Novell assegura direitos sobre UNIX
A Novell ganhou uma batalha importante para o mundo do Linux, ao assegurar na derradeira etapa jurídica a concessão dos direitos sobre o UNIX. A vitória da empresa, coloca um ponto final numa das batalhas mais longas em tribunais, iniciada pela SCO uma empresa que ameaçava fazer uso de alegados direitos sobre UNIX para iniciar uma guerra contra a comunidade Linux.
A saga começou em 2003, quando a SCO optou por uma batalha jurídica sem precedentes contra o Linux. Esta afirmava que o Linux era um derivado não autorizado do Unix e que possuía provas irrefutáveis. O primeiro alvo para processar? A IBM, alegando que a “Big Blue”, se apropriou de código fonte do UNIX (SVRX), para o incluir no kernel de Linux enquanto contribuidor. Referimos que a IBM não se trata de um alvo qualquer mas de uma das maiores empresas tecnológicas da actualidade e que apoiou e contribuiu para o Linux desde cedo. Aliás actualmente este sistema operativo é um factor estratégico para o seu modelo de negócio. A vitória sobre este gigante, poderia valer uma enorme indemnização para a SCO.
A título de curiosidade os direitos de propriedade intelectual do UNIX, originaram da Unix System Laboratories (USL), uma divisão da AT&T. Em 1993, a USL vendeu todos os direitos do UNIX, bem como o seu código designado como SVRX, à Novell.
Ora, o processo levantado sobre a IBM foi justamente colocado em espera quando em 2004, a Novell saiu em defesa da IBM, onde afirmou ser o possuidor legítimo dos direitos de autor SVRX e que nunca os tinha concebido direitos de propriedade intelectual à SCO, mas sim direitos para vender licenças de SVRX por intermédio da Novell. Por esta razão a Novell lançou um processo em tribunal sobre a SCO, onde alegava que esta não tinha direito de perseguir legalmente danos de violação de direitos de autor obre o UNIX.
A batalha jurídica parecia estar terminada, quando em 2007, quando o Juiz Dale Kimball decidiu em favor da Novell pelo direito sobre o UNIX SVRX. Desde então a SCO enfrentou vários problemas e liquidez financeira, estando à beira da bancarrota. Contudo, como última tentativa de sobreviver conseguiu-se reorganizar, com alguns fundos obtidos de uma forma inesperada, e levar a cabo um último apelo ao tribunal. Tratava-se do tribunal de apelos dos EUA, onde a SCO perde agora novamente por decisão unânime dos jurados.
Mas os direitos sobre o Unix, da Novell podem de alguma forma afectar negativamente o direito de quem distribui ou contribui para Linux?
Segundo a resposta da Novell, tudo se resumiu sempre a defender o Linux: “A Novell está bastante satisfeita com a decisão do Juri, que confirma que possuímos os direitos sobre o Unix, em que a SCO se apropriou para a atacar o Linux. A Novell mantêm-se empenhada em promover o Linux, inclusive em defender a sua vertente de propriedade intelectual.”
Este caso fica marcado, pela derrota de um dos mais activos e persistentes “troll de patentes” da história da informática. O que isto significa para o Linux? É que felizmente os direitos de UNIX estão na posse de uma empresa, que utiliza o Linux como o seu meio de negócio. O que significa para a SCO? Um último prego no seu caixão, há muito reservado.arstechnica
Este artigo tem mais de um ano
R.I.P. SCO 😀 Já vais tarde…
Não me admirava nada que a Microsoft estivesse por traz disto tudo mas fico contente com a decisão.
Não quero levantar ondas, mas li há algum tempo que se desconfiava que a Microsoft tenha dado suporte financeiro para que a SCO se conseguisse manter nesta guerra e tribunal para dessensibilizar o Linux e não dar a cara directamente.
Foram 7 anos em batalhas jurídicas, era preciso muito dinheiro para isso. Algo que não sei até que ponto a SCO tinha.
ups.. queria dizer descredibilizar, estas horas da noite… 😀
Ia dizer o mesmo, mas tiraste-me as palavras da boca…
Já tinha dito isso à uns meses aqui no pplware, e tinha deixado este link:
http://www.novell.com/linux/microsoft/
e
http://avi.alkalay.net/2007/06/acordo-microsoft-novell.html
Aqui há gato…! 😀
acho que por essas e por outras a microsoft deveria afundar a sério… para aprenderem a pelo menos ser honestos e integros…
Infelizmente não há santos nestas guerras. E muito se fala da Microsoft, mas a IBM é outra empresa que também tem muito que se lhe diga.
