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O mercado dos smartphones está a abrandar em todo o mundo

Desde 2013 que não se registava um abrandamento nas vendas de smartphones e a culpa é da China.

O mundo das tecnologias móveis tem vindo a desenvolver-se a um ritmo estonteante. O consumidor é cada vez mais exigente, está cada vez mais informado e isso tem contribuído para que estes equipamentos estejam cada vez melhores e a preços mais acessíveis.

Mas parece que a corrida aos smartphones está a começar a abrandar, e o segundo trimestre de 2015 registou a menor taxa de crescimento de vendas de smartphones desde 2013.

Um relatório da Gartner revela que as vendas de smartphones, em todo o mundo, registaram a menor taxa de crescimento desde 2013, no segundo trimestre de 2015. As vendas mundiais de smartphones para utilizadores finais totalizaram 330 milhões de unidades, um aumento de 13,5% em relação ao período homólogo.

A procura por smartphones 3G e 4G de baixo custo nos mercados emergentes é responsável pelo impulso das vendas de smartphones a nível mundial. Países emergentes da Ásia / Pacífico (excluindo China), Europa Oriental e Oriente Médio e África, foram as regiões que mais crescem impulsionadas pela vasta oferta vinda da China e de fabricantes locais. Mas, em contrapartida, na China a venda de smartphones caiu pela primeira vez, um decréscimo de 4%.

A importância dada à China não é em vão. O país foi responsável por 30% do total de vendas de smartphones no segundo trimestre de 2015, pelo que o seu desempenho nas vendas influenciou negativamente o desempenho de todo o mercado de smartphones neste período. O país atingiu um nível de saturação.

Relativamente às vendas associadas às grandes marcas, a Samsung foi a que mais perdeu. O Samsung Galaxy S6 não foi suficientemente forte para combater a concorrência de topo, fazendo com que a marca perdesse 4,3 pontos percentuais da sua quota de mercado e 5,3% nas vendas no segundo trimestre de 2015.

A chinesa Huawei, pelo contrário, foi a que registou a maior taxa de crescimento de vendas de 46,3%, graças às fortes vendas no exterior e à venda de smartphones 4G na China.

As vendas do iPhone aumentaram 36%, o que ajudou a Apple a ganhar 2,4 pontos percentuais na sua quota de mercado. A Apple registou fortes substituições do iPhone em ambos os mercados (emergentes e maduros) e, em particular, na China.

Quanto aos sistemas operativos, o Android foi o que mais se ressentiu com a quebra de vendas geral da China e com os fantásticos resultados obtidos pela Apple no país.

Fonte: Gartner

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