Pplware

Nokia N9 apresentado em Portugal…

…e disponível para venda já na próxima semana.

A Nokia apresentou ontem ao início da noite, num mega evento no Casino de Lisboa com a presença de inúmeros fãs da marca, o seu novo smartphone topo de gama, o Nokia N9. Trata-se do primeiro equipamento a correr o sistema operativo MeeGo, desenvolvido pela Nokia em parceria com a Intel, e teve origem no Maemo, SO presente no Nokia N900.

 

Já tínhamos falado do Nokia N9 aqui no PPLWARE há alguns meses atrás, altura em que foi oficialmente anunciado pela Nokia. Este era um smartphone muito aguardado por um grande número de utilizadores de equipamentos Nokia, e, mesmo antes do seu anúncio oficial, muito se especulava sobre este dispositivo e suas características. No entanto, apesar de ser o primeiro smartphone com este SO, o Nokia N9 poderá também ser o último equipamento da Finlandesa a ter o MeeGo, dadas as declarações da própria Nokia pouco depois da confirmação do N9.

Mas falando sobre o N9, posso-vos dizer que é um dispositivo lindíssimo ao vivo. Tem um design fantástico, muito apelativo, extremamente elegante, aparenta uma excelente qualidade de construção, diria mesmo uma autêntica obra de arte.

O Nokia N9 possui AMOLED com a tecnologia ClearBlack Display, de 3,9 polegadas, o maior ecrã que a Nokia já criou para produtos com tão pouca espessura, formato 16:9, e com uma ligeira curvatura na parte superior e inferior, que dão mais vida aos ícones e imagens que este mostra.

Ainda em relação ao design e construção, é de salientar o facto de a estrutura do nokia N9 ser feita de uma só peça de policarbonato (unibody), peça essa que não é pintada, ou seja, a cor do telefone é a cor do próprio material que o constitui, e não uma camada de tinta.

Outra característica bastante particular do Nokia N9 é a forma como se interage com o sistema operativo. No Meego deixa de existir um botão físico Home, ou mesmo um Home Screen, e tudo é feito à base do Swipe. Existem no total 3 ecrãs, concebidos para permitir um acesso mais rápido a toda a informação, aplicações, ou qualquer coisa que o utilizador pretenda.

A seguir deixo a lista das especificações técnicas mais importantes:

O Nokia N9 é dotado ainda da tecnologia NFC, que permite de forma simples, rápida e eficaz a interacção com outros telefones, com equipamentos como colunas ou auriculares, ou a leitura de simples etiquetas NFC em cartazes, cartões, etc.

Apesar de, como já referi, o Nokia N9 ter um sistema operativo que não será no futuro usado pela Nokia, esta promete a continuidade do suporte a esta plataforma, com actualizações e apoio aos developers que apostem no MeeGo. O N9 é um smartphone muito interessante que poderá ter um futuro promissor, dependendo da aceitação tanto do público em geral como dos developers. É um smartphone que traz uma nova filosofia e uma forma completamente diferente de trabalhar, de interagir, de usar o telefone.

Estejam atentos, prometemos para muito breve mais novidades acerca do N9.

Dê-nos a sua opinião! O que acha deste Nokia N9? Que futuro terá este smartphone e o seu sistema operativo, o MeeGo?

 

Artigos Relacionados:

 


Homepage: Nokia N9
Homepage: Nokia N9 (PT)

Exit mobile version