Mas deixo aqui uma noticia de 2005, que dá para perceber uma ponta do iceberg dessa suposta guerra.
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=119720
Básicamente, a IBM era conhecida pelo seu grande monopolio (antes da existencia da Apple a Microsoft).
Hoje em dia, há quem diga que a MS é a IBM dos tempos antigos.
Básicamente, isto é uma guerra de titãs, a ver quem engole quem… (Isto partindo do principio se eles tiverem por trás desta noticia)
A Novell e a Microsoft têm acordos de cooperação, não me parece sábio a MS atacar uma “parceira” e trair-la.
http://www.novell.com/linux/microsoft/
Se a MS quisesse atacar o Linux não se viraria para esta empresa.
Penso que foi o grande general chinês Sun Tzu na sua obra ” A Arte da Guerra:
“Mantém os teus amigos perto, mas os teus inimigos mais perto ainda”.
Deixo a análise deste excerto ao teu cuidado 😉 .
Relembro que esta obra, inerentemente militar, é actualmente usada pelos gestores estratégicos de grandes empresas como forma de se “adaptarem” à “guerra económica”.
É um belo livro que seria muito mais útil para TODOS nós do que os “Lusíadas”…
Embora desconhecendo a citação em causa e quem a proferiu, sigo de forma descomprometida esse excelente ensinamento 😀
Acrescento, nos dias de hoje além do campo económico, cada um de nós tem de usar essa “estratégia” no campo profissional… seria muito mais útil que a “Ilha dos Amores” tantas vezes bafejada aos olhos dos portugueses 😉
Devo dizer que lamento profundamente tanto uma opinião como a outra, não pela opinião em si mas pelo que ela revela: falhanço total dos professores de português. Mais: pré-conceito, uma vez que é revelado que não foi lida a obra e que ninguém ensinou a lê-la. Por fim, a qualidade de uma obra de estratégia não invalida a qualidade de uma obra de poesia épica. É importante que se conheçam as duas porque as duas são património da humanidade.
Quero acreditar que as opiniões foram emitidas no momento sem reflectir..
Cumprimentos
Desculpa lá Álvaro B., mas discordo do que dizes.
É bem mais útil, especialmente para alguém da área das ciências um livro que ensine estratégias que nos adaptem à «guerra económica»…
Tu achas justo que os alunos de ciências e os de letras tenham o mesmo exame de português e estudem as mesmas obras?
Desculpa lá, mas não me venhas com tretas que isso é uma injustiça!
Claro que sim mas vejamos estamos num mundo que tudo se sabe, na sociedade da informação, a MS quer tudo menos mais inimigos não crês?
Não funciona tudo a base de conspirações, se bem que tem aquela pitada que tanto gostamos, dramas.
Sabes qual é o grande mal dos ditos “open-source” que todos aclamam tanto e eu percebo até a filosofia?
É que as próprias marcas os adoram também (Apple, MS, Google, IBM, etc..)
Todos gritam “freedom”, e viva o “open-source” mas quem tira o maior proveito disso são precisamente as grandes empresas. Ao apoiar a Novell, apoiam Linux, a comunidade mantem-se acesa a trabalhar no Open-Source, e quem lucra com isso são sempre os mesmos… os “grandes”.
A MS com a Novell, ainda tem control disso… se o UNIX saisse da Novell e andasse nas maos da IBM, acabavasse a mama toda da MS, ficando dependente da IBM (Coisa que não querem nem de longe)
A Apple faz o mesmo com o FreeBSD, e a Google então é rainha nisso…
Chrome.. ChromeOS.. Android… de onde é que isso tudo provem? 😉
“Dont Be Evil..you Work, we get the money” 😀
Curioso… Foi logo a primeira coisa que pensei!
Ridículo como procuram logo atacar a Microsoft… Deixa-me ainda triste ler comentários do género “(…) por essas e por outras a microsoft deveria afundar a sério…”
Estes ataques revelam-se completamente infundados! Isto é puro fanatismo de quem não sabe o que diz.
Tava a ver que não!!!
Só lamento os pobres empregados que possivelmente ficarão na rua sem terem culpa das decisões dos seus superiores.
De qualquer forma… Viva o UNIX, o Linux e a Novell! 😀
Os direitos de UNIX ficam bem na novel, ela já anda no ramo há muitos anos.
http://pt.opensuse.org/Bem-vindo_ao_openSUSE.org um dos OS´S que utilizo e tenho confiança. 😀
E será que não foi a própria Novell a querer que este processo acontecesse??
