Página de Fans de Mark Zuckerberg no Facebook hackada
Por muito que não queiramos, todos estamos expostos na Internet à (má vontade) de um grupo de indivíduos que lutam da sua forma muito peculiar contra o "sistema". É a versão mais moderna de um tipo de revolta contra tudo o que é e está estabelecido. Por norma esses "ataques" expressam-se na forma de ataques a sites ou a serviços e apenas pretendem dar a conhecer ao mundo os seus feitos e as suas causas.
Desta vez a vítima foi um pouco inesperada e vem mostrar que por mais segurança que seja aplicada, ninguém está imune a este tipo de ataques. A vítima desta fez foi a página de fans de Mark Zuckerberg, dono e inventor do Facebook.
A forma do ataque veio na forma de uma mensagem muito estranha, publicada esta tarde na página de fans de Mark Zuckerberg. O texto era muito estranho e claramente não foi colocado pelo dono da página.
Em poucos minutos essa mensagem reuniu mais de 1800 "likes" e mais de 500 comentário. O texto colocado pelo suposto hacker apelava à transformação do Facebook num negócio social, da mesma forma que Muhammad Yunus, prémio Nobel da Paz em 2006, o descreve.
A página de Fans de Mark Zuckerberg foi prontamente retirada do ar e encontra-se por agora inacessível.
Let the hacking begin: If facebook needs money, instead of going to the banks, why doesn’t Facebook let its users invest in Facebook in a social way? Why not transform Facebook into a ‘social business’ the way Nobel Price winner Muhammad Yunus described it? http://bit.ly/fs6rT3 What do you think? #hackercup2011
O texto remete no seu final para um link, que aponta para um artigo da Wikipédia, onde são descritos os princípios e a filosofia desse negócio social. Outra curiosidade é a tag que é colocada no final do texto - #hackercup2011. A Hackercup é uma competição de programação anual, patrocinada pelo Facebook, onde os hackers competem entre si para ganharem fama, fortuna, glória e a possibilidade de tentarem ser os melhores do mundo. Será que este ataque está relacionado com esta competição? Será esta a forma suprema de mostrar que quem o fez é o melhor hacker do mundo?
Concursos e mensagens politicas à parte, este ataque vem mais uma vez provar que mesmo as empresas e os utilizadores mais preparados e protegidos estão sujeitos a situações destas. Basta um momento de distracção e podemos ver comprometido o nosso perfil na Internet e dados que tenhamos ali guardados. Desta vez foi, aparentemente, apenas a página de Fans de Mark Zuckerberg, mas para a próxima pode ser bem pior. Estejam atentos!
Homepage: Facebook
Este artigo tem mais de um ano
isto sim XD
é que é a vida
Não será isto então uma grande forma de promover essa tal competição de Hackers? 😉
Bem pensado ;D
quem é que disse que foi um ataque?
li a noticia toda duas vezes e não consegui perceber quem disse que foi um ataque.
…isso porque a redacção é parcamente rigorosa.
“Será esta a forma suprema de mostrar que quem o fez é o melhor hacker do mundo?”
O Facebook não usa SSL nas páginas comuns, por isso pode ter sido apenas um “pequeno” sniff 🙂
Mas nunca se sabe, é estranho… e engraçado!
Nuno Peralta | http://nuno.iorbix.com
… Pode acontecer a qualquer um de nós, todos temos pequenos lapsos e distracções que nos podem originar grandes prejuízos.
No entanto deixou uma mensagem com uma ideia interessante
Dentro do contexto desta competição criada pelo próprio Facebook, não há melhor publicidade ao próprio evento do que um hacker “hackar” a página de fans do criador…
Facebook HackerCup
“Facebook Hacker Cup 2011 is Facebook’s first ever annual and international programming contest where hackers and programmers will compete against each other for fame, fortune, glory and a shot at the coveted Hacker Cup. The contest comprises three online rounds which you can take part in right from your home. The fourth and the final round will be held at Facebook’s headquarters in Palo Alto.”
http://www.facebook.com/hackercup
Fantastico,
Alguém é capaz de dizer o “truque” para colocar os posts de um blog no mural de uma página de fans tal como a do pplware?
este hacker já ganhou lugar no quadro da empresa do Facebook!
Graças a Deus que ja alguem se lembrou de tentar derrubar esse maldito facebook, devia de ser irradiado de vez essa rede social…se for preciso assinar ou outra coisa qualquer eu tou ca…Abaixo com essa treta
Pode ser publicidade gratuita ao evento, mas também pode ser a demonstração de que ninguém está seguro na web!
Já agora recomendo este artigo http://tinyurl.com/65j6rtk com algumas dicas importantes de segurança.
Por acaso existe alguma palavra “hackada” no vocabulário da língua portuguesa?…
Será assim tão difícil ao(s) editor(es) de conteúdos deste site encontrar(em) um sinónimo para esta palavra?
Claro que um toque de estrangeirismo é bem, ou seja, é chique, é snob, sei lá… e sempre dá um ar de “inteligente” à coisa.
É preciso muita lata, “hackada” não existe no dicionário e “snob” existe?
o que não fala são palavras que por não terem tradução tevesse de inventar nomes estupidos em português, e que hoje nem damos conta disso mesmo, um exemplo é sitio, em vez de site. acho que não tem de ser tudo traduzido, hack chega e sobra!!
Se foi de facto acto de hacking: BEM FEITO.
Se não foi… onde vamos parar com gente a fazer marketing deste genero?! duh…
Se um site como o Facebook não usa https, acho que está tudo dito, não sei como é possível.
O Facebook suporta HTTPS e mesmo assim, nao evitaria o ataque. O HTTPS encripta a informacao HTTP trocada entre o cliente e o servidor, mas nao evita que falhas sejam exploradas no HTTP.
https://www.facebook.com/
Fiquem Bem!
HA HA!! Como diria o “Nelson”
Eu gostava de apanhar era o hacker do nosso dicionário, o do acordo ortográfico. A esse do facebook, aplaudo-o!