A Apple tem crescido de forma sustentada mas há uma parte que não pode ser esquecida: os clientes. A legitimidade de colocar produtos no mercado a preços elevados aumenta a responsabilidade de oferecer aos utilizadores serviços igualmente elevados, caso contrário o cliente sente-se prejudicado.
No panorama geral, a Apple tem feito um trabalho concreto para se aproximar do utilizador… mas há muito ainda a melhorar!
Depois do problema dos MacBooks Retina, que levou milhares de utilizadores a reclamar dos ecrãs a descamar, são muitos mais os milhares de clientes afectados com problemas trazidos pelo novo OS X, o El Capitan. É caso para perguntar: Então Apple?
El Capitan… o comandante dos problemas
O novo OS X El Capitan trouxe dezenas de novas funcionalidades, algumas inovadoras ao ponto de mudar conceitos de utilização. Mesmo que nenhum sistema seja livre de problemas, este novo sistema operativo da Apple trouxe tantos que já lhe atribuíram o cognome de “El Crapitan”… ou o Capitão da treta!
Alguns dos problemas reportados desde há vários meses, ainda em versões beta, foram corrigidos mas muitos ficaram e outros apareceram no último update. O modo errático como estes comportamentos se espalham pelas máquinas faz prever que há um suporte ainda deficiente no que toca ao enorme “parque” de computadores abrangido pela actualização do sistema.
Estas são algumas das queixas que ecoam pelo mundo da Internet:
Airdrop não funciona convenientemente
São já vários utilizadores que têm reportado este problema. Não conseguem usar o AirDrop do entre o iPhone e o iMac ou Macbook (que é o nosso caso). Contudo, entre o MacBook Air, MacBook Pro e iMac tudo funciona correctamente, estes apenas não encontram iPhones.
Quando chegamos ao iPhone, ele também não consegue detectar os computadores da Apple, simplesmente não conseguem ligar-se ao Airdrop dos iMac e MacBook. Mesmo estando tudo correcto, debaixo da mesma rede Wi-Fi, estando Visível para Todos e com o Bluetooth ligado em ambas as pontas… nada… simplesmente não há emparelhamento e nem sequer há pelo meio qualquer Firewall. O Airdrop recusa-se a funcionar!
El Capitan torna as aplicações L E N T A S… L E N T A S
Por vezes perde-se tempo demais à espera que o sistema se despache. A “bola de praia”, agora também redesenhada é uma constante, como se fosse para se exibir. Se lhe acontece a si também, não está sozinho! Na Web, nos muitos fóruns, não faltam reclamações.
Seja no Safari, no Word ou noutro qualquer software, o El Capitain tem tempo para o abrir e para fazer tarefas básicas, é péssimo para o stress, cada vez está mais lento e não é só em máquinas mais antigas, nós temos o mesmo comportamento num iMac 5K com 32GB de RAM… Simplesmente, a máquina está mais lenta.
Quando colocamos um browser aberto lado a lado, a janela do lado direito torna-se impraticável, ao ponto de ter que ser fechada! Nalguns casos, as máquinas chegam mesmo a “congelar” forçando o reinicio.
Também é verdade que há utilizadores contentíssimos, dizem mesmo que esta versão tornou o seu Mac mais rápido que nunca… Não duvidamos mas, infelizmente, não é o nosso caso.
Problemas com Wi-Fi? Mais que muitos!
Este problema não nos afecta, mas existe muita gente a queixar-se de má qualidade nas ligações Wi-Fi. Há já uma forma de resolver a maioria dos problemas e até de forma fácil.
Para fazer esta reparação clique Abrir preferências da rede, seguido de ligação Wi-Fi, na coluna da direita. Em seguida, ao centro, em cima abra as opções em Local. Clique em Editar Locais e seleccione o que lá tem. Apague e clique no Sinal Mais para criar um Local Novo.
Veja neste guia passo-a-passo de como fazer esta renovação da sua Rede Wi-Fi.
Imprimir ou não imprimir… eis a questão
Quando os utilizadores querem imprimir com orientação do papel em modo horizontal, simplesmente não conseguem. O caso é específico para quem quer imprimir para PDF na horizontal, usando para isso a opção Imprimir em PDF no modo de pré-visualização.
Uma das sugestões para resolver este problema é abrir Preferências do sistema > Impressão e Digitalização e seleccionar o separador Impressão. Feito isto, dê um clique direito ou CTRL clique em cima da impressora e escolha a opção Repor sistema de impressão e reinicie o seu Mac e a impressora, antes de voltar a tentar imprimir.
iTunes está com problemas
Alguns utilizadores estão também a reportar que o iTunes, por vezes, não permite que se clique nalguns conteúdos e que demora muito tempo a descobrir as músicas nas pastas no arranque da aplicação. Pode seguir aqui as queixas.
Até ao momento não parece que a Apple tenha reparado o problema e não há dicas para resolver a situação.
Microsoft Office não é de certeza uma suite de produtividade
Será mania de perseguição? Não, claro que não, é apenas mais um problema do El Capitan que tem assolado os utilizadores desde que saiu a primeira preview para OS X do Office 2016.
A Microsoft lançou o seu próprio remendo, bem como uma correcção para a instalação do Microsoft Office 2011 mas, mesmo assim, ainda não pararam as queixas relativas aos mais recentes problemas entre os OS X 10.11 e o Office…
Outros problemas…
Há outros, como vários problemas com o Bluetooth. Quando tentamos emparelhar dispositivos áudio, por exemplo, a ligação é tão fraca que está sempre a ser interrompida, até com o simples movimento do Magic Mouse.
Sabe de mais alguma? Certamente não estará sozinho e poderá aumentar a lista de exigências que os utilizadores insatisfeitos estão a fazer à gigante de Cupertino.