Pplware

NASA prepara sonda para tocar o Sol com ‘escudo térmico de ponta’

Pela primeira vez na história humana, vamos “tocar o Sol”.

Enquanto a Nasa se prepara para o lançamento no próximo dia 4 de agosto, revelou detalhes sobre a sonda e sobre o escudo que a irá proteger. O fantástico “protetor térmico de ponta” foi já instalado no passado dia 27 de junho e a sua refinadíssima tecnologia de fabrico evitará danos graves na sonda. Vamos mais perto do Sol para ver como é!


Numa missão sem precedentes, será levada uma sonda a cerca de 6 milhões de quilómetros do Sol, uma região do espaço nunca antes visitada por uma nave feita pelo Homem.

Para comparação, o mais próximo que Mercúrio chega ao sol é aproximadamente 46 milhões de quilómetros. Chegar tão perto do que é, essencialmente, uma bola de fogo gigante requer algumas melhorias significativas.

 

É aí que entra o Sistema de Proteção Térmica (TPS)

O escudo de calor é um “composto de carbono-carbono arredondado, que insere um núcleo leve de espuma de carbono”. Este escudo TPS é pulverizado com “um revestimento branco especialmente formulado para refletir o máximo possível da energia do Sol da nave”.

O escudo impedirá que o núcleo da nave seja exposto a temperaturas que chegam a quase 1370 graus Celsius. Desde que o escudo faça o seu trabalho, a NASA acredita que os instrumentos “serão mantidos a uma temperatura relativamente confortável de cerca de 29 graus Celsius”.

2015 Itlay

O escudo em si tem cerca de 2,5 metros de diâmetro e pesa 72 quilos. Como a sonda viaja muito rápido – quase 700 mil quilómetros por hora, ele e a sonda precisam ser muito leves para completar a órbita necessária.

Esta é a primeira vez em meses que o Sistema de Proteção Térmica foi anexado à sonda após testes no outono de 2017. Se tudo correr bem e a sonda for lançada em agosto, a Parker enfrentará o calor insondável da estrela do nosso sistema solar num esforço para experimentar a coroa e para aprendermos mais sobre “o funcionamento interno” do nosso Sol.

Via

Exit mobile version