Pplware

O ecrã do Galaxy S5 é considerado o melhor no mercado

A qualidade dos ecrãs dos smartphones tem sofrido uma evolução bastante significativa ao longo destes últimos anos. A tecnologia OLED contribuiu activamente para essa evolução, essencialmente nos últimos 4 anos, mas em comparação com os ecrãs LCD ainda havia algum caminho a percorrer. Os resultados apresentados nos LCDs eram superiores, consumo energético mais econónimo e cores mais brilhantes e reproduzidas com maior precisão.

Agora, o Galaxy S5 veio mudar a situação. A DisplayMate analisou-o e deu-lhe o título de smartphone com a melhor qualidade de ecrã de sempre.

Os ecrãs da Samsung tem sido sistematicamente melhorados bem como a tecnologia OLED inclusa e o Galaxy S5 parece não ter fugido dessa evolução.

A DisplayMate, especialista em análises a ecrãs, após uma avaliação exaustiva concluiu que o Galaxy S5 vem equipado com o melhor ecrã alguma vez presente num smartphone.

Embora a resolução do ecrã (1920×1080 píxeis) seja a mesma que a do seu antecessor, o Galaxy S4, foram implementadas melhorias significativas em todo o ecrã.

De uma forma geral, tudo é melhor no ecrã deste smartphone, desde maior brilho, menor reflexo, maior precisão de cores, a classificação mais elevada no que diz respeito a contraste em luz ambiente e melhor ângulo de visão.

Segundo a análise, o Galaxy S5 tem uma precisão de cores superior ao que alguma vez já se pôde observar num tablet ou smartphone, melhorando de forma substancial a visualização de qualquer tipo de conteúdo, seja qual for o local onde esteja a ser visualizado.

Apesar de em termos de eficiência energética este ecrã não conseguir ser superior aos LCDs, a verdade é que existe uma melhoria significativa face a outros dispositivos. Comparando o S5 com o S4, foi registada uma melhoria global de eficiência em 27%.

Já no que diz respeito ao brilho, onde o ecrã do S4 demonstrou resultados fracos comparados com a concorrência, o ecrã do S5 ascende a um brilho de 698 cd/m², o brilho mais intenso de sempre testado pela DisplayMate. Com a mesma potência consumida, para valores de brilho intermédios, o Galaxy S5 tem um brilho 22% mais intenso que o Galaxy S4.

Enquanto que os LCDs continuam mais eficientes em termos energéticos para imagens com conteúdo maioritariamente branco (como ecrãs de texto, por exemplo), os OLEDs são agora mais eficientes que os LCD para a maioria dos outros tipos de conteúdo, tipicamente mais escuros.

A Samsung, em vez de dar um passo mais além para um ecrã de 4K (2560×1440 píxeis), optou por melhorar uma tecnologia já bem presente, sendo que não se esperam grandes benefícios visuais ao aumentar a resolução num ecrã de 5″. De qualquer forma, é expectável que isso venha a acontecer num futuro próximo.

Exit mobile version