Pplware

Open RAN: A tecnologia que pode diminuir a fatura de comunicações

A tecnologia Open RAN é a base das infraestruturas sem fios de próxima geração, impulsionadas pela inovação e por padrões abertos. Em 2019 informamos aqui que a Vodafone tinha já em testes esta nova tecnologia rádio no Reino Unido.

A VodafoneZiggo e a NEC Europe anunciaram a realização conjunta da primeira chamada de voz bem-sucedida efetuada sobre uma Rede de Acesso Rádio aberta e virtual (Open RAN), através da rede da VodafoneZiggo na Holanda.


Open RAN permite criar uma  infraestrutura de comunicação proprietária

A Open RAN foi desenvolvida pela Vodafone e Intel. Esta tecnologia permite que a operadora não dependa de terceiros (ex. Huawei, Ericsson e Nokia), para a sua infraestrutura de comunicação. Desta forma pode oferecer preços mais atrativos aos clientes finais no futuro.

A VodafoneZiggo e a NEC Europe Ltd., uma subsidiária integralmente detida pela NEC Corporation, em parceria com a Altiostar, acabam de anunciar a realização conjunta da primeira chamada de voz bem-sucedida efetuada sobre uma Rede de Acesso Rádio aberta e virtual (Open RAN), através da rede da VodafoneZiggo na Holanda.

Yogarajah Gopikrishna, da NEC, afirmou que…

estamos orgulhosos por embarcar com a VodafoneZiggo nesta viagem que irá transformar a economia das redes móveis, através da implementação de tecnologia com maior flexibilidade, maior eficiência e mais agilidade.

Ao integrar as melhores soluções disponíveis no mercado, e tendo em conta a sua experiência enquanto integrador de sistemas Open RAN, a NEC está empenhada em trazer mudanças que vão transformar as telecomunicações, tirando para isso partido da sua já longa história e da experiência que tem em soluções de rede móvel

 

A tecnologia OpenRAN padroniza o design de hardware e software na infraestrutura. Além disso, é também um standard para mastros e antenas que compõem a rede de acesso por rádio capaz de transportar chamadas e dados móveis.

Exit mobile version