Pplware

Nokia teve Lumias com Android em testes

…e Microsoft teve conhecimento!

A compra da Nokia pela Microsoft veio cimentar uma posição que a empresa de Redmond almejava já há algum tempo.

É sabido que a Nokia representa cerca de 80% das vendas de equipamentos com o SO móvel da Microsoft e era por isso um parceiro apetecível.

O que se soube agora, pelo New York Times, poderia ter abalado a parceria que unia estas duas empresas. A Nokia teve equipamentos Lumia a correr Android e os testes corriam de feição!

A notícia publicada pelo jornal New York Times veio dar conta de que a Nokia teve equipamentos Lumia em testes, que corriam o sistema operativo da Google.

Estes testes tiveram lugar antes do inicio das conversações que deram origem à compra da Nokia pela Microsoft e este assunto não chegou a estar em cima da mesa.

A informação destes testes partiram de duas fontes internas da empresa, que pediram anonimato, e mostraram que os testes foram reais e que a adaptação do Android para este hardware não foi nada complicado.

A parceria estabelecida entre a Nokia e a Microsoft, em 2011, previa a exclusiva utilização do Windows Phone nos equipamentos Lumia, mas a Nokia tinha a possibilidade de abandonar o acordo estabelecido, já em 2014.

Possivelmente a razão da existência destes testes com o Android estava associada à procura de alternativas viáveis para a comercialização dos Lumia com sistemas operativos alternativos ao Windows Phone, possivelmente preparando uma saída e uma abertura da Nokia a outros mercados.

Caso esta mudança acontecesse, a Microsoft veria as vendas do seu Windows Phone decair para valores mais baixos e esse cenário não era de todo desejado.

Com o processo de compra da Nokia este cenário desapareceu e todos os testes vão com certeza ser terminados e a concentração será feita exclusivamente no Windows Phone.

A importância que a Nokia tem actualmente no ecossistema Windows Phone coloca-a numa posição de quase domínio e de exclusividade, tendo sido esta uma das razões que pesaram na decisão de compra por parte da Microsoft.

O abandono deste parceiro deixaria a Microsoft numa posição delicada e sem um fabricante que pudesse responder às suas exigências de produção de dispositivos e de vendas.

A compra da Nokia pela Microsoft veio alterar todo este cenário e deixar a gigante do software com a capacidade de produzir os seus equipamentos, adaptados ao que o Windows Phone necessita.

Esta novidade, se bem que apenas é uma curiosidade, vem dar créditos a todos os que apontavam como possível o lançamento de um Lumia de baixo custo, assente no Android.

O que teria sido um Lumia com Android? Uma alternativa ao Windows Phone ou apenas um telefone low cost?

Exit mobile version