A Volkswagen apresentou já as suas propostas para o segmento dos carros elétricos. O VW ID.3, um “elétrico do povo”, chega já em 2020 e promete mexer com os preços destes veículos. Na verdade, a aposta da empresa germânica é tão alta, que esta a partir de 2023 pretende produzir anualmente 1,4 milhões de motores elétricos.
A empresa apresentou algumas novidades, entre elas o novo motor elétrico VW ID.3 que é tão compacto que cabe num saco de desporto.
Volkswagen quer transformar o ID.3 no novo “carro do povo”
Há muito que se sabe que a Volkswagen estava a preparar um carro elétrico. A marca alemã tinha mostrado já os seus protótipos e neles estava incluído o ID.3. Esta é a primeira de muitas propostas que vão surgir.
Seguindo o caminho normal para este nível de equipamento, a Volkswagen introduziu recentemente um novo motor elétrico. As informações mostram um motor bastante compacto, apesar de ter mais de 200 cavalos de potência.
APP 310 electric drive – motor elétrico com engenharia simples
Este novo motor é substancialmente mais simples que um convencional motor a gasolina ou diesel. De tal forma que cabe num saco de desporto, o que só por si diz muito!
Este motor elétrico, produzido pela Volkswagen Group Components, é chamado de APP 310 electric drive e será usado no novo modelo ID.3 da Volkswagen. Segundo a marca alemã, a designação “APP”, deriva da disposição do motor e caixa de velocidades paralela ao eixo.
Motor elétrico APP 310 para a plataforma modular elétrica (MEB):
- Velocidade única
- 150 kW (200 PS) de potência máxima
- Binário máximo de 310 Nm
- Sem escovas magnéticas permanentes
O grupo Volkswagen Components fabrica estes componentes em Kassel, na Alemanha, mas na realidade algumas peças específicas chegam de outras instalações:
Conforme já foi dado a conhecer, vários modelos ID. serão equipados com tração às rodas dianteiras, tração às rodas traseiras ou unidades de tração a todas as rodas com diferentes saídas de potência/binário.
O fabricante alemão já planeia produzir 500.000 motores elétricos em Kassel, aos quais se juntará uma fábrica chinesa em Tianjin. Assim, juntos, esses dois polos fabris irão fabricar 1,4 milhões de motores elétricos anualmente a partir de 2023.