“A Novell está bastante satisfeita com a decisão do Juri, que confirma que possuímos os direitos sobre o Unix,…”
Se eles tentassem obter estes direitos directamente iam atrair a reprovação e fúria da comunidade e perder negócios. Assim ficaram com os direitos do Unix e saíram limpos da história. Se amanhã atravessarem dificuldades financeiras, quem sabe o que farão com esses direitos!! Pensem nisso
Ai ai…. o cidadão, a Novell tem esses direitos a décadas. pense nisso.
Mas o juiz confirmou… Já não é preciso eles pedirem essa confirmação… Pense nisso…
Boas..
isto por um lado é bom, por outro lado é mau,pois se por um lado existe uma empresa que ate agora defendeu os seus interesses amanha esses interesses podem não existir e ai…salve-se quem puder, por outro lado é pena saber que o linux afinal contém codigo que pertence a um sistema proprietario, o que é mau.
Tão mau quanto isto é o facto de a sistema Micrisoft também ser um derivado do unix e por incrivel que pareça este não foi processado e a Microsoft é uma empresa maior que a IBM a nivel de guito!!Que se passa?da mesmo a sensação que afinal afinal, a MS deve estar envolvida nisto por forma a que indirectamente tenho direitos sobre o unix e assim sobre o seu SO.
HUMMM
comprimentos
o micro-kernel linux é baseado no unix, mas ser baseado, não significa ser uma cópia… na minha opinião (que vale perto de 0), a sco agiu por pressão e acabou falida, infelizmente, a ganancia tem destas coisas e é pena…
viva o gnu/linux
2 coisas:
André:
Linux NÃO É um micro-kernel!!! Linux é um Kernel monolítico (modular, se quisermos ser mais específicos)
lmx:
Não se sabe exactamente se o Linux contém ou não código do UNIX! Os programadores de Linux juram a pés juntos que Linux não contém código UNIX, no entanto há algumas empresas que afirmam que contém… de qualquer forma também foi afirmado que o Linux era uma cópia do MINIX e isto foi, porém, desmentido pelo próprio autor do Minix que afirmou que Linux não era cópia de Minix
boas..
concordo que não se saiba ao certo alias,nem da jeito lol, mas convenhamos, o mimix surgiu porquê?porque os artistas que andaram a bater codigo no unix viram de repente o unix tornar-se Codigo fechado proprietario e então foi feita salvo erro uma das ultimas copias e com muitas alterações ou não surgiu o minix, agora… o linux é baseado nele obviamente que existira uma grande probabilidade de conter código do Unix.
Alias o Windows(MS) a mesma coisa e desse niguém falou a ideia era so abater o linux…estranho isto vindo dessa tal empresa???
Sendo assim e não havendo certezas acerca de se existe ou não codigo do Unix no kernel Linux, ficamos muito mal quando de repente existe apenas uma empresa que detém os direitos sobre o codigo Unix, e essa empreza pode fazer desses direitos o que quiser para atingir os seus fins, isto é que é perigoso, do meu ponto de vista é claro, mas acreditem que não deve ser de perto o unico a pensar nisso.
Tens razão que é Sem dúvida estranho… LOL ou talvez não… já vimos tantos ataques ao Linux (directos e indirectos) por parte de “certas” empresas que já nem sei se hei-de considerar isto estranho. LOL
Relativamente à possibilidade de alguém voltar a usar estes direitos sobre o Unix tenho a dizer que sem dúvida que não és o único a pensar isso!
É uma possibilidade! Aliás, se a Novell chegar a ser comprada por alguém, ai sim, acho que se vai realmente levantar um grande problema.
Como refiro mais abaixo: o ideal seria “abrir” o Unix de uma vez por todas!
Não percebo nada da noticia parece uma anedota.
Só falta ser mais uma partida do dia 1 de Abril.
Não conheço a história do caso se existe e do que se trata realmente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_GNU 🙂 🙁 ?
Se a Novell é proprietária do código UNIX devia mudar a licença para GPL e acabava a história de vez. Não o faz porque deve ganhar com isto. Licenças… Ai…
boas..
eu não diria que ganha com isso mas no futuro se se vir apertada vai rebentar com tudo e isso inclui fazer mal ao linux pois como ficou provado ela tem poder para isso e isso é muito mau para o linux.
