via ou duplicado da carta de condução pode ser efetuado através dos Serviços Online do IMT, ou presencialmente, num balcão do IMT, num Espaço do Cidadão ou num Parceiro do IMT.
Pode também fazer online. Saiba quais os passos que tem de realizar aqui.
#5 – Renovação – Preços
Cartão de Cidadão
- Até completar 25 anos:
- Pedido normal com entrega em território nacional – €15,00;
- Pedido normal com entrega no estrangeiro – €20,00;
- Pedido urgente – €30,00;
- Pedido extremo urgente com entrega no próprio dia do pedido ou no prazo de 1 dia útil – €50,00;
- Pedido urgente com entrega no estrangeiro – €45,00.
Após completar 25 anos:
- Pedido normal com entrega em território nacional – €18,00;
- Pedido normal com entrega no estrangeiro – €23,00;
- Pedido urgente – €33,00;
- Pedido extremo urgente com entrega no próprio dia do pedido ou no prazo de 1 dia útil – €53,00;
- Pedido urgente com entrega no estrangeiro – €48,00.
Serviço externo:
- Pedido de realização de serviço externo é de € 40,00, que acresce às taxas de renovação do cartão.
Carta de Condução
O custo para a emissão de uma segunda via da Carta de Condução é de 30 euros. Se o condutor tiver idade igual ou superior a 70 anos o valor é apenas 15 euros. Se o pedido for realizado online existe um desconto de 10%. Por norma, o envio demora 10 dias.
#6 – Serviço de Perdidos & Achados
O portal dos Perdidos & Achados é um serviço inovador prestado aos cidadãos e visa permitir uma pesquisa rápida e simples sobre bens achados que foram entregues às forças de segurança (GNR e PSP).
Se encontrar objetos, valores ou documentos abandonados em espaços públicos deve proceder imediatamente à sua entrega às autoridades ou a outras entidades que possuam estruturas de receção de objetos perdidos, como é o caso de empresas transportadoras ou grandes superfícies comerciais.