OCZ declara falência e pode vender os activos à Toshiba
O ano de 2013 tem sido extremamente difícil para a OCZ, uma das principais empresas de produção de memórias RAM / SSD's, sobretudo porque ainda estão a tentar ultrapassar os problemas "herdados" do anterior CEO Ryan Peterson. As más notícias começaram em Fevereiro deste ano quando Wells Fargo anunciou a possibilidade de sair da bolsa de valores por não terem alcançado um lucro aceitável no ano de 2012. Esta situação desencadeou uma revolta nos accionistas e uma enorme dificuldade da OCZ em fazer negócios.
Contudo essa situação conseguiu ser adiada pelo actual CEO (Ralph Schimtt) com a ajuda dos auditores da Crowe Horwath LLP. O que ficou definido na altura foi que a OCZ iria efectuar um levantamento exacto e pormenorizado da contabilidade de 2012 como também do primeiro trimestre de 2013.
Infelizmente estes levantamentos de contabilidade revelaram as dificuldades financeiras que a OCZ realmente estava a passar.
A perda de liquidez contínua em 2013, os incentivos de vendas, a fraca capacidade de fornecimento de chips e outros custos, contribuíram para um modelo de negócio aparentemente insustentável.
Inevitavelmente aconteceu aquilo que todos os especialistas já previam, a OCZ declarou falência oficialmente.
Desde o início do ano até o anúncio oficial desta semana, as acções da OCZ caíram 67%, e como será de esperar, continuarão nesse sentido até encontrarem uma solução.
A salvação da OCZ poderá passar pela Toshiba, que apresentou uma proposta de compra dos activos da OCZ, embora existam alguns pormenores que terão de ser bem avaliados como é o caso da manutenção dos postos de trabalho.
No comunicado, a OCZ refere que caso as negociações com a Toshiba não forem concluídas com sucesso, emitirão imediatamente o documento final de falência e processo de liquidação.
Estaremos atentos ao desenrolar deste processo, pois para quem gosta de bom desempenho a preços acessíveis como a OCZ oferecia, seria muito interessante que as negociações fossem finalizadas com sucesso!
Comunicado Oficial: OCZ
Este artigo tem mais de um ano
Como se chamava uma grande empresa portuguesa de fabrico de material eletrónico que fechou portas? Alguém tem conhecimento de qual foi o seguimento?
Estas a falar da empresa portuguesa que fabricava memoria tambem ??? J.G. Componentes….
Faliu
Quimonda?!
Sim também existe essa…. que fazia memorias… agora com outro nome…
http://economico.sapo.pt/noticias/qimonda-passa-a-chamarse-nanium_75247.html
Fazia chips de memória DDR5. Quando fechou o preço deles disparou. Curiosamente isso permitiu reabrir a fábrica 🙂
Mesmo a Nanium praticamente n fabrica nada… Passo em frente à fábrica todos os dias e honestamente quase n tem movimento nenhum…
PS.: O link q puseste é de 2009 tmb, em 4 anos até acredito q já tenho voltado a mudar de nome xD
Ainda funciona com 600 funcionários, salvo erro…
Têm crescido gradualmente, por acaso…
Se a Toshiba conseguir comprar a OCZ, tem uma oportunidade para entrar no mercado dos SSD, quanto a RAM de certeza que a Toshiba vai ignorar esse mercado.
Há memórias RAM muito melhor que a OCZ e ao mesmo preço, alias em Portugal poucas são as lojas que vendem RAMs da OCZ.
A toshiba…ja esta no mercado dos SSD a muito tempo 😉
Eu por exemplo tenho um SSD deles, muito bom por sinal…embora que os discos SSD da OCZ são um luxo…
Basicamente existe dois talvez três tipos de memórias…
Intel, muito boas e caríssimas…Toshiba, muito boas e baratas, e samsung, que também são boas, mas são caras, e não sei se não se baseiam em tecnologia intel, ou toshiba…
todo o resto se baseia nestas memorias…
cmps
+1
A grande empresa tecnológica que fechou em Portugal foi a Quimonda (encerrou em 2009). Era a maior exportadora do país, à frente da Autoeuropa!!!! Tinha mais de 1.700 trabalhadores e chegou a exportar + de 1.000 milhões de € num só ano!!!
Depois da empresa mãe na Alemanhã declarar a falência, conseguiu-se em Portugal criar a Nanium com o que restou da Quimonda. Mas a Nanium é apenas uma amostra do que já foi a Quimonda, em 2012 facturou 56 milhões de € e tem quase 600 trabalhadores. Tem como principal cliente a Intel Mobile.