O problema não é saber se ela quer fazer isso, o problema é que ela pode fazer isso!!
cmps
Isso é falso, a IBM é maior a nivel de dimensão e guito que a Microsoft, consulta as tuas fontes porque estão erradas.
A IBM é para teres uma ideia uma empresa que já existia antes da microsoft.
Está cotada com maior valor em bolsa que a microsoft e para concluir porque achas que a chamam “big blue”(grande azul)?
Exactamente.
A IBM já existe mesmo há muito tempo (segundo fui ver, fundada a 1888.. lol).
E sempre foi a empresa mais temida pela Apple e Microsoft, quando estas começaram no ramo, já que ela era a que monopolizava todo o mercado. Com acordos, foi uma empresa que quase teve control da Microsoft, mas por acaso Bill Gates mesmo sendo novo na altura, conseguiu fazer um contracto sem exclusividade.
A Apple, até mesmo quando lançou o primeiro Mac, fez um anuncio em que o homem do ecrã representa a IBM.
1984 Apple’s Macintosh Commercial
É das empresas que mais força e influência tem no mundo informático, e detentora de imensas patentes…
boas..
a IBM actualmente não sei ams se é maior do que a Microsoft so se for depois das bombasticas aquisições que tem feito nos ultimos anos, porque antes de isso no Way!!
cmps
A IBM é a empresa mais esperta que ai anda…
se repararem bem ela manda em praticamente tudo e no entanto pouco se ouve falar dela.
Gosta de manter um “Low-profile”. Mas quando a IBM manda toda a gente obedece!!! Seja MS, Apple ou a empresa da esquina!
A IBM, ser repararem, fica com todos os negócios que dão realmente guita (especialmente aqueles dos quais nem sequer nos apercebemos). E nem sequer precisam de andar a vender pc’s e sistemas operativos ao comum dos mortais.
Ao pé da IBM a MS e a Apple são meros mosquitos que nem sequer incomodam LOL
Meros mosquitos também não é bem assim 😀
A MS e Apple conquistaram o povo e levaram a tecnologia às massas.
O Lema da IBM era apenas empresárial…
A Microsoft ainda lá andou a fazer acordos, a Apple nem os queria ver à frente. E se alguém quisesse emprego na Apple e tivesse no curiculum “IBM” nem havia mais conversa! 😆
A vantagem da IBM é que, eles é que desenvolveram os computadores desdes os primordios, ou seja, são detentores da maior parte das patentes existentes (Acho até que são recordistas de patentes, segundo as fontes).
E são precisamente essas patentes que a IBM aspira e muito dinheiro em cada computador que é feito, seja ou não da marca IBM.
O problema da IBM sempre foi “mente fechada”. Empresas e universidades eram (e ainda são) o seu target principal.
Até que o nome prácticamente a define:
International Business Machines
A Apple se não estou em erro só usou hardware IBM nos PowerPC’s, com a ausência de Steve Jobs. Quando ele voltou, com o MacOsX, desde inicio que os PowerPc’s estavam condenados. Até que o MacOsX sempre foi desenvolvido em paralelo para Intel e PowerPc, mas só foi divulgado esse feito no MacOsX Tiger.
A IBM, tirando isso está em todo o lado. O CPU PowerPC usado nos Mac’s, é a origem do CPU usado na XBOX360, Wii e também PS3… todos eles usam processadores IBM…
http://pt.wikipedia.org/wiki/PowerPC 😉
Ok… eu rectifico: não são mosquitos! São… Passarinhos hehehe
estou a brincar 🙂 mas a verdade é que não se podem comparar com a IBM.
(ah… he he he mas antes da MS quem realmente levou a tecnologia as massas foi o Spectrum LOL aquilo é que era High-tech!!! LOL)
Mas agora a sério, como referiste, só em questões de patentes a IBM podia ficar sem fazer ponta que ainda ganhava dinheiro 🙂
Quem conhecer os produtos Novell sabe bem que tipo de empresa é esta.
Não estou a falar em Suses e open Suses estou a falar em Sistema operativo para servidor, isto dava 15-0 ao windows 2000 com um olho fechado. Ainda tenho cá um servidor Novell com o Novell 5.1 a fazer de file server e isto funciona todos os dias com uma velocidade incrivel. Quanto á estabilidade digamos que a máquina só é reiniciada quando é preciso fazer alguma intervenção a nível eléctrico… Chega a estar mais de um ano sem dar um abend. Quem conhecer novell sabe bem onde a microsoft se foi “inspirar” para fazer o 2000/2003 server.
Não deixo de tirar o mérito à microsoft com o 2003 server (é mto bom sem dúvida, também cá tenho).
boas..
sim mas ja todos sabemos que novell é bom red hat é bom ibm é bom ubuntu é bom, mas a questão que se põe não é se é bom e tal…porreiro, mas sim que esta aberto um precedente muito perigoso e que tenho a certeza que a novell o vai usar mais tarde ou mais cedo no mundo linux, posso te dar um exemplo que me veio agora á cabeça por exemplo no ubuntu, que a pouco e pouco vai escalando sem precedentes fazendo em poucos anos o que algumas empresas demoraram a construir em decadas, é evidente que mais cedo ou mais tarde vão entrar em conflito com os negócios da Novell(até ja estão na area de servidores e serviços) e quando a coisa aquecer a Novell vai dizer”vocês ai, menos,menos, voem baixinho ou a gente aqui aperta-vos o papo”, pois teem poder para isso pois estes teem um produto baseado em Unix da qual eles teem os direitos.
Já imaginaram os estragos que isso pode trazer as outras empresas na qual o seu ecosistema roda a volta do mesmo?
cmps
LOL
Mas isso, meu caro, é negócio LOL :p
Mas cá entre nós… os servers da Novell (tal como os da RedHat) não se podem comparar com os da Canonical.
mas sim, é possível que um dia eles lhes “apertem o papo” hehe
O ideal seria o Novell tornar o UNIX OpenSource (utopia!). Isto iria impedir, não só que a Novell um dia “aperte o papo” a uma ou duas distros (que eu não acredito) mas também que esta, ao ser adquirida por outra empresa, decida explorar esses direitos (e isto sim, acho bastante mais provável)
Claro que tudo isto só é possível se existir realmente código UNIX no Linux… coisa que também não acredito muito
boas..
pois realmente é negócio, alias tudo é negocio agora depende é do negócio!É que no meio disto a liberdade que começa a existir em relação a sistemas operativos, pode acabar de um momento para o outro, aquilo a que nos estamos a habituar com sistemas operativos gratis, programas de ofice gratis, etc…
podemos estar a regredir no tempo caso aconteça algo do género acima descrito e ai será muito mau para todos nós.Aquilo que define o software livre pode passar a a ser uma miragem, e termos que pagar e bem pelas coisas outra vez.passa a ser outra vez um monopólio onde só jogam 2 ou 3 á bola, os outros assistem da bancada zona mais fraca, com bilhetes bem caros ao preço da zona vip.
cmps
Fiquei sem perceber que servidores consideras os melhores….
Novell e ReaHat, claro!
O Ubuntu ainda está muito verde nestas áreas!
Ubuntu é bom em Desktops para o comum mortal. A nivel empresarial (e servers) está a chegar lá… mais ainda lhe falta limar umas arestas… Por aquilo que conheço, claro!
Boas..
ubuntu não tem a fama que Red Hat nem Novel, nem IBM, mas ja consta em alguns dos maiores servidores a nivel mundial, se eles não fossem bons nunca la iriam parar, e falo só por exemplo do grupo Wikimedia, ao qual estão agregados Wikipedia,salvo erro o Youtube, e mais alguns da Google,etc, isto entre muita coisa mais que não me lembro e a maioria nem sei obviamente.
A propria IBM “vende” ubuntu desktop(Apliances) com o lotus incorporado em que a Canonical da Suporte ao Ofice da IBM.Fala-se muito e eu não sou especialista mas gosto de ouvir especialistas sobre a materia, onde parece que existe software em falta é a nivel de algum tipo de administração.Mas que está a ser corrigido e já existem versões funcionais.
Red Hat,Novel muito caro, updates e tudo,Ubuntu sistema gratis, updates gratis,prestação de serviços mais barata e quase que mais completa que os restantes.O que acham que vai suceder??
cmps
Provavelmente os rivais terão de baixar os preços LOL
isso é o bom da concorrência!
quanto ao estar em alguns dos maiores servidores isso não quer dizer muito… O Windows também está em 90% dos pcs do mundo e não é por isso que é o melhor 😉
De qualquer das maneiras, é escusado discutir distros… umas tem umas funcionalidades, outras tem outras… se olharmos, por exemplo, para o Linux Mint ou para o PC-BSD ambos tem um sistema de instalação/remoção de software bastante interessante e que não se encontra noutras distros. (interessante no campo de fácil utilização para quem vem de Windows!)