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MWC 2014 – Os “Wearables” de 2014

Com o fim do MWC 2014, podemos observar as novidades apresentadas e identificar as actuais tendências. Sem sombra de dúvida, a mais evidente é a dos dispositivos “wearables”, que começam a transformar-se em gadgets mais atraentes e com as mais variadas funcionalidades.

Este tipo de dispositivos passam por um processo criativo complicado, pois é necessário satisfazer duas condições básicas: Passar despercebido no uso diário (e ter bom aspecto) e ter funcionalidades interessantes e sobretudo que o tornem útil. Estas duas condições não são fáceis de combinar.

Por outro lado, também devem oferecer funcionalidades específicas, que transformem o produto num objecto de desejo e não em algo fútil que deixamos de utilizar ao fim de uma semana.

Em relação às novidades, a MWC 2014 deixou bem assente que este tipo de gadgets vieram para ficar, e que as marcas estão a investir.

Huawei TalkBand B1

A primeira proposta que ficamos a conhecer no MWC foi o Huawei TalkBand B1. Esta “pulseira” inteligente conta com um ecrã OLED de 1.4″, variados sensores para monitorização de actividade física e de sono (sim sono) e um auricular desmontável, para ser utilizado como kit mãos-livres. A bateria de 90 mAh promete até seis dias de uso. Poderemos contar com o seu lançamento na Europa no segundo trimestre deste ano – na China é lançado agora em Março.

Samsung Gear 2 e Gear 2 Neo

Considerando que o Galaxy Gear foi um fracasso, a Samsung pensa ter aprendido com esse facto e por isso decidiu apostar de novo nos smartwatches, mas modificando alguns aspectos que talvez tenham ditado o fracasso do seu antecessor.

Foram 3 os produtos apresentados pela Samsung neste segmento. Os dois primeiros e semelhantes são o Samsung Gear 2 e o Gear 2 Neo, que trazem como principal novidade a alteração do sistema operativo do Android para o Tizen, uma decisão considerada acertada devido ao facto de estarmos a falar de um dispositivos deste segmento.

Os modelos em questão possuem um ecrã super AMOLED de 1,63″ (230×320 pixels) 275 PPI, microfone e no caso do Gear 2 uma câmera fotográfica, que agora “saltou” da pulseira para a caixa do relógio, sensor de frequência cardíaca (entre outros) e memória interna de 4GB para reprodução de música de forma independente, sem a necessidade do smartphone. A bateria tem autonomia entre 2 a 3 dias.

Sony SmartBand

A Sony SmartBand destaca-se pelo Core, um sistema que regista todas as actividades diárias do utilizador, através da sincronização de dados com os smartphones da série Xperia. Tendo isto, o utilizador pode criar um diário on-line sobre as suas rotinas e exercícios ao registar todos os passos que dá, músicas que ouviu, fotografias que tirou e as chamadas feitas/recebidas a partir do smartphone. É um pulseira à prova de água (IP582) e pode também “medir” a qualidade do sono, indicando deste forma se o utilizador precisa de dormir mais ou não, ou até mesmo corrigir os horários e rotinas de sono do utilizador (são horas de ir para a cama!). O gadget também pode ser usado para controlar a reprodução de músicas através da aplicação WALKMAN.

Samsung Gear Fit

A estratégia de Samsung é estar presente em todos os segmentos e no caso do wearables focados no fitness não é excepção. Isto mudou com o lançamento do Gear Fit, um “híbrido” entre a pulseira e o smartwatch, que chega a competir com a Fitbit ou a Nike Fuel Band. Conta com um ecrã curvo super AMOLED de 1,84″ com resistência à água e poeiras, tem também variados sensores (frequência cardíaca, acelerómetro, etc). A sua bateria de 210 mAh providenciam um autonomia de entre 3 a 4 dias. O Fit só é compatível com a família Galaxy.

Este ano foi recheado de novidades do segmento dos dispositivos chamados wearable, esperamos ver mais novidades agora com o decorrer do tempo e claro está o aperfeiçoamento deste segmento. O pebble da foto não foi lançado no MWC 😉

O que acham deste segmento? Será que vai vencer e sobretudo, vender?

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