Uhhh maior exportadora portuguesa… de produtos abaixo do custo, levando á falência… Bom siga…
Isto é muito mau para o consumidor…que sem concorrência vai ver o preço dos discos subir :S
cmps
Não me parece…
Dá-me a querer que eles eram apenas uma brand, não faziam nada, só pegava nos chips flash de um lado, nos controladores do outro, metiam numa caixa e punham o nome deles…
Assim como outras marcas do gênero, RAM e etc…
hummm…
Eu sei que eles usavam memoria intel, e os controladores que a maioria usa, mas todos eles de topo das suas series…
De resto o desenho da board, e a assemblagem , era feita por eles, e presumo que o firmware que interliga o controlador a outros chips, e faz a coisa funcionar…
No entanto eram dos melhores se não mesmo os melhores…
presumo que o segredo estaria no seu firmware e no desenho robusto e de alto desempenho da Board…
Como não tinham que fazer os chips, dedicavam todo o tempo ao firmware, design da board,etc..isso fazia a diferença no final…
Mas claro…a partir do momento que a toshiba decide, fazer discos SSD…era impossível concorrer com eles, porque a tecnologia da toshiba e igual ou melhor que a intel…a um preço bastante mais baixo…a ocz como depende de elementos externos á empresa (intel…memórias caras), fica logo comprometida…
Era um fim anunciado, mas nunca pensei que fosse em tão pouco tempo…
cmps
Pois…
Disseste tudo quando a toshiba entra… Ou quem diz toshiba, diz samsung (que faz desde a memória ao controlador)…
Também *penso* que tenha a ver com o mercado dos ssd’s! se calhar quando eles entraram no mercado, teve a ver com altura que o pessoal andava a meter ssd’s nos seus computadores, e agora, compram já os computadores com SSD…
pois…
deve ter um pouco a ver contudo…
A toshiba deixou de ser apenas fabricante das memórias flash, para se tornar num fabricante de discos ssd…ou seja passou a ganhar o “bolo” por completo…
Era uma coisa que nem fazia sentido de outra forma…
se eles fabricam o mais desejado que são as memórias…porque não fabricar os discos…??
Mas na altura, eles investiram nas memórias e não tinham know how, para avançar no firmware e seus algoritmos “marados”…
foram os bons tempos da OCz…depois ainda veio a fase dos firmwares toshiba serem fracos…o que fazia com que a performance dos seus productos fosse baixa…
a OCZ continuou a dominar, com memórias intel(e salvo erro apenas com memórias intel, até a este desfecho…), claro, quando a toshiba passa a dominar o firmware necessário, a partir daí a OCZ não tem como responder…
Os seus productos até são em alguns aspectos ligeiramente melhores(não tem a ver com as memórias, mas com o firmware), mas como usam memórias caríssimas…não competem em preço, e acaba-se…
Existe aqui um senão…sabemos que a samsung apenas fabrica para si…a intel é para quem quiser, mas como a sua tecnologia é mais cara, as memórias saem mais caras…
A toshiba, não sei se fabrica para outros…e não sei se ao fabricar vende os melhores productos(memórias), ou se oferece a geração anterior…aqui fico um pouco espantado, porque é que a OCZ teve sempre memórias intel…
Digo isto porque se tivesse avançado(ou se lhas vendessem baratas lol) para as mems toshiba, talvez não morresse tão cedo..
De qualquer forma, com a toshiba na jogada, era uma questão de tempo… :S
cmps
Tenho um kit 2×3 1600Mhz Flex no meu PC, da OCZ, e também tenho um Vertex 3.
Nunca tive problemas com nenhum desses dois componentes. Que pena que eles estão declarando falência. 🙁
Não é uma surpresa, uma empresa pequena no meio de gigantes como a Intel e a Samsung, nunca iria ter grande futuro.
E, já agora, a OCZ desenhava alguns chips, só não os fabricava (como a Apple ou a AMD, entre outras), e é por isso que a Toshiba tem interesse no negócio.
podia ter, se oferece-se um producto de topo(que era o que esta empresa fazia), a um preço bastante mais em conta que as restantes…
O problema é quando, entra na equação uma empresa que produz productos muito bons(toshiba), a preços ainda mais baixos…aqui é que já não dá para continuar a competir… :S
Mas numa coisa concordo…era um negocio difícil, mesmo sem toshiba, e se deixassem de ser os melhores, ai acabava-se logo…;)
neste caso acaba mesmo, porque a toshiba já tem bom firmware e os custos da sua tecnologia de memórias é muito mais baixo que intel ou samsung…não dá para competir…