Pplware

O módulo Philae estabilizou e já enviou as primeiras imagens

Depois de ter pousado com sucesso no solo do cometa 67P, o módulo Philae alertou o planeta Terra para a instabilidade da sua fixação ao cometa.

Contudo, para alívio de toda a equipa da Agência Espacial Europeia, parece que o módulo já estabilizou e já enviou as primeiras imagens capturadas a partir do cometa.

O entusiasmo de ontem, partilhado um pouco por todo o mundo nos momentos que se seguiram ao anúncio histórico da “aterragem” bem sucedida do módulo espacial Philea no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi abalado horas depois com uma mensagem enviada pelo módulo que indicava que não tinha pousado em terreno estável.

Ainda assim, ao fim de três tentativas de fixação, Philae pousou finalmente no cometa numa posição, considerada pelos especialistas, “bastante estável” e “funcional”.

Primeira imagem do cometa captada pelo Philae

Esta amanhã chegaram as primeiras imagens à Agência Espacial Europeia, capturadas pelo módulo espacial, que permitiram à Agência perceber que apesar do módulo estar solto e de existirem algumas limitações, a maior parte dos estudos que pretendem fazer serão exequíveis.

Pelas redes sociais são enumeras as publicações que revelam que o mundo está de olhos postos neste módulo espacial que foi enviado para o espaço na missão Rosetta, como objectivo máximo de aprofundar do conhecimento sobre a composição de cometas, a forma como reagem quando se aproximam do Sol e que, além do mais, poderá responder ainda a algumas questões relativas à origem da vida na Terra.

O que falhou na estabilidade da sonda-robô junto ao cometa teve que ver essencialmente com a falha de funcionamento dos arpões destinados ao reforço da sua fixação. Contudo, os seus cerca de 100 quilos e a ausência de um dos recursos destinado ao auxílio da sua fixação e a baixa gravidade do cometa, constituíram outros dos obstáculos ao sucesso desta fase da missão.

Neste momento, é esperada por todo o mundo a divulgação de novas imagens capturadas pelo Philae. Poderá acompanhar mais desenvolvimentos desta missão espacial no site oficial da Estação Espacial Europeia.

Exit mobile version