O que nos está a fazer de mal a Internet?
Desde que foi massificada que a Internet tem estado cada vez mais presente e cada vez mais acessível. Dá-nos acesso a conteúdos infindáveis e a informação em quantidades que nunca foram disponíveis na história da Humanidade.
Mas este lado bom da Internet pode esconder alguns problemas inerentes e que podem estar a alterar a forma como assimilamos a informação e também como nos relacionamos com ela.
A pergunta fundamental é, o que nos está a fazer de mal a Internet?
Segundo estudos realizados o excesso de estímulos que recebemos ao estar constantemente ligados à Internet pode estar a mudar a forma como assimilamos a informação e também a quantidade desta que retemos.
O problema não está na quantidade de informação a que temos acesso mas sim nesses estímulos, que ao serem constantes estão a evitar que façamos o processamento das memórias e a sua assimilação.
Este problema tem vindo a aumentar por estarmos cada vez mais ligados à Internet e constantemente a ser estimulados pela informação que recebemos, pelos nossos contactos e também pelas fontes que ela pode fornecer.
É importante conseguirmos afastarmo-nos e isolarmo-nos para que o nosso cérebro possa processar a informação que recebe e que necessita de de filtrar e guardar.
Para retratar este problema e dar imagem a uma entrevista feita a Nicholas Carr, a equipa dos Epipheo Studios disponibilizou um vídeos onde os principais tópicos e os principais problemas são apresentados.
Nicholas Carr foi o autor do livro The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains, lançado em 2010 e onde este problema foi apresentado e analisado.
A pergunta que deixamos aos nossos leitores hoje é se estão expostos a estes estímulos de forma continuada e se conseguem isolar-se para se protegerem deles e de todos os seus efeitos nocivos.
A Internet é uma fonte de conhecimento quase inesgotável e sempre disponível, mas deve ser usada com conta, peso e medida. Devemos ser capazes de nos isolarmos e deixar de estar dependentes dela. Devemos ser nós a fazer uso na medida das nossas necessidades e não estarmos imersos em tudo o que ela nos oferece, de bom e de mau, de forma constante.
Sentem algum tipo de mudança com a constante presença da Internet ou conseguem isolar-se e deixar de estar ligados?
Este artigo tem mais de um ano
Boa!
Até um dia deste pplware 🙂
Acho que a mim não tem influenciado. Só uns lapsos na leitura, por exemplo, o livro do post:
Chama-se: The Shallows
Li: She Swallows
*palmas para este User* ahahahaha
LOOOL epico
Muito bom
Ai… essa “cabecinha” LOLOLOOL
Na minha opinião, a internet está a fazer com que sejamos impacientes para obter a informação que pretendemos. Se preciso de saber alguma coisa eu quero saber já! Ir à biblioteca ou ligar para uma empresa a perguntar algo são as últimas opções. Tenho tentado lutar com isto, mas é difícil devido também ao ritmo rápido da sociedade atual. Noto também que tenho mais dificuldade em concentrar-me a ler um livro por exemplo.
Concordo plenamente. Quanto a mim, para além de já não me conseguir sentar a ler um livro, o que antes fazia facilmente, também noto que perdi muita da criatividade que antes tinha; agora, quando preciso de ter alguma ideia, sinto necessidade de ir à internet buscá-la.
Iste é um tema muito relativo. Por um lado podemos isolarmos ok.. mas aqui esquecem-se de um fator importante tbm..
as pessoas isolam-se na internet para comunicar com outras pessoas e aprenderem coisas, digam o que disserem na minha opinião a internet é otima… pessoas com uma mente pequena é que são erradas :]
A chave é organização, certo?
“I’m still here: back online after a year without the internet” por Paul Miller:
http://www.theverge.com/2013/5/1/4279674/im-still-here-back-online-after-a-year-without-the-internet
Parece-me pertinente para este tema.
Eu cá viciei! 🙁
Se um dia desligar-mos os cabos da informação e voltarmos todos à agricultura e outros trabalhos físicos, voltaremos a ser um país dinâmico..
Tudo deverá começar por ti 🙂
O meu comentário é brincadeira, e fi-lo porque estou viciado na Net e não tenho mais nada para fazer.. O artigo já deu para ter consciência..
http://www.theverge.com/2013/5/1/4279674/im-still-here-back-online-after-a-year-without-the-internet
Eu não posso passar sem a Internet mas, por outro lado estou cansado dela. Já abandonei montes de temas que para mim eram constantes agora… cito:
.
“só a uso com conta, peso e medida. Devemos ser capazes de nos isolarmos e deixar de estar dependentes dela. Devemos ser nós a fazer uso na medida das nossas necessidades e não estarmos imersos em tudo o que ela nos oferece, de bom e de mau, de forma constante.”
.
É isto que eu faço… mas não posso passar sem…
Faz todo o sentido e explica muita coisa…
A internet nem é bom nem má
O uso que fazemos dela é que pode ser bom ou mau.
Depende de quem a usa.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
O problema principal da internet é que agora ninguém faz nada sem usar a net.
Quer seja procurar informação para um trabalho quer seja para uma simples discussão com amigos.
O pior disto é que as pessoas acabaram por perder a capacidade de raciocínio e acabam por confiar na net com facilidade… se as coisas obtidas são erradas, as situações complicam-se.
pois é, eram os filmes, depois os jogos agora é a internet, só nunca dizem que o trabalho, acordar com sono para ir trabalhar, e ter que ser quase um super heroi para ser o melhor trabalhador também faz mal.
foi graças á internet que eu convivi com as pessoas e deixei de ser timido, porque na escola eu nunca queria sair com os outros, nem quase falava, eu era assim depois com a internet fiquei uma pessoa mais solta, mais decidida, que não tem medo de falar.
Eu acho que é muito fácil é perdermos nos na internet e distrairmos nos com coisas sem importância em vez de nos concentrarmos naquilo que estávamos a pesquisar, por todo o lado há pop ups e publicidade a querer a nossa atenção assim como notificações das redes sociais e mails etc… e quando damos por isso passou horas.
Com a experiência d’Internet que adquiro vou sendo mais seletivo e elitista.
À uns anos, atrás tinha 60 feeds rss de noticias, agora só tenho 25 mas que realmente leio. Tenho horas para aceder ao FB e às noticias generalistas. Leio menos e melhor.
Ainda tenho de corrigir o mau habito de ter mais de 15 tabs abertas de cada vez, migrar de vez dos serviços Google e diminuir o meu tempo gasto em redes sociais.
Mas certamente que sem Internet não viveria, ainda mais quando meu emprego depende disso.
Alguém me sabe dizer se há o livro em português?
Eu realmente uso demais a internet, ajuda-me muito mas por vezes também perco-me muito a ver informação que não serve para nada e por vezes chego ao fim do dia sem fazer o que realmente estava previsto. Tenho que usar a internet com mais moderação.
acho que o que realmente prejudica é a produtividade de quem trabalha na frente de um pc. aqueles que não se conseguem desligar das redes sociais são o pior exemplo. quanto ao assunto que aqui se discute, acho que plantar umas batatas, rachar um bocado de lenha ou qualquer coisa que pareça, um bocadinho todos os dias, resolve o assunto :). pelo menos comigo funciona, e ainda se colhem os frutos materiais.
Já se copiam noticias do lifehacker tambem?
http://lifehacker.com/why-our-brains-get-addicted-to-the-internet-and-how-to-499946974
Não me parece copiado mas sim melhorado e traduzido! E mesmo que fosse traduzido literalmente não têm mal nenhum em traduzir este tipo noticias para a língua portuguesa.