A aposta da Microsoft na sua suite de produtividade tem sido grande. As últimas versões trouxeram novidades que acabaram por alterar a forma como usamos estas ferramentas e iniciaram alterações que se estenderam ao Windows.
Como complemento a esta suite e para combater a preponderância que as suites online começavam a ter, a Microsoft resolveu complementar o seu Office com uma versão Web. Esta tinha sido disponibilizada ao público no passado mês de Junho, mas limitado a 11 países. Agora o leque de países onde está disponibilizado foi alargado para 26 e Portugal foi um dos contemplados.
O serviço Office Web Apps está integrado com o Windows SkyDrive e o Hotmail, permitindo a todos os que têm conta nestes serviços criar, editar ou partilhar documentos usando apenas um simples browser.
As ferramentas de produtividade que compõem são para já o Word, o Excell, o PowerPoint e o OneNote e estão no nosso idioma, permitindo que a experiência de utilização seja em tudo idêntica à que temos na versão Windows,
Esta é a forma que a Microsoft encontrou de ter uma ferramenta à altura de combater e competir com as diferentes suites que estão já disponíveis na Internet. No entanto esta acaba por levar alguma vantagem pois permite que passemos da versão Web para a versão instalada no sistema operativo de forma transparente e sem qualquer tipo de conversão ou perda de funcionalidades.
A utilização destas três ferramentas é fácil e intuitiva. Essas mesmas características são apontadas à integração destas com o Hotmail e com o SkyDrive. Basta receber numa mensagem de email um anexo num dos formatos suportados pelo Office Web Apps e fica disponibilizada a função de edição. Se optarem por criar esses documentos dentro do SkyDrive podem alojá-lo ai ou partilhá-lo com um endereço desse serviço.
Esta aposta da Microsoft foi muito bem conseguida e está pronta para lutar com os restantes serviços que já existem. A vantagem óbvia de integração com o Office é uma mais-valia que vai pesar certamente na hora da escolha de uma plataforma web para criação de documentos.
A disponibilização o Office Web Apps em novos idiomas e países vem abrir ainda mais a possibilidade aos utilizadores de terem acesso a uma ferramenta capaz.
Artigos relacionados:
- Office Web Apps disponível no SkyDrive – Vamos testá-lo?
- Office 2010 – Versão Beta disponibilizada
- Microsoft Office for Mac 2011 – O que está para vir…
- Office 2010 oferece Word, Excel e PowerPoint!
- Análise Office 2010 Technical preview
- Análise Microsoft Office 2011 para Mac