As campanhas publicitárias da Microsoft têm estado a ficar cada vez mais agressivas e a procurar atingir a concorrência onde mais impacto têm, na comparação directa entre o que a Microsoft e a concorrência oferece.
Vários são os exemplos recentes de publicidade comparativa que têm sido apresentados e um novo surgiu agora, comparando o tablet da Microsoft com um dos seus concorrentes directos, o iPad.
Depois de termos visto surgir vídeos que comparavam os serviços da Microsoft com os da sua maior concorrente, a Google, e até um outro vídeo onde era mostrada a verdadeira natureza do browser da Google é chegada a hora da empresa de Redmond volta a apresentar um vídeo onde comparar um dos seus produtos com o da concorrência.
Desta vez, e para mostrar todas as potencialidades do seu mais recente hardware, o tablet Surface, e do software que lhe dá base, o Windows 8, é feita a comparação com o seu mais directo concorrente e com o que mais sucesso tem em número de vendas, o iPad da Apple.
No vídeo são mostrados os pontos fortes do Surface e do Windows 8, mostrando que o iPad não consegue ter as mesmas funcionalidades, estando até limitado na sua maioria.
A própria voz do Siri é usada para indicar todas as funcionalidades que o Siri não cumpre na comparação directa com o Windows 8 e o Surface.
Muito curioso é o final do vídeo onde o iPad surge como um simples piano, reduzindo-o a um simples brinquedo de crianças e que não consegue ser usado para mais do que isso mesmo.
O vídeo tem suporte num site onde a Microsoft leva estas comparações a níveis mais elevados, comparando as características técnicas de vários tablets equipados com o Windows 8 com as que o iPad disponibiliza.
Surgiu depois disso um segundo vídeo onde a comparação entre os tablets com Windows 8 e o iPad é levado para as funcionalidades como ferramenta de trabalho. Nele são exploradas a capacidade de ter duas aplicações a correr em simultâneo, apresentadas no ecrã, a capacidade de transferir ficheiros para o tablet e também a facilidade de imprimir nestes equipamentos. Em todos esses pontos o iPad falha, de acordo com o vídeo.
No site onde a Microsoft faz a comparação entre os equipamentos com o Windows 8 e o iPad podem ver a comparação da dimensão do ecrã, da duração da bateria, do espaço disponível para alojamento de ficheiros na Cloud e, claro, o mais importante, o preço.
Mas depressa alguns sites detectaram uma falha na comparação efectuada entre um desses equipamentos e o iPad. No caso do tablet ASUS VivoTab Smart, este é apresentado como tendo um ecrã maior que o iPad, mas na verdade as contas foram feitas de forma propositada a dar essa “vitória”.
O que está a ser alegado é que o factor usado para atribuir esse ecrã maior está na sua maior dimensão diagonal, o que não é totalmente verdadeiro pois o tablet ASUS VivoTab Smart tem uma área de ecrã de 43,56 polegadas quadradas contra as 45,16 do iPad.
O factor usado, a diagonal do ecrã, é efectivamente maior no ASUS VivoTab Smart, de 10,1 polegadas contra as 9,7 do iPad, mas isso apenas se deve à proporção diferente das dimensões do ecrã.
Esta publicidade agora apresentada não é nova e já foi usada diversas vezes pela própria Apple em campanhas para promover os seus equipamentos.
Apesar de ser uma prática comum entre as empresas e ter resultados práticos muito substanciais, somos nós, os seus alvos que mais ganhamos, nem que seja pelas muitas gargalhadas que damos ao ver estas pequenas pérolas.