A aposta da Microsoft em desenvolver aplicações para sistemas operativos que não os seus tem-se mostrado como uma constante nos últimos tempos. São várias as aplicações que vimos surgir para iOS, OSX e Android, alargando a sua oferta a mercados que até agora não lhe eram interessantes.
Depois de termos visto ontem ser lançado o OneNote para OSX, surgem agora rumores que mais uma vez dão como certo o lançamento do Office para iPad, e já no dia 27 de Março.
Segundo várias fontes bem relacionadas com este processo, a Microsoft estará a preparar já para o próximo dia 27 deste mês o lançamento da tantas vezes falada versão do Office para o iPad.
Vários foram os rumores que ao longo dos últimos meses deram como certa a existência desta versão, bem como várias datas para o seu lançamento.
Já em meados do mês passado foi anunciado que a nova versão do Office para iPad estaria a ser desenvolvida e que a sua apresentação estaria para breve.
Esta nova versão para iPad será baseada no mesmo modelo que a versão para iPhone e iPod Touch, quer a nível gráfico quer a nível do modelo de comercialização.
Isto significa que para podermos usar o Office para iPad teremos de ter uma conta Office 365, o que mostra apenas o alargamento do Office a mais uma plataforma dos clientes que estão dispostos a comprar a suite.
As aplicações que disponibilizará são apenas o Word, Excel, PowerPoint e o OneNote, estando esta acessível via App Store da Apple.
A data deste lançamento coincide com um evento que a Microsoft está a preparar e onde o seu novo CEO, Satya Nadella, pretende discutir com a imprensa a estratégia da Microsoft “mobile first, cloud first”.
É esperado que nesse evento, e para dar ainda mais força a essa nova estratégia, seja apresentado o Office para iPad.
A recém anunciada subscrição Microsoft Office 365 Personal permite a instalação do Office num PC ou Mac, e num tablet, que para já é apenas um tablet Windows, mas se este anuncio de concretizar passará a incluir também o iPad.
Depois da apresentação do OneNote para Mac, este lançamento, a conformar-se, coloca a Microsoft para áreas onde há apenas alguns anos não seria expectável